segunda-feira, 7 de agosto de 2017

BAURU POR AÍ (143)


ALGUÉM ME QUESTIONA: DEVE SER DIFÍCIL VIVER NO INTERIOR DE SÃO PAULO. TENTO RESPONDER
Como é bom ser tema de uma conversa lá bem longe do Brasil. Explico. Recebo um recado via reservado das redes sociais de uma amiga carioca: “Estou no México por alguns dias. Meu filho de 18 anos está morando aqui. E anteontem, no sábado, me reuni com cinco amigas brasileiras que moram aqui. Eu as conheci no ano passado em movimentos de brasileiros no México contra o golpe. E uma delas acabou de voltar do Brasil, de um ano sabático. Ficou na sua cidade natal, Rio Claro, interior de SP. Falou que nunca havia se dado conta do grau de conservadorismo e coxinhice dos rioclarenses. E disse, em seguida: os interioranos são um horror. Só que EU retruquei. Conheço uma pessoa de Bauru.....”.

Orgulhoso fiquei e escrevo agora sobre as dificuldades de tocar a vida no interior paulista. Como já é sabido até pelas pedras do reino mineral, o estado mais poderoso da federação é também o mais conservador. Enquanto o coronelismo está em baixa no restante do país, principalmente no Nordeste com o enfraquecimento da clã familiar de ACM na Bahia e dos Sarney no Maranhão.
Em São Paulo já são 25 anos do jugo de governos tucanos, sob o implacável tacão neoliberal do PSDB. Esses se escondem sob o manto de um falso modernismo, mas na verdade, são conservadores, capitalistas à moda antiga, onde mandam e impõem o bico calado como regra do jogo. Quem tenta entrar no caminho desses, cruzes, padecerá pro resto dos seus dias no pior dos mundos. Conseguiram nessas duas décadas e meia incutir na população paulista o estado da cega obediência, pois mesmo em caso de matarem a mão do sujeito ali na frente dele, se safam como os mais ingênuos inocentes. Contam com o beneplácito de um Judiciário totalmente subserviente, bancado por um dos mais altos salários da nação. Tanto que seu mais importante líder nos tempos atuais, o atual governador, Geraldo Alckmin, recebeu um nome dos mais peculiares e advindo das denúncias de desmandos, constando da lista dos beneficiários da empreiteira Odebrecht como simplesmente, SANTO.

Sim, viver no interior paulista não é tarefa das mais fáceis. Das duas uma, ou a pessoa abaixa a cabeça e segue resignado pro resto da vida e talvez receba alguma benesse, talvez na forma de um empreguinho, mas seguindo pro resto da vida de bico calado, sem dizer nada de tudo o que enxergará ali diante dos seus olhos. Do contrário, seguirá vivendo dentro de um regime de terra arrasada, ou seja, a lei sempre recairá sob sua cabeça da forma mais dura possível, implacável e inexorável.
Tucano é um bicho vingativo, cruel e insano. Vingativo a extremo, sempre pronto a aplicar uma rasteira no adversário. Sendo inimigo, a admoestação será num grau muito mais elevado, beirando algo como viver completamente à margem de tudo. A saída, que é o meu caso e de outros tantos é nos unirmos. “Boi preto anda com boi preto”, diz um ditado popular. Pois bem, unidos uma real possibilidade de levar uma vida pouco mais agradável, palatável e alegrinha. Impossível se buscar a felicidade no meio da desgraceira provocada por gente da laia dos tucanos, mas quando você acaba encontrando um grupo de pessoas pensando e agindo como ti e contra o baú de maldades despejados diariamente sob nossas cabeças, algo como encontrar um oásis no meio do deserto. A população paulista, sua maior parte, segue bestializada, emburrecida e dizendo amém a tudo o que lhe é imposto. São cegos e, na verdade, desconhecem tudo o que lhe aprontam. Por outro lado adoram paparicar poderosos, ou melhor, adorariam chegar ao estágio deles, sem entenderem que nunca o conseguirão, mas continuam tentando, esforço de uma vida inteira. Os apartados disso, seguem unidos e nessa união, a única possibilidade de sobrevivência nesse imenso lodaçal que se transformou o tal estado, considerado até tempos atrás, locomotiva da nação.

Nenhum comentário: