domingo, 17 de setembro de 2017

MÚSICA (152)


FURDUNÇO EM TIBIRIÇÁ
Foi ontem, sábado 16/09/2017, lá no distrito de Tibiriçá, distante 15 km desta "sem limites" Bauru.

Uma tarde de sábado e um convite para uma feijoada feita pela família Cosmo, ou os Baté, como também são mundialmente conhecidos. Anualmente eles encontram um jeito de reunir diletos amigos e fazer a devida reverência, medalhando todos os presentes e quando as medalhas acabam, entregam flores do campo e até a própria roupa do corpo, tudo para verem a felicidade estampada na fisionomia dos visitantes.

No convite deles “Feijoada em pról do bloco Estrela do Samba regado com muito Samba”, R$ 20,00, local: Centro Rural de Tibiriçá.

O fazem sempre com muito samba, dos bons, alegria e uma feijoada. Bato cartão e o faço em turma, pois viver em coletividade é sempre muito mais alvissareiro do que viver isolado.

Lá estivemos e nos misturamos todos os presentes na festa, comilança e cantoria. Primeiro os ritmistas lá do bloco carnavalesco "Estrela do Samba", uma reunião de sambistas espalhados pela parte periférica bauruense e depois, quando da chegada de Jô Moura, a chamam e ela canta junto deles, para deleite de todos e todas presentes.

O gostoso da festança por lá é essa união de gente de tudo quanto é lado de Bauru, gente que gosta de samba, de mato, de comida caseira e de se socializar coletivamente.

Eu, nos intervalos da comilança, bebelança, pajelança e sambança, me dei a fotografar as cenas, as pessoas e aqui posto um bocadinho do que lá foi vivenciado coletivamente. Enfim, já escrevi demais da conta. Fiquemos com as imagens, pois elas dizem muito disso tudo de botar o bloco na rua e ser feliz sem isso de ficar ruminando ódio pelas ventas.

Estamos aí pro que der e vier. “Nóis semos assim”, uai e como estava escrito num cartaz que passou bom tempo lá colado no mafuá: "A gente faz festa, mas está puto da vida". E nem por causa disso deixamos de nos reunir. É nesses momentos onde precisamos nos reunir mais e mais e expor nossa face, sem medo de dizer que não fazemos parte do grupo dos que vivem como manada.

NÓIS GOSTA DE SAMBA DESSA FORMA E JEITO
Ontem na festa do "Estrela do Samba", bloco carnavalesco dos Baté lá no distrito de Tibiriçá. É furdunço para mais de metro. Desopilei o fígado e hoje estou curtindo uma lenta recuperação. HPA (só na água mineral). Vejam o link: https://www.facebook.com/henrique.perazzideaquino/videos/vb.100000600555767/1834091743287493/?type=2&theater

REUNIÃO DE SAMBISTAS, CULMINANDO COM SAMBA DE PRIMEIRA E NA VOZ DE JÔ MOURA... E tendo como pano de fundo o Mafuá do HPA. Depois de muita conversa entre os sambistas, boa discussão sobre o tema, nada como uma cantoria antes do grupo se dispersar. Na despedida, quando muitos já haviam levantando/arriado a bandeira, os resistentes insistem em não querer ir embora. Eu já coloquei a vassoura atrás da porta, em três portas diferentes, mas esse povo não quer ir embora de jeito nenhum. Não sei mais o que fazer. Acho que vou acabar aderindo. Vejam o link: https://www.facebook.com/henrique.perazzideaquino/videos/1834603936569607/

O dia de ontem foi encerrado aqui pelos lados do mafuá, com uma inusitada reuniã ode sambistas bauruenses e uma proposta de união de interesses. O espaço mafuento cai como uma luva para essas atividades e nesses dez anos, com a concretização de um local onde possa reunir amigos, boa discussão e propiciar algo de novo para esta Bauru, eis o motivo para desmedida felicidade. O convite, bolado e divulgado pela cantante Jô Moura sai aqui publicado como espécie de reconhecimento para com o Mafuá, mais um prêmio nesses dez anos de atividade.

Nenhum comentário: