segunda-feira, 15 de agosto de 2016

CHARGE ESCOLHIDA A DEDO (111)


UM VEREADOR QUE CHUTE O PAU DA BARRACA (OU O BALDE) E ATÉ PERCA O MANDATO POR CAUSA DISSO
Quero aqui relembrar uma conversa que tive com um conceituado advogado de Bauru, certa feita, ambos sentados num banco e esperando atendimento no Poupatempo. Falávamos de tudo um pouco e mais de nossa desesperança com os destinos do país. Isso coisa de uns dois, três anos atrás no máximo (a coisa degringolou e piorou muito mais). Num certo momento ele me disse algo assim: “Nós precisamos é de um vereador que enfrente esse sistema todo e brigue com o que representa a maioria dos que lá estão. Queria votar num que, se soubesse que faria isso e seria cassado pelos demais num curto espaço de tempo, entraria para a História. Não aguento ver como age a maioria dos que lá estão”.

Eu, nas últimas duas legislaturas estive muito bem representado. Votei em Roque Ferreira e, além de não ter me arrependido, sei que fez o que nenhum outro ousou fazer naquela casa de Leis: defendeu de fato e de direito a imensa maioria da população dessa cidade, os moradores de sua periferia, os que padecem mais dentro da crueldade do sistema vigente. O Roque pode até não se lembrar, mas já conversamos sobre isso, muito tempo atrás e ele me disse algo assim: “Posso até fazer isso, mas seria improdutivo, perderia o mandato e deixaria de fazer o que tem que ser de fato feito lá dentro”.

Sim, concordo com ele. O que ouvi do advogado é algo engasgado na garganta de muitos bauruenses, principalmente os que padecem pela falta de Justiça nas relações ditas normais, nessa e em todas as demais cidades desse país. Entendo a coisa assim: Roque fez e muito bem a sua parte, defendeu a contento o eleitorado que confiou nele seus votos. Ponto. Mas agiu um tanto sozinho nesse quesito lá nas hostes da Câmara. Faltam mais vereadores com esse tino, com um trabalho e atuação verdadeiramente voltado para os anseios da classe trabalhadora, periferia, assalariados, enfim, a grande massa urbana. E se o Roque esteve contido, sei que isso ocorre por estar sozinho no que faz. Instigado, provocado, incentivado, partilhando com outros, tudo poderia fluir melhor.

Daí, algumas perguntas, juntando o desejo do advogado e o que já faz esse vereador: Quem de fato hoje, dentre todos os que estão se lançando como candidatos preenchem essas expectativas? A classe trabalhadora possui candidatos preparados, de fato e de direito, para fazer a sua defesa? Quantos estão se propondo a isso, mas não guiados por um desejo pessoal e sim, de um grupo, uma categoria profissional, um segmento social? Roque poderia ser até mais vibrante do que já o é, mas sozinho, convenhamos, difícil. Num exercício de futurologia, imaginemos ele ao lado de mais alguns com a mesma disposição. E quantos elegeremos na próxima eleição com essa predisposição? O fato é um só, tem um segmento buscando votar em gente assim, mas eles existem? Falemos deles...

6 comentários:

Mafuá do HPA disse...

COMENTÁRIOS VIA FACEBOOK 1::


Renato Magú Existe sim.. Estamos a disposição para cumprir esse papel...

Henrique Perazzi de Aquino Que bom, caro Renato Magú, não tinha a informação de ter mantido sua candidatura. Parabéns, mas sabemos o trabalho será intenso, pois não podemos nem pensar em arrumar votos para eleger o pastor ou aquela que entregou o PT para os da Universal. Muito trabalho pela frente...


Renato Magú Conto com vc e com o Nucleo de Base DNA Petista, para me ajudar nessa dificil tarefa.. Depois que estiver la, mesmo sozinho, pode deixar que eu quebro tudo, pois nunca precisamos de mandato para bater de frente com essas rapozas.. kkkk

Claudio Lago estarei junto pra levar o Magu pra chutar o balde na camara

Henrique Perazzi de Aquino Quantos iguais ao Renato Magú e ao Roque Ferreira teremos no próximo pleito? Me ajudem... Queria chegar a uns dez nomes. Será que consigo?

Henrique Perazzi de Aquino Sim, João Neto é um bravo guerreiro. Algo precisaria ser pensado coletivamente para não se fazer campanha e e contribuir para aquilo que escrevi lá em cima.

Vera Lucia Tinham me informado que vc. havia desistido Renato Magú , vamos tocar a bola.

Roque Ferreira Grato Henrique Perazzi de Aquino. Os mandatos que conquistamos foram o fio de continuidade de anos de luta no movimento social, sindical, nas lutas contra o racismo e todas as formas de preconceito. Na Câmara, respeitando os que nos confiaram o voto travamos todos os combates, sabendo que o parlamento não é terreno para nossas lutas estratégicas. Ele nos propicia a possibilidade de desmascarar a quem serve o parlamento. Vamos continuar o combate, procurando conquistar os votos necessários e esperando que possamos eleger mais companheiros e companheiras que se disponham a colocar seus mandatos a serviço da classe trabalhadora e da juventude.

Renata Santin Olha amigo , não querendo desanimar . Eu nunca tinha visto tanta gente interessada em ajudar a nossa famigerada cidade. Eu vi o Roque Ferreira , fazendo o possível porque ainda não aprendeu a ser Deus, e nem malandro, raposa, gatuno. Mas ficou ali nitidamente sozinho. O pau comendo e cadê as raposas. Um silêncio total , ganhando seus salários , dando méritos . Um menino mais perdido que cego em tiroteiro. E por fim uma vice ausente do planeta terra. Muitos entraram por ideologias de um grupo , defendendo até que prove o contrário uma camada , como fez um sujeito , dono de um estabelecimento que prometeu até igualdade a todos. Depois , misericórdia , nada a declarar. Que possamos ter discernimento e responsabilidade na hora da escolha. Pois chorar em cima do desastre não adianta. E seja dito a verdade o que alguns ou melhor a maioria da raposada fizeram que não sei dizer. A população deveria ser mais presente no quesito cobrar. Pois hoje é fácil alguns gatunos deixarem a vida noturna , pra dizer que vão fazer isto ou aquilo. Estou de olho ,anotando tudo. Há muita coisa que precisa ser explicada , e uns acordos sinistro , pavorosos que da medo de pensar.

Tatiana Calmon Karnaval Eu vou de Roque. Honrou o voto que recebeu. Sofreu todo tipo de perseguição, até mesmo um interdito proibitório, devido sua atuação. Além de outras ações. Se pareceu isolado, foi porque os de seu próprio partido não tinham compromisso de classe. Pode estar sozinho, mas nunca se acovardou. É com ele que vou, sempre. Um mandato sempre a serviço dos trabalhadores.
Não reeleger roque será um prejuízo imenso asais justas reivindicações da classe. Nas ruas e nas lutas, sempre.

Mafuá do HPA disse...

COMENTÁRIOS VIA FACEBOOK 2:

João Neto Já que é pra chuta o balde , deixa comigo. Não me senti representado em duas ocasiões , durante o mandato popular do companheiro Roque . Primeiro na questão do aumento de salários de vereadores. Sem demagogia, não âcho justo, que grande parcela dos servidores municipais não obteve reposição salarial enquanto os vereadores aumentam o próprio salario. É uma questão politica .Ser solidário ao movimento , tambem passa por aí. E sobre o mandato , datavenia o julgamento do TRE , mandato é do partido e não tem argumento que se sustente . Precisava de 11 mil voto , não teve , não é seu , nem da esquerda marxista. Certo ou errado é do PT os outros 7 mil votos.

Tatiana Calmon Karnaval João Neto que bom que apenas duas vezes vezes voce nao se sentiu representado pelo mandato de Roque, quer dizer que todas as outras vezes se sentiu contemplado. Com os demais vereadores, inclusive os do PT, você se sentiu tão bem representado assim?

João Neto Exatamente isso Tatiana Calmon Karnaval

Tatiana Calmon Karnaval que bom, então temos milhões de razões pra manter esse mandato, Abs.👏👏👏

Roque Ferreira Errado meu caro João, a fidelidade é uma rua de duas mãos. Quando me desfilei apresentei ação declaratória justificando as razões da desfiliação por ruptura com os compromissos do partido, é o fiz com toda dignidade, respeitando todos os compromissos que assumi, inclusive o de colocar toda a estrutura do mandato sustentado pelo subsídio a serviço dos interesses da classe e das lutas do movimento. Sigamos em frente, sempre nas ruas e nas lutas, chutando todos os baldes e paus de barraca, o que fiz durante 35 anos no PT.

João Neto A desfiliação é um ato unilateral, o mandato não. Partido é pessoa jurididca , tem membros , colegiado e vive em constante mudanças; Essa avaliação de mão dupla , é uma deturpação , dos mecanismos legais para manter o mandato,

Roque Ferreira A desfiliação por justa causa está prevista na legislação João. Quando o partido rompe com seus princípios o filiado detentor de mandato pode aplicar este procedimento, foi isso que fiz meu amigo. Força na sua campanha, com certeza teremos muitos combates por fazer meu amigo.

Rosana Zani É isso aí Roque Ferreira! Apoiadíssimo!!! Quem ficou no PT levou um passa moleque dos donos do partido, como sempre tem ocorrido com quem tenta a muitos anos construir um partido a serviço da classe trabalhadora, você sempre esteve e está do lado certo! Um abraço Roque!

Alberto Pereira Apoiado Rosana Zani!
Roque nos representa pela proposta de PT das origens, das ruas e das lutas, pela fidelidade de classe e às posições políticas da classe trabalhadora.
Mandato e /ou poder de nada servem aos trabalhadores se não se subordinam aos interesses dos trabalhadores.
Há muitos camaradas de luta que ficaram no PT, que estão na luta, que teem lealdade e princípios.
Mas os "donos do partido" lhes amarram, fazem alianças espúrias, teem o poder como objetivo - quando deveriam ter as transformações sociais como meta.

Rosana Zani Alberto Pereira exatamente!

Mafuá do HPA disse...

COMENTÁRIOS VIA FACEBOOK 3:

Henrique Perazzi de Aquino A minha intenção com esse texto é tentar reunir os candidatos com uma postura realmente voltada para os interesses dos trabalhadores, dos assalariados, os menos favorecidos, a população das periferias e seus interesses. Quantos serão os que, estão a defender essa bandeira em sua proposta de trabalho?

Paul Sampaio Chediak Alves https://www.facebook.com/photo.php?fbid=618407028328302&set=a.175137059321970.1073741825.100004770314006

Renato Magú Olha, sou filiado ao PT a 10 anos, e em todo esse tempo as direções sempre foram terriveis.. Porem nunca fiquei amarrado, pois as lutas não estão vinculadas a mandatos. Quem acha que só tem luta com mandato, são politicos de carreira... A politica e o partido são ferramentas de luta, e não profissão.. Tem muita gente boa no PT, muita gente que acredita no Partido e que não quer deixa-lo morrer.. Cada um que sai, abre caminho para as rapozas continuarem mandando. Não fiz aliança espuria com ngm, esse fardo não é meu e, um dia ainda verei esses bravos companheiros que restaram, levando o PT de volta a esquerda. E quem saiu??? Quem saiu, saiu, ja era... Nós somos o fogo, eles são a chaleira... Com mandato ou sem mandato, a luta continua..

Roque Ferreira Com certeza Renato Magú, nós somos o fogo que mantem acessa a chama da luta de classes. Força na campanha e vamos em frente.

Paula Tuty Freitas Rigoni Boa tarde. Estarei em Bauru no dia da eleição e tive a curiosidade de olhar a relação de candidatos e algumas coligações. Na que esta o Roque,apenas 3 candidatos, o que dificultará muito sua reeleição, mas, não a impossibilitara. Na coligação do PT co o partido golpista PRB, uma lista de 23 candidatos sendo seis do PT. Desses, infelizmente nenhum com possibilidade de ter mais votos que a donda do partido local. Em que pese a honestidade de alguns, não da para arriscar a eleger quem nunca teve dignidade. Irei votar no Roque para vereador e estou enviando mensagens aos meus amigos para fazerem o mesmo. Para prefeito ão tenho opção. Anularei .

João Neto Votar no Roque pra nao correr risco é argumento falho. Caso o psol nao consiga voto minimo para eleger um vereador. Esses votos são desconsiderados e entra um candidato de partido com sobras. Ou seja tambem pode ser do prb ou a dona do pt.

Paula Tuty Freitas Rigoni Voto no Roque por correr riscos. Risco de ver meu voto ser respeitado como sempre foi. Risco de não ver o interesse pessoal acima do coletivo. Voto no Roque para não correr o risco de colocar mais um vendido no parlamento. Conheço a trajetória deste homem.

José L R Schubert A "DONA" DO PT VAI PRECISAR TRABALHAR MUITO PARA TENTAR SE ELEGER...

Paula Tuty Freitas Rigoni José L R Schubert Ela espera ser eleita com o voto dos demais. São 23 candidatos na coligação se nao me engano, ela imagina ser a mais votada entre eles. Oremos.

Mafuá do HPA disse...

COMENTÁRIOS VIA FACEBOOK 4:

Ailton Pereira Aguiar Roque e Renato ,o maior confronto neste momento é com a direita Golpista, Henrique entendo o seu posicionamento !!!!Mas eu duvido 99% dos candidatos de Bauru não sente na pele o que é ficar na fila de um posto de saúde ,ir no Pronto socorro central ficar 2 a 3 horas Para ser atendido ,ter seus filhos inseridos numa Escola Pública ,Que arrasta horas para ficar numa fila ,para pegar remédio,na farmácia Popular !!!Aonde você ver aposentados que mal consegue pagar seus IPTU ,por causa da especulação imobiliária ,onde você vê vereadores acusando movimento s sociais $$$????Eu tenho claro os posicionamento do Roque que é povão mesmo ,nunca saiu da camada pobre ,e sempre apoiando os movimentos ,o Meu camarada Magu é um sujeito firme que vem também na linha do Pau ,e não se acovarda com essa direita FDP ...Que deixa nosso municípios em estado de colapso!!!!Neste momento é de Fortalecimento da esquerda na cidade !!!!!!E denunciar amargamente os real Golpista !!!Que desfrutam do dinheiro Público !!!!!E agora vem dar tapinha nas costa ,para que vote no candidato!!!Me desculpe por um breve relato ,mas eu sinto na pele como a população da periferia sente !!!!Avante camarada Roque e Magu lutar e Resistir !!!! Vocês tem meu respeito !!!!!

Renato Magú Temos sim candidatos com maior potencial de voto que a Estela... Não duvidem da força da periferia e dos movimentos sociais.. Essa eleição tera surpresas..

Henrique Perazzi de Aquino Quero contribuir para que isso de fato possa ocorrer e deletarmos de uma vez por todas, pelo voto, quem trai e vende o PT. Avante camaradas Roque e Magu.


Paula Tuty Freitas Rigoni Acredito na luta de classes e na força dos trabalhadores, porém, não acredito mais na direção do PT e nem na base despolitizada que a sustenta. O maior sentimento que tenho em relação ao PT hoje è de vergonha. Vergonha de ver que traíram os trabalhadores. Vergonha da situação de abandono que deixaram a presidente Dilma. Vergonha do desmonte que provocaram em todas as organizações da classe. O nome que se dá para quem apoua o golpe é golpista. Ser candidato com os golpistas se dizendo diferentes é oportunismo. Me perdoem mas isso não é inocência, é fisiologismo puro.

Renato Magú E o que vc sugere???? Sair do PT? Entregar os pontos? Trair os trabalhadores é se negar a luta..
Outra coisa, não tenho compromisso com desiludidos, nem com militante de facebook. Tenho claro de que lado estou e meu compromisso é com os movimentos sociais que escolheram meu nome para representa-los...

Roberto Claro Boa Renato sou PeTista e morrerei PeTista mantendo a coêrencia ideológica de que sou de esquerda e socialista da base e pela base o resto é ego e oportunismo afinal o PT somos nós a militância das ruas e das fabricas.

João Ranazzi Muito legal seu posicionamento. Concordo integralmente

Bkl Bruno Tudo o que eles querem é acabar com o Partido, não será fácil e nunca foi, a história contará e mostrará a realidade acerca do que acontece aqui no Brasil. Seguimos Renato Magú até sempre.

Luana Nayhara Oliveira · 58 amigos em comum
Me sentirei completamente representada pelo Magu , pelo cara que com ou sem candidatura, ira continuar com seu trabalho árduo, pelos nossos , pelos das ruas, pelo preto, pelo branco, pelas mulheres e pelos homens , e principalmente, pela cultura e educação , a Periferia tem voz e nessas eleições essa voz vai ecoar ✊

Mafuá do HPA disse...

COMENTÁRIOS VIA FACEBOOK 5:

João Neto Os cara são eleitos pelo pt. Deixam o partido. Levam o mandato junto e nos somos os oportunista. Querem sair beleza tem meu apoio . Mas sem essa de.traição. Quer a casa o carro os moveis pensao e o que mais

Renato Magú Nós fomos contrarios a coligação, brigamos, tentamos, discutimos, tentamos intervir.. Não conseguimos, perdemos... Agora eles querem que façamos o que??? Mano, são oportunistas de discurso.. Querem esvaziar as candidaturas de esquerda.. Todo mundo ja percebeu...

Renato Magú Não sai do facebook para lutar contra o golpe, e tem coragem de chamar militantes que dariam a vida pela democracia, de golpista... Não esquecerei dessas palavras... Nunca...
Edilene Sousa • 64 amigos em comum
Existem muitas pessoas boas e o meu voto nessa eleição é do Renato Magú, mesmo sabendo que existem outros bons candidatos. E tbm existem candidatos nojentos

Karluz Magum • 21 amigos em comum
Magu vc me representa ai em bauru irmão, além de ser um amigo, um irmão, tbm é um militante da nossa cultura periférica, que é um exemplo pra nois aqui em São Carlos e no estado inteiro disso tenho ctz mano. Se eu voltasse em bauru meu voto era seu é te ajudaria na campanha irmão, não é difícil saber quem é o Renato Magú no estado de São Paulo.. Tamo junto irmão, seguimos em luta, se eles e de chutar o balde nois e de ranca as cabeça... Nois sabe de onde nois vem, e o que nois passa nos fundão. Força meu mano... Tamo junto sempre... Nois.. Luz

Bkl Bruno Se a eleição não fo$$e importante ou o mandato tão e$$encial não veríamos quadros de esquerda entre $i apontando entre $i, enfim a política é necessária, mas uma bo$ta pois cada qual começa a defender o objetivar o $eu candidato nAo importando argumento apenas que o seu preferido obtenha êxito. $istema falido.


Fábio Corvo ·
Sou militante do PT, candidato a vereador e articulador do Movimento Hip Hop na mi ha cidade. E só o sou ainda, só não joguei a toalha, pq tenho Renato Magú como conselheiro leal e referência em militância combativa. Se tem alguém de fato comprometido com tudo que se dispõe a fazer, é essa cara. O PT que apoia golpistas não merece Magu lutando por ele, mas esse PT combativo, indignado, comprometido com a classe trabalhadora, pode apostar nesse mano pra representá-los.

Bauru seria muito beneficiada!

João Neto Quero deixar bem claro . Mandato não é do candidato. E ponto. Sempre lutei por um partido forte e essas situações apenas expõe a fragilidade das normas

Renato Magú Concordo João Neto, nenhum dos eleitos pelo PT teve sozinho os votos suficientes para entrar... questionar isso é demagogia oportunista...

Bkl Bruno Nunca pensei sobre esse prisma, até então quem era eleito "seria" o candidato, mas com base no oportunismo de alguns candidatos e a constante mudança de partido é caso de concordar.

Almir Ribeiro Petista ainda se dizendo de exquerda e socialista é o fim da picada.
Não consigo ler o que o Renato Magu postou. Motivo: democraticamente, por não concordar com minhas posições e críticas, ele me bloqueou.

Mafuá do HPA disse...

COMENTÁRIOS VIA FACEBOOK 6:

Henrique Perazzi de Aquino Não tenho nada contra o amigo e vereador Roque Ferreira, aliás tenho tudo a favor. Me representou magistralmente na Câmara, atuando sózinho no que faz e faz bem feito. Qto a sua saída do PT, temos que reconhecer, o partido pisou e muito na bola e mesmo para os que ficaram e resistem, a barra continua muito pesada. Eu mesmo tentei voltar e tive minha refiliação barrada de forma arbitraria e até ilegal. Nada contra ele continuar com o mandato, votos dele. Nem quero pensar em como seria a Câmara nesse mandato sem sua atuação. Merece e precisa ir até o fim, pois o outro do PT, que também saiu, esse sempre pisou na bola nas questões decisivas. Apoio Magu e sua tentativa de se mantendo no partido tentar uma vaga na Câmara, representando o movimento Hip Hop e outros. E gostei mais quando li que, se chegar na conclusão de que estará só contribuindo para eleger quem vendeu o partido, sairia do páreo. Assim sendo, a luta para viabilizar essa candidatura é imensa e ele sabe disso. Tem sim possibilidades de ter mais votos que ela, mas para isso muita luta, incessante e desde já. Seria ótimo demais ter no próximo mandato Roque e Magu na nova Câmara, sem desavenças que só nos desunem. Já somos tão poucos...

Paula Tuty Freitas Rigoni Poderia ser mais claro nesse parte do cometário: " E gostei mais quando li que, se chegar na conclusão de que estará só contribuindo para eleger quem vendeu o partido, sairia do páreo. " Ou seja, se durante a campanha ele notar que não terá mais votos que a Estela desistira? Ou ainda, que se ela tiver mais votos que ele e for eleita, ele sairá do Partido?

Henrique Perazzi de Aquino Paula, é que não queremos fazer força, buscar votos e se não tivermos mais votos que os dela, os que o Magu tiver na somatória ajude a eleger exatamente quem vendeu o partido. Nada sei sobre sair do Partido.


Renato Magú Galera, o voto é livre.. Vote em quem quiser e cobre de quem vc votou.. De resto, vou fazer a minha e ja era.. Tem muito militante de fscebook que cobra os outros mais não faz merda nenhuma...

Marcia Nuriah Mas numa eleição em que se puxam votos p o primeiro da lista realmente vc votar em um candidato signigica determinar a eleição de outro. Cuidado com a legenda do seu voto. Tem um candidato que eu adoro aí mas ja falei p ele que no partido dele eu nao voto.

José L R Schubert A ELEIÇÃO DEVERIA SER COMO ERA ANTIGAMENTE. QUEM TIVER MAIS VOTOS GANHA. ESSA HISTÓRIA TODA COM ESSAS REGRAS CONFUSAS E O FATO DE QUEM GANHA NEM SEMPRE É O MAIS VOTADO ISSO NÃO É BOM E NA MINHA OPINIÃO TINHA QUE MUDAR E VOLTAR A SER COMO ERA E MAIS...PARA QUE TANTOS PARTIDOS? QUEM É QUE TEM TANTO INTERESSE NESSA GRANDE QUANTIDADE DE PARTIDOS? BRASIL... UM PAÍS DIFERENTE.