quinta-feira, 13 de julho de 2017

FRASES DE UM LIVRO LIDO (117)


SOCIEDADE DA CHIBATA E O ESTADO DE IMBECILIDADE DO PAÍS – LIVRO DO SOCIÓLOGO JESSÉ DE SOUZA

Está saindo por esses dias, “A MISÉRIA DA ELITE – DA ESCRAVIDÃO À LAVA JATO”, do sociólogo Jessé de Souza, ex-presidente do IPEA – Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada. Faz parte de uma trilogia, ao lado de “A tolice da inteligência brasileira”, de 2015 e “A ralé brasileira”, de 2009. As melhores frases eu posto aqui, pois num momento com esse, diante de tudo o que está ocorrendo com o país, essa perda de todos os parâmetros de Justiça Social, nada melhor do que se encorajar, estar preparado física e mentalmente para as muitas frentes de batalha que se avizinham:

- “A uma ínfima elite econômica se une uma classe, que podemos chamar de média, detentora de do conhecimento tido como legítimo e prestigioso. Ela também compõe a casta de privilegiados. São juízes, jornalistas, professores universitários. O capital econômico e o cultural serão as forças de reprodução do sistema no Brasil”.

- “Temos uma classe trabalhadora precarizada, próxima dos herdeiros da escravidão, secularmente abandonados, Eles se reproduzem aos trancos e barrancos, formam uma espécie de família desestruturada, sem acesso à educação formal. É majoritariamente negra, mas não só. Aos negros libertos juntaram-se, mais tarde, os migrantes nordestinos. Essa classe desprotegida herda o ódio e o desprezo antes destinados aos escravos. E sua função na sociedade é vender a energia muscular, como animais. É ao mesmo tempo explorada e odiada”.

-“Aqui valia tomar a terra dos outros à força, para acumular capital, como acontece até hoje, e humilhar e condenar os mais frágeis ao abandono e à humilhação cotidiana”.

- “O ódio aos pobres é tão intenso que qualquer melhora na miséria gera reação violenta, apoiada pela mídia. É o tipo de rapina econômica de curto prazo que também reflete e o mesmo padrão do escravismo”.

- “ O conceito de pratimonialismo serve para encobrir os interesses organizados no chamado mercado”.

- “Uma parte privilegiada da sociedade passou a se sentir ameaçada pela pequena ascenção econômica desses grupos historicamente abandonados”.

- “São os grandes oligopólios e o sistema financeiro que mandam no país e que promovem a verdadeira corrupção, quantitativamente muito maior do que essa merreca expostas pela Lava Jato”.

- “Uma parte da sociedade, os estamentos médios em particular, tem sido feita de imbecil. A base da corrupção é uma elite econômica que compra a mídia, a Justiça, a política, e mantém o povo em estado permanente de imbecilidade”.

- “Sem se considerar o outro humano, não se carrega culpa ou remorso. No Brasil atual prospera uma sociedade sem culpa e sem remorso, que humilha e mata os pobres”.

- “é ridícula a nossa televisão. Aqui você tem programas de debates com convidados que falam a mesma coisa. Isso não existe em nenhum país minimamente civilizado. É difícil criar um processo de aprendizado”.

- “O principal fator de coesão da elite é o ódio aos pobres. Os políticos, por sua vez, viraram símbolo da rapinagem”.

- “Não conseguimos perceber a atuação do chamado mercado. Fomos imbecilizados por essa mídia, que é paga pelos agentes desse mercado. Somos induzidos a acreditar que o poder público só se contrapõe aos indivíduos e não a esses interesses corporativos organizados. O poder real consegue ficar invisível no País”.

- “Não existe alternativa à soberania popular. Só ela serve como base de qualquer poder legítimo. Essa mídia venal, que nunca foi emancipadora, montou um teatro, uma farsa de proporções gigantescas, em torno dessa soberania virtual”.

- “Esse pacto antipopular sempre buscou tornar suspeito qualquer representatividade das classes populares que pudesse ser levado pelo voto ao comando do Estado. Não por acaso, todos os líderes populares que chegaram ao poder foram destituídos por meio de golpes”.
Obs.: Sacadas de uma longa entrevista para Carta Capital.


QUER SABER DE FATO ALGO SÉRIO SOBRE A CONDENAÇÃO DE LULA? LEIA O DIÁRIO ARGENTINO PÁGINA 12, EDIÇÃO DE HOJE

Nos jornalões brasileiros, a mentira continua sendo a manchete de capa:
1.) https://www.pagina12.com.ar/49788-a-14-meses-de-la-eleccion…
2.) https://www.pagina12.com.ar/49790-la-condena-es-parte-de-la…
3.) https://www.pagina12.com.ar/49789-lula-sentenciado-objetivo…
4.) https://www.pagina12.com.ar/49768-buscan-seguir-avasallando…
5.) https://www.pagina12.com.ar/49792-lula-condenado
6.) https://www.pagina12.com.ar/pirulo/49799
7.) https://www.pagina12.com.ar/49772-la-condena-de-lula-es-un-…
8.) https://www.pagina12.com.ar/49742-abajo-el-golpe-fue-el-gri…

Não perca tempo comprando jornalões brasileiros, pois todos estão mais do que influenciados pelas benesses dos golpistas às suas falidas instituições e hoje, renegam a verdade dos fatos. Vá direto na imprensa internacional e lá constate de fato o que está ocorrendo com o país, outrora soberano e live. O que a tal da Lava Jato faz de fato, em julgamentos como esse é a clara demonstração da falência deste país enquanto instituição séria e livre das amarras dos poderosos de plantão. Vivemos a cada novo dia a substancial perda do Estado de Direito e em breve o grande leilão liquidando tudo, inclusive nossas vidas.

Nenhum comentário: