sábado, 19 de agosto de 2017

O PRIMEIRO A RIR DAS ÚLTIMAS (44)


POR QUE NADA QUE DESMEREÇA ALCKMIN E O PSDB SAI NA IMPRENSA DESTA ALDEIA SEM LIMITES? EXEMPLOS COMPROBATÓRIOS.

Detesto fazer citações neste espaço vinda dos ainda grandes jornalões brasileiros, pois são hoje palco de mentiras e falácias. A podridão e excrecência na sua magnitude. Produzem o que de pior existe em matéria de jornalismo. Assim mesmo, vejo aqui pelas redes sociais que, um desses, a Folha de SP, sai com manchete hoje neste sentido, “Alckmin negociou pessoalmente caixa dois com Odebrecht, diz relator”: http://m.folha.uol.com.br/…/1875264-alckmin-negociou-caixa-…. Isso ainda sai na Folha, mas não no Jornal da Cidade e nem nas FMs 94 e 96, todas de Bauru. Existe um cordão de proteção para o PSDB na imprensa bauruense. Vergonhoso isso. Para o que se convenciona denominar de jornalismo sadio isso é uma lástima.

Acham que exagero? Conto duas historinhas ocorridas comigo hoje pela manhã. Almocei no Gamboa, um restaurante de preços módicos lá defronte o Bauru Shopping e lá encontro com o Padre Beto, meu antigo colega de USC, ambos cursando História. Falamos de várias coisas, quando na TV algo sobre o atentado de Barcelona, o caminhão invadindo as Ramblas e matando três pessoas. Um absurdo, como sabemos, mas Beto me dá um toque de algo além disso:


- No Brasil morrem por ano 65 mil pessoas por ano, provenientes da violência urbana e o espalhafato não é o mesmo dessa quase ininterrupta transmissão do ocorrido em Barcelona. Nossa violência está banalizada, ela não assusta mais, a de um outro grande centro sim. Essa nossa imprensa.

Sim, concordo em gênero, número e grau. Relembro o fato das Torres Gêmeas e de tudo o que foi feito e depois, mundo afora, outros tantos massacres passando ao largo nos noticiários. Aproveito e falo para o Beto do texto que consegui emplacar na edição chegando as bancas amanhã, contando a história de um radialista em Buenos Aires, Victor Hugo Morales, que faz um contraponto ao neoliberalismo. Pergunto a ele: “Quem ainda faz isso no Brasil, Beto?”. Eu mesmo respondo antes dele responder: “Não temos nenhuma rádio realmente hoje atuando dentro da verdade dos fatos. Nem seria permitido que o fizessem, tais os interesses dos donos das mesmas”. Beto ri e me conta algo a ilustrar muito bem isso tudo que escrevo neste momento:

- Sabe qual o motivo de terem me tirado do ar em Bauru? Conto para ti. No programa as pessoas ligavam e falavam ao vivo, sem censura. Uma senhora liga e faz um duro relato do sucateamento da Maternidade Santa Izabel. Quando se despede, deixo uma pergunta no ar sobre dos motivos do sucateamento. Não demorou muito liga um médico de lá, se identifica e esclarece ao vivo. Diz que o sucateamento faz parte de algo planejado, primeiro sucateiam, para depois a Famesp chegar e dar o seu jeito. Como sabem, a Famesp é o braço da Saúde de Alckmin. Foi a gota d’água. Fui chamado na direção da emissora e desligado do programa.
Um SANTO, mas do pau oco.


Na imprensa massiva tupiniquim, a da aldeia bauruense não existe possibilidade de críticas para Pedro Tobias, Geraldo Alckmin e o que representa o tucanato e o PSDB no poder. Nem adianta procurarem algo neste sentido por aí, pura perda de tempo. Eu e Roque Teodoro, servidor da Saúde de Bauru que o diga. Ano passado foi denunciado um descarte de vacinas vencidas no Postão lá na rua Quinze de Novembro. Um escândalo denunciado por mim no blog e no meu facebook. Ligo para a imprensa local e todos se interessam. Seria manchete nos diversos órgãos. Nada saiu em nenhum deles. Descubro o motivo. O descarte não foi feito pela Prefeitura Municipal, ou seja, pelo município e sim pelo Estado, por gente do Governo Alckmin. Alegaram falta de tempo, espaço e nada saiu. Querem mais? Exemplos outros existem aos borbotões. Eu, padre Beto, Roque Teadoro e metade desta cidade sabemos muito bem como tudo ocorre nas hostes da mídia da “sem limites”. Cito só mais algo para ser acompanhado pelos interessados de plantão. Escolha qual, se no rádio, TV ou jornal e veja em qual deles vai sair o que a Folha SP deu hoje em destaque. Respondo como bidu: Nenhum.

Nenhum comentário: