terça-feira, 22 de agosto de 2017

RETRATOS DE BAURU (205)


ANTONIO PEDROSO JR, SEUS LIVROS E A RESISTÊNCIA COM OS DIREITOS HUMANOS
Tenho uma clara sensação de sermos tão poucos hoje na resistência, os que colocam verdadeiramente a cara para bater diante deste cruel golpe afundando este país. Essa sensação foi reforçada após ter acompanhado Ana Bia nas compras do mês no supermercado Tauste aqui em Bauru. Olhava para os lados e pela fisionomia das pessoas, as conversas travadas ali pelos corredores, não via ninguém com aspecto preocupado e nem disposição para entender o que se passa. A indiferença de todos para com tudo o que está sendo feito com o Brasil me assusta, parece que nada ocorre e nada é com eles. Daí, nada como ressaltar mais e mais os que resistem e insistem em colocar o dedo na ferida. Um típico exemplo: a existência de uma turba circulando entre nós que confunde o que venha a ser Direitos Humanos com algo a defender bandidos. Perdemos a noção de entender de fato o real significado de muita coisa. Parece que nos querem emburrecidos e brutos. Cito um resistente, um que não abandona a cancha de luta. Escrevo algo dele, o meu 900º perfil por essas plagas.

ANTONIO PEDROSO JUNIOR é um nome por demais conhecido em Bauru e todo o estado de São Paulo. Os motivos são muitos. Pedroso, como é mais conhecido, escreve e se posiciona ao lado da luta dos que padeceram atrocidades nesta cidade e país. Compra homéricas brigas por causa disto. Fez uma escolha de vida e dá seu quinhão para reestabelecer direitos para quem os perdeu durante o golpe militar de 64. Conhecendo os caminhos facilitadores jurídicos, tem prestado imensa ajuda para os esquecidos, desvalidos e ignorados. Os defende e também escreve deles todos. Seu histórico de resistência vem do pai, ferroviário, dono de bar e hoje nome de rua em Bauru. Morou na cidade até quando aguentou, depois constituiu família em Sorocaba, lá nasceu seu filho e para ajudar tocar a vida, abriu uma livraria, primeiro num shopping, hoje em sua casa. Antes aberta ao público, hoje mais virtual, mas também aberta à visitação no mesmo lugar onde mora. O tempo passa e os problemas surgem, principalmente os físicos. Pedroso adoeceu e mesmo com renda para tocar bem sua vida, vende hoje um combo com quatro de seus livros (Márcio, o Guerrilheiro; Sorocabana União e Luta; Sargento Darcy e Subversivos Anônimos), tudo por R$ 135,00, para ajudar-lhe no custeio das despesas que tem tido com medicamentos (Bradesco agência 0152 – c/c nº 9963-5). Os pedidos podem ser solicitados junto a ele pelo seu facebook. Pedroso Jr tem história e sempre foi da turma dos lúcidos, dos que sabem o que de fato acontece com este país. E como sabemos, os lúcidos sofrem mais dos que os indiferentes.
OBS: Todas as fotos dele foram retiradas de seu facebook e a dos livros é deste HPA.

2 comentários:

Mafuá do HPA disse...

COMENTÁRIOS VIA FACEBOOK 1:

Henrique Perazzi de Aquino Com este post, alcanço o 900° perfil do Lado B de Bauru. Retomo o projeto com mais afinco após conclusão de meu mestrado. Quero voltar a produzir um perfil por dia, mas impossibilitado no momento, choje comemoro em grande pompa ter conseguido chegar neste elevado número de abordagens. E neste 900° um grande personagem da história do Lado B de Bauru.

Lucas Dias Tenho e li os quatro livros do Antonio, são incríveis. Ainda quero conhecê-lo e agradecê-lo pessoalmente pela imensa contribuição dada por ele a nossa história.

Ana Maria De Carvalho Guedes Parabéns, Henrique Perazzi de Aquino, por essa escolha tão justa.
Parabéns, Antonio Pedroso Junior, pelo história de vida. Integral e verdadeiramente dedicada à justiça.

João Neto Felix Conheço muitas outras historias do Pedroso Não tão honrosas assim. Mas bem interessantes. Digna de outros tantos livros. Aqui pela vila industrial onde morava na chacrinha todos sabem kkkk. Cada uma que contam por aqui que até Deus duvida.

Henrique Perazzi de Aquino Quem não tiver nada de desabonador que atire a primeira pedra. Não faça isso, João, pois com os nossos telhados de vidro, contariam também as nossas.

João Neto Felix Eu? Ta muito enganado. Henrique Perazzi de Aquino .
Ja vi que me conhece muito pouco. Pois se soubesse da minha luta as histórias que contam sobre o pedroso viram conto de fadas. Tipo coleção vagalume. Nem tudo é do jeito que parece ser. E por aqui pelas bandas da periferia onde a intelectualidade é palavra comprida demais não se atiram pedras e sim balas. Eu particularmente sou como você apenas ouço . E sei de coisas que não deveria saber. Quanto a telhado de vidro. Pula essa parte . Se fosse de vidro estaria bem protegido. O telhado e brasilit toda pedra bate e fura. O que desejo e muito amor ao pedroso e que as historias sejam todas mentiras da direita capitalista

Antonio Pedroso Junior João Neto Felix, estou impossibilitado de ficar muito tempo fora de casa, por causa de um tratamento seríssimo, entretanto, assim que recuperar estarei te fazendo uma visita, para prosearmos e esclarecermos quaisquer assunto. Uma coisa te garanto, todo anonimo é u semi-santo e aqueles que ousam lutar, como nós, arrumamos amigos, companheiros e adversários gratuitos. Nã fujo a regra!

João Neto Felix Grato. Seja bem vindo. Os lugares aqui não mudaram muito.

Helena Aquino Antonio Pedroso Junior é um querido, um amigo pra todas as horas. Visitei-o este final de semana, lá em Sorocaba. Trouxe um montinho de livros, claro. Ele e sua querida Ana Celia Ferreira Albuquerque, são amigos queridos.

Helena Aquino Vejam isso, Antonio Pedroso Junior, Ana Celia Ferreira Albuquerque, Cicero Prentice Barbosa Junior, Ana Maria Rubira, Manoel Carlos Rubira

Gilberto Truijo GRANDE PEDROSO.

Heloísa Alves Ferreira Leal Parabéns Henrique, sempre se inspirando e trazendo em seus escritos valores nem sempre percebidos para nós e para a maioria das pessoas. Valeu.
C
José Eduardo Avila Antonio Pedroso Junior uma lenda viva...

Helena Aquino Ele continua assim, José Eduardo Avila.

Mafuá do HPA disse...

COMENTÁRIOS VIA FACEBOOK 2:
Duilio Duka Parabéns, Henrique Perazzi de Aquino, meu amigo, pelo 900º Lado B de Bauru aí no seu Mafuá! Parabéns ao nosso querido Pedroso Antonio Pedroso pela trajetória de vida e resistência! Quanto às possíveis críticas, meus amigos, não se preocupoem; pois, dependendo de onde e de quem vierem são até positivas, porque aquele que não se contenta com os acertos dos outros, se achando inerrável, dedicou com certeza, com sua sublime sabedoria, parte do seu tão majestoso tempo para tecer os seus comentários críticos. É, a vida é assim mesmo! E o mundo continuar complicado! PARABÉNS AOS DOIS, DE NOVO!

Helena Aquino Certíssimo amigo Duilio Duka

João Neto Felix Postagem essa que fará parte de outras tantas aqui no lado B Bar. Parabéns Henrique Perazzi de Aquino pelo número 900. Acompanho sempre e merece aplausos.

Antonio Pedroso Junior Caros Henrique Perazzi de Aquino e Helena Aquino, agradeço as palavras e digo, em um momento como este em que o baronato decadente nacional se une contra os trabalhadores e os movimentos populares, divergências pontuais entre quem comunga dos mesmos id...Ver mais

Helena Aquino Amigo querido. O tratamento está dando tudo certo Antonio Pedroso Junior.

Jair Aceituno Pedroso, grande lutador...

Gilberto Truijo E NOSSO AMIGO, SEMPRE NA LUTA.

Henrique Perazzi de Aquino Fazia muito tempo que não conversava com Antonio Pedroso Junior e quando leio algo escrito por ele e comungado também por mim: "em um momento como este em que o baronato decadente nacional se une contra os trabalhadores e os movimentos populares, diver...Ver mais

Helena Aquino Hehehe fico muito feliz

Tião Camargo Sempre teve e sempre terá toda minha admiração.

Rosangela Maria Barrenha Os lúcidos sofrem mais que os indiferentes. Vou adquirir

Henrique Perazzi de Aquino Eu adquiri ontem, já recebi os 4 livros e paguei via Bradesco.

Marco Antônio Souza Com satisfação recebi os livros do Pedroso que encomendei à Estante Virtual. Todos eles com gentil dedicatória e um como brinde (sobre Nando Coimbra - irmão do Zico). Agora começa a parte mais saborosa:ler. Um abraço, Pedroso e muito obrigado.

Henrique Perazzi de Aquino Também recebi o de brinde, do irmão do Zico. Muito bom.

Antonio Pedroso Junior Eu que agradeço vcs

M Cristina Zanin Sant'Anna Amigos, vocês são essenciais na minha vida.

Dorival Vieira Vieira Uma admiração pelo amigo..., por sua visão de mundo. Por saber o quanto vale um segundo para a Poesia ser uma longa ..., longa forma de entender a realidade objetiva.

Ze Canella Antonio Pedroso Junior , é uma grande figura , tem uma memória e conhecimento histórico invejável , mas com um defeito complicado : não sabe escolher time de futebol para torcer .....😜😜😜

Antonio Pedroso Junior Vovô Ze Canella, me aguarde....