sexta-feira, 7 de julho de 2017

PERGUNTAR NÃO OFENDE ou QUE SAUDADE DE ERNESTO VARELA (125)


MAS PRA QUE SERVE MESMO ESSA ÁREA DA “APAS”?


Bauru possui uma das maiores (se não a maior) áreas de APAS - Área de Preservação e Proteção Ambiental do estado mais rico da federação, São Paulo. Inclusive, a mesma está tombada, ou seja, garantida que não pode ser usurpada pelas mãos do homem e sim, preservada, mantida como intocada. Isso tudo tem um custo e para explicar da importância de áreas como essas em pleno século XXI, nada melhor do que recorrer a duas personalidades entendidas sobre esses assuntos ecológicos: Rodrigo Agostinho e Clodoaldo Gazzetta. Por coincidência, um ex-prefeito e o outro, o atual. Ter dois prefeitos ecologistas é um desmedido luxo, ainda mais quando essa rica concentração está situada dentro de área em nosso município.


Nem o fato deles serem do metiê impede o que está em curso hoje pelas vias políticas da cidade, um consistente movimento para não só invadir, como ocupar esses espaços, sempre com o auxílio de um chavão muito utilizado nesses momentos onde fazem e acontecem com a legislação existe: “Em nome do progresso, precisamos desatar esses nós com o passado”. É que, estamos prestes a ter uma liberação dessas áreas atendendo aos anseios do tal “progresso”. Mas o que seria isso? Segundo consta é a tal da pressão que o alcaide sofre e vindo daqueles interessados na especulação imobiliária. Simples, ela precisa continuar abocanhando espaços para sobreviver e, como é sabido, seus representantes estiveram presentes na campanha do atual prefeito e, agora devem estar cobrando a conta em troca do apoio dado, aguardando ansiosamente a liberação para lotear tudo. Mas o prefeito ecologista se prestará a esse (de)serviço?

Conto uma historinha de tempos passados. Um amigo me dizia ser a favor dessa liberação, pois a cidade precisa crescer e expandir seus negócios. Ele via isso como algo até palatável se ocorresse para ampliação do parque industrial da cidade. Só que isso não ocorre, visto a falta de habilidade na perca da vinda fábrica da Puma, para cidade na região de Campinas. Só que a liberação e escrachamento atual não ocorre para atender a chegada de novas indústrias e sim, somente para favorecer um loteamento para os tais Condomínios Fechados. Só abastados terão acesso a esses empreendimentos, inviabilizando acesso a esses locais, fontes naturais de água, etc. Ter prefeitos com formação ecológica é um luxo só, mas vale pouco, pois diante das pressões, traem a si próprios. Quando vejo a Câmara de Vereadores se movimentando para aprovar de vez a “abertura dos portos”, aí também mais e mais pressão. Enfim, político que aceita pressão desde o início, nunca terá vontade própria.
Especulação imobiliária quer tudo


Não deve ser mesmo fácil manter algo tão precioso sob o manto bauruense. A APAS é algo a engrandecer essa cidade para seu futuro, mas quando devastada já, não teremos nem do que comemorar no futuro. O imediatismo de resultados dilacera toda uma concepção de vida. O liberou geral é bom para quem mesmo?, pergunto eu. Progresso é uma palavra com várias interpretações. Para uns significa a quantidade de arranha-céus existentes na cidade, para outros é a simples qualidade de vida aos seus habitantes e para tanto, comprar brigas contra os que tentam a todo custo erguer mais e mais espigões. O que nossos governantes precisam definir de uma vez por todas e não esconder da população é o lado onde se encontram. Jogando limpo, inclusive nas campanhas. Sr prefeito, seu governo é para os da especulação imobiliária ou para o restante da população? Só quero entender.

Nenhum comentário: