domingo, 19 de fevereiro de 2017

DICAS (157)


VEM AÍ O BAURU SEM TOMATE É MIXTO REVIVENDO GARBOSAMENTE A "MARCHA DO POVO DOIDO" DO GONZAGUINHA, CUJO SLOGAN PODERIA SER O MESMO: "EU CONFESSO, NÃO PRECISA NEM BATER..."
Gonzaguinha foi um dos nossos melhores compositores da linhagem de protesto dentro da MPB. Suas canções são clássicos e cantados ad eternum por gente com o mesmo espírito dos tomateiros, o da liberdade e sem o ranço odiento dos a danarem com o país e entregando tudo de bandeja para interesses neoliberais, imobiliários predatórios, ganância que não se acaba mais. Doidos seremos sempre contra esses predadores da paz coletiva.

"A MARCHA DO POVO DOIDO"
é um clássico, desses que deveria ser cantado em todas as igrejas brasileiras. Quando vejo o poder de aglutinação existente nas igrejas brasileiras, imagino como faríamos desse país um lugar bem mais palatável, se ao invés de sermos enganados, fossemos levados para transformar tudo à nossa volta num objeto coletivo, transformador. Se ainda não é cantado nos púlpitos, o Tomate canta aqui e relembra da importância de endoidecermos os ditos "forças vivas" de uma cidade, ou seja, os que só jogam, a favor de seus interesses pessoais e nunca para os da coletividade. Nossa proposta e clara e lúcida: endoidecer eles todos, mais, muito mais do que o fazem conosco.

Vejam a pureza da letra do mestre Gonzaguinha, que se vivo fosse, seria um baita de um velhinho maluco, como nós, esperneando contra a bestialidade desse golpe a judiar e querendo deixar o Brasil de quatro. Primeiro vejam o link encontrado do youtube, aumentem o som para essa música prencher todo o espaço de sua casa: https://www.youtube.com/watch?v=4GUiNMdOJo8

E agora a letra seguindo o exemplo do Samba do Crioulo Doido feito por Stanislaw Ponte Preta:

"Esta é a Marcha do Povo Doido
Seguindo o exemplo do Samba do Crioulo Doido feito por Stanislaw Ponte Preta.
Lá o crioulo ficou doido por ter que fazer o seu samba-enredo com todos os personagens da História do Brasil.
Aqui quem está doido é o povo,
Que parece ser o grande culpado pela crise de energia, pela caristia, pela policia e pelo mistério de uma coisa chama Anistia,
Que se você não sabe, não permitiu ao anistiado ser reintegrado a seu trabalho.
A não ser que passasse de novo por um novo júri, uma nova censura de modo que não atrapalhasse uma coisa chamada Abertura"

Confesso
Matei a Dana de Teffé
E muitos mais se você quisé
Eu sou qualquer dos José Mané
Dos Santos, da Silva, da Vida

Confesso
A culpa pela caristia
E pela crise de energia
Eu sou o dono da OPEP
Ou Pepsi, ou pop ou Coca

Confesso
(E nem precisa bater)
E confessar me alivia
Vem meu bem
Me condena com aquela anistia
Me manda logo pra cadeia

Garanta
Um pouco a minha poupança
Pois tando em cana a minha pança
Vai ter um pouco de aveia
Ou feijão com areia

Nós, somos todos muito disso tudo cantando pelo Gonzaguinha. O Tomate possui esse espírito e vamos para a rua por causa disso, para protestar, carnavalizar e demonstrar, além do encanto pelo Carnaval, que não estamos contentes como muita coisa conduzida hoje em dia pelas mãos de nossos algozes, os que jogam contra nossos interesses. 

Não somos donos da verdade, nem arrogantes, pretensiosos ou algo do gênero, só estamos aqui para criar problemas para uns e outros insistindo em bestializar com a coletividade. Nessa semana, o Tomate vai esquentar não só os tamborins como aprontar das suas. E você vai perder essa? Se perder, depois só ano que vem... 

E não se esqueça antes da descida no Calçadão, no próximo sábado, 25/02, lá pelas 11h na praça Rui Barbosa, a entrega do Prêmio Desatenção onde execraremos os quatro escolhidos do ano de 2016.

Nenhum comentário: