domingo, 11 de dezembro de 2016

COMENDO PELAS BEIRADAS (30)


ESQUENTA DOS TOMATEIROS NA NOITE DE ONTEM
Foi ontem à noite lá pelas bandas do salão de convescotes do Kananga do Alemão. Muita gente alegre, cantarolando a chegada do Carnaval e tentando esquecer das agruras de um ano dos mais complicados, não só para o país, mas para esse cidade, chamada por alguns de capital da Terra Branca. Lançamos o tema da nossa descida na Batista no sábado de Ca
rnaval, com o 'A CASA DA ENI AINDA É AQUI' e já colocamos suor na teste de alguns, pois não esqueceremos das maldades despejadas em cima dessa cidade pelos seus algozes de sempre. Por enquanto ficamos com as fotos, demonstrando o congraçamento tão belo, desde o do Fernando Lima, que chegou atrasado e contando sua bela história. Brigou com o namorado e uma borracha do motor explodiu, mas juntou os cacos, colou o rombo com durepox e veio para o samba. É de gente assim que é constituído do Bauru Sem Tomate é Mixto. Valquiria Correa, a linda cabeleireira lá defronte o Santo Antonio não iria comparecer, pois foi madrinha de casamento. Sabe o que fez? Esperou a festa acabar e deu seu jeito de passar abraçar os tomateiros em nossa festa, tirou o salto alto, entrou no salão vestida a caráter e descalça. O que dizer de tomateiros como ela? Derretidos ficamos.
Valquíria direto de casamento
Ze Canella chegou nos estertores da festa, pois tinha outros compromissos durante a noite, como uma festa infantil lá pelas bandas de Piratininga, mas mesmo assim, saiu da festa, deixou o filho em casa e apareceu para abraçar a todos, ladeado por Jussara Nabuco Canella. Como não se sensibilizar com isso tudo? Oscar Fernandes da Cunha, trouxe quitutes comprados por ele e para serem vendidos ali no lugar. Rosangela Maria Barrenha trouxe todos os estandartes do bloco, logo pendurados pela salão, Tatiana Calmon Karnaval fez o tal do caldinho distribuido entre os presentes. Trouxe Dandara Tierra euma amiga que foram as salvadoras no quesito retaguarda. Fátima Brasilia e Cláudia Coelho são presenças mais do que importantes entre nós, lindas, alegres e dançantes, malemolência encarnada em tão lindas pessoas. O Kananga Do Alemão esteve impecável, agora com mais cantores, um melhor que o outro e atacando com um samba de primeira linha. Marcos Roberto Costa Garcia, nosso ainda secretário da Economia veio com um belo grupo e junto dele o futuro secretário da pasta, outro como ele, funcionário de carreira, algo grandioso para a economia local, pois o chamo de "mágico" por onde o encontre, tal a maneira como conseguiu conter os gastos do Rodrigo Agostinho durante toda sua gestão. Fez escola, tudo aprendido em anos de batente e também com a administração anterior, de Tuga. Vieram num lindo batalhão, invadiram a festa e festaram do jeito que o diabo gosta, ou seja, maravilhosamente.
Fernando e o durepox.
A
Marcia Pestana Mota, morando ali perto na vila Falcão, deu seu jeito e veio com uma amiga, que disse já querer sair no bloco. O Carlo Moreira veio com a esposa e se entrosou num dos cantos do salão com o Truijo, que também trouxe uma carnavalesca amiga. A neta da Rose Barrenha barbarizou a festa e já foi escolhida por todos para sair na frente do bloco em 2017. Ralinho Luiz Manaia marcou presença e depois foi também dar o ar da graça lá no Cabaré do Fabio Valerio, que está desculpado, pois tinha festa no mesmo dia e hora. Ademir Elias, agora aposentado, veio com sua linda e alegre companheira e dançou alegremente junto a nós. As faixas contra o Golpe e o SANTO foram fixadas nas paredes e mereceram fotos de todos. Foi isso e muito mais, uma bela festa, encontro cordial e cheio de muita luz. Fernandão Dias, o chargista diário do JC foi contatdo pela Tati e disse que fará o desenho para nossa camiseta. Sabemos de antemão, que será um luxo só, pois o cara é batuta no traço. Por fim, para selar a festa, como fazemos desde o segundo ano da descida do bloco no Calçadão, escolhemos o MUSO dos Tomateiros. Primeiro fomos com Esso Maciel, depois com Maria Maria Ines Faneco, esse ano com Sarah Fernandes e em 2017, prestaremos juras de carinho para nada menos que o nome dos Direitos Humanos em Bauru, o advogado que completa 40 anos de profissão ano que vem, Gilberto Truijo.
Carlo junto de Truijo, o muso.
Ze Canella lembrou muito bem ser ele a continuação do que o ex-prefeito Gasparini fez por muito tempo na cidade, atendendo a camada mais explorada da população. Bela lembrança e com ela, a certeza de que acertamos na escolha. Truijo não é um tomateiro de responsa, mas um ser mais do que especial dentro dessa conjuntura bauruense cheia de salamaleques. Ele foi escolhido exatamente por ser o que é e não o se deixar levar pelos modismos e pelo canto da sereia que tenta a todos para se bandear pro lado dos que se dizem forças vivas, mas nada fazem pro lados da maioria da população e si, só pelos de uma já abastada e muito favorecida classe social em Bauru. O Tomate vem pro samba com tudo isso e muito mais.

OBS: Não achem que o ambiente da festa era esse lusco fusco escuro visto nas minhas fotografias. Trabalho com uma maquineta de mão desprovida de flash e faço milagres com ela em minhas mãos, já me suportando pra lá de mais de cinco anos (tempo mais do que suficiente para essas maquininhas terem vencido seu tempo de uso na face da Terra, descartáveis que são, todos e todos hoje). Escurecidas, mas alegres, irreverentes e cheias de uma luz só nossa.

Nenhum comentário: