domingo, 2 de julho de 2017

O QUE FAZER EM BAURU E NAS REDONDEZAS (91)

COMO TRANSFORMAR O BAR DO BAIANO NUMA INSTITUIÇÃO BAURUENSE DE VISITAÇÃO PÚBLICA

A ideia quem me deu foi o próprio Baiano, o proprietário de um dos locais mais autênticos e originais dentro da aldeia bauruense. Querendo conhecer algo do que foi o Bar do Baiano, encravado lá no Geisel, leiam os quatro textos publicados anteriormente no Mafuá do HPA e aqui reproduzidos:
http://mafuadohpa.blogspot.com.br/search…
O tempo passou e Baiano deixou de funcionar o local como restaurante, mas não conseguiu se desvencilhar de tudo o que amealhou e armazenou ao longo do anos dentro daquele mágico e encantador recanto. Diversificou as atividades e ontem lá na festa Arraiá do Tomate, sentou comigo num dos cantos e desabafou: "O que tenho que fazer para transformar aquilo tudo que tenho lá no meu reduto em uma instituição de visitação, algo como um dos pontos turísticos da cidade de Bauru?".

Aquilo tudo ficou martelando minha cabeça durante o domingo e, acreditando no potencial de tudo o que representa o material ali armazenado, creio ser necessário uma ajuda para transformar aquele lugar num dos locais mais inusitados de visitação na cidade de Bauru. Primeiro um esclarecimento: o que era o bar? Um bar e restaurante normal, mas junto a tudo isso, Baiano foi juntando peças, uma espécie de museu sem nenhuma organização. Com o passar do tempo, amigos, frequentadores quando lá passavam deixavam peças e ele ia juntando tudo ao acervo. Virou point de visitação, mas cansou de ser restaurante, fechou, mas não para de receber peças e nem quer se desfazer delas.
E agora a vontade de tocar um novo projeto, transformar o lugar em algo duradouro, permanente e divulgar Bauru. Sendo mais específico, Baiano não quer auferir lucros, mas tornar atrativo o que faz. Sempre despertou muita curiosidade em todos que por lá passaram e agora, quer dar uma passo adiante. Pretendo ajudá-lo, mas espero contar com a ajuda de mais pessoas e até da Prefeitura Municipal de Bauru. Levo em consideração que, Bauru carece de atrações turísticas e incentivar a criação de espaço dessa natureza seria alavancar algo inovador, uma espécie de roteiro não autorizado, mas com forte atrativo e com tudo para vingar.
Este é o pontapé inicial e nele divulgo a intenção do Baiano em fazer parte de algo a ser bolado, um Roteiro fora de tudo o que até então existe na cidade de Bauru. Lembro de algo vivenciado tempos atrás quando de um Congresso da Unesp quando fui procurado pelo professor Juarez Xavier, interessado em levar para aquele espaço, professores estrangeiros em visita à cidade. Ele me disse algo mais ou menos assim: "Seria um belo lugar para reunir visitantes estrangeiros. Tenho a certeza que se sentiriam a vontade diante daquilo tudo". A reunião por lá não vingou, mas unir o que o professor pensou e com o que Baiano quer agora idealizar, talvez estejamos diante de algo inovador dentro das concepções como a cidade de Bauru é ticada em sua concepção turística.
Quem me ajuda a tocar essa ideia adiante? Não dsó tocar adiante o projeto envolvendo o Bar Museu do Baiano, mas formatar um Roteiro Diversificado para recepcionar e levar gente de foram quando em visita à nossa cidade?

Nenhum comentário: