quinta-feira, 21 de setembro de 2017

DIÁRIO DE CUBA (89)


PROTESTOU CONTRA O RACISMO E PERDEU O EMPREGO - NOS EUA É ASSIM, MACARTHISMO VERSÃO TRUMP CONDENA AO DESEMPREGO JOGADOR QUE RECLAMOU DE RACISMO DURANTE HINO

O quarterback Colin Kaepernick, do San Francisco 49ers, time de futebol americano se recusou a ficar de pé durante a execução do hino nacional americano antes de uma partida amistosa em Santa Clara, na Califórnia. Kaepernick, disse que permaneceu sentado no banco durante o hino para marcar posição contra a injustiça racial nos EUA.

- Não vou me levantar e mostrar orgulho pela bandeira de um país que oprime o povo negro e as pessoas de cor - declarou Kaepernick. Para mim, isso é maior que o futebol, e seria egoísta da minha parte virar a cara para esse assunto.

Kaepernick parecia referir-se aos recentes incidentes envolvendo policiais que usaram força excessiva diante de suspeitos negros. O atleta se disse preparado para a rejeição pública e reforçou que estava ali "fazendo o que achava certo".

Após o jogo, a equipe redigiu uma declaração ressaltando o apoio ao atleta:

- O hino nacional é e sempre será uma parte especial do cerimonial pré-jogo. Em respeito aos princípios americanos como liberdade de religião e liberdade de expressão, reconhecemos o direito de um indivíduo escolher participar - ou não - da celebração do hino nacional - disse o comunicado.

Até o próprio Trump botou seu truculento ego na briga, ameaçando publicamente os prprietários das equipes que viessem a assinar com o "inimigo". o jogador segue desempregado.

APROVEITANDO O TEMA, EIS ALGO DO BRASIL:


A pergunta que não quer calar: caberia um jogador hoje no futebol brasileiro ao estilo de Sócrates, de Afonsinho? Existem os que se posIcionam a favor dos golpistas, como Ronaldo e mesmo Neymar, mas os se posicionando contra o golpe e deixando isso bem claro, qual seria a reação? Qual a pressão sobre esses?
Aqui, pelo que me recordo, dois nos últimos tempos. O Alex que foi do Palmeiras e encerrou a carreira no Coritiba e um zagueiro do Flamengo, barbudo, Walace, hoje de volta ao Vitória. Lia na concentração, tirou até uma foto lendo a biografia do Marighella e com posicionamentos políticos bem definidos. Poucos são esclarecidos hoje no futebol. Enfim, leem quase nada. Vejam o link sobre ele: https://www.youtube.com/watch?v=bS0Kis3ftl8 . Inesquecível o Petkovic saindo em defesa do socialismo em seu país. Enfim, um jogador esclarecido. Quantos conseguiriam fazer o mesmo quando questionado por algo parecido? Vejam o link: https://www.youtube.com/watch?v=B80AsDP2IaM. E por fim, o que dizer do protesto como o que o Corinthians fez com algumas faixas em seus jogos, no seu estádio, causando perseguição até ao clube. O protesto contra a Globo, contra o golpe, etc. Geraram perseguições dos encastelados no poder, mas se fosse o contrário, uma velada aceitação.

Pensemos nisso tudo. Que jogador brasileiro hoje teria a coragem do Kaepernick?

Nenhum comentário: