quinta-feira, 7 de setembro de 2017

PERGUNTAR NÃO OFENDE ou QUE SAUDADE DE ERNESTO VARELA (127)


SETE DE SETEMBRO – POR QUE ME UFANO DE MEU PAÍS?

Vivemos um triste momento deste país, com o povo se entristecendo a cada dia, mais e mais, seguindo como manada num caminho quase sem volta. Antes de escrever o que me traz aqui hoje, reproduzo o editorial de Carta Capital de um dos maiores e melhores jornalistas vivos desde país, Mino Carta, o INEXORÁVEL DEPENDÊNCIA. Cliquem a seguir e leiam com a melhor forma interpretativa possível: https://www.cartacapital.com.br/revista/968/inexoravel-dependencia. O quadro da Independência, com um D Pedro altaneiro e falando grosso é uma piada a atravessando o tempo, mas não se sustentando historicamente. Assim como, hoje impossível não afirmar em gênero, número e grau estarmos vivendo um momento sui generis, atolados num estado de exceção, golpista por natureza e osmose. E o desalento desponta dos que apoiam essa bazófia nacional. E como tem gente ainda apoiando os que golpeiam de forma insana e cruel os anseios populares.

Por que me ufano de meu país? A pergunta é velha. Pode ser respondida com ou sem a interrogação. Afonso Celso escreveu essa obra há mais de cem anos e ali expressava seu descontentamento com os próprios brasileiros desprezando sua própria nação. Os argumentos dele são contestáveis, mas não o questionamento, esse ainda se apresenta atualíssimo. Eu e ufano e me desaponto demais com esse país, ainda mais pelos rumos tomados nos seus dias atuais. Uma sucessão de fatos, principalmente os de intolerância, verdadeiro ódio de classe, impossibilitando qualquer tipo de razoável diálogo entre uns que saíram de verde-amarelo nas ruas, guiados por um falso pato e a falácia de ali estarem protestando contra a corrupção. Foram desmascarados e hoje, quando grassa a corrupção em escala muito maior que a dos governos anteriores, esses se encolhem e nem o rabo ousam mostrar.

Eu não me ufano totalmente, mas me envergonha constatar no eu nos transformamos. Um país perdido, opaco, submisso e à serviço das piores instituições de todos os tempos (pelos menos o que conheci em vida). Cito um mísero exemplo. Chico Buarque, um dos melhores compositores deste país hoje atrai a ira de uma turba odienta(a dos verde-amarelos), pelo simples fato de se posicionar contrários aos seus interesses. Procuram pelo em ovo, ou seja, algo para criticá-lo e por esses dias estão reproduzindo totalmente fora do contexto, uma gravação de 2006, quando jocosamente em forma de pilhéria dizia comprar letras de músicas de um tal de Ahmed. Editaram tudo e os sites criados só para divulgar mentiras espalham uma versão editada, sem citar que aquilo era brincadeira. Incautos compartilham como verdade e aproveitam para tascar o pau no Chico, nem se dando ao luxo de conferir se aquilo é mesmo verdade. Vejam algo envolvendo um conhecido bauruense: https://www.facebook.com/jairfontao.odria/posts/1969506979992880. Entrei na discussão, pois não me segurei nas calças.


Meu outro exemplo aqui utilizado para descrever o estado de desânimo é o que se passa com o Conselho da Comunidade Negra de Bauru, antes muito atuante e hoje, sob a presidência de Selma, ligada a grupos evangélicos, certo retrocesso. Ano passado, nesse mesmo dia, 7 de setembro tentei desfilar com faixa contra o golpe (o fiz também em manifestação no Calçadão da Batista) e tentou me impedir. Queria algo só contra o racismo e nada mais, sendo que a luta do racismo está mais do que interligada com todas as demais lutas. Conseguimos em ambos os lugares descer com a faixa. Ela não quer nada além de faixas e gritos contra o racismo. Nem sai de casa, pois como podemos vencer tudo o que está sendo feito contra os interesses populares, quando lideranças agem em desalinho e favorecendo o lado oposto? São sinais de que a luta está perdida, desviada de seus rumos. Leiam algo num post da amiga Nina Barbosa: https://www.facebook.com/nina.barbosa.9/posts/1413669288731368?pnref=story

Viceja uma conformação, um conformismo, um aceite coletivo. Poucos estão a resistir e os estragos são imensos. Creio que o povo, a massa mesmo ainda não se deu conta de tudo o que está sendo feito contra seus interesses. Do outro lado, pelos meios de comunicação de massa, o outro lado tenta passar uma situação de normalidade e de uma recuperação do país. Mas como? Evidente que isso não ocorre. Hoje no Jornal da Cidade, artigo do economista Reinaldo Cafeo, ECONOMIA VOLTA A CRESCER (http://www.jcnet.com.br/editorias_noticias.php?codigo=249533).
Um ajuntamento de mentiras, pois enxerga só melhorias quando analisadas sob a ótica do “deus mercado”, nunca para a imensa maioria da população, essa desgraçadamente num beco sem saída. Fazem isso a todo instante tentando enganar a tudo, todas e todos. Também no mesmo JC de hoje, o secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de SP, em entrevista diz: “Acho que nenhuma pessoa imagina que vai acontecer um fato que desestabilize o governo Temer. Ele deverá concluir o mandato. (...) Chega de gladiadores, é hora de consultores”. Eis a entrevista: https://www.jcnet.com.br/Geral/2017/09/arnaldo-jardim-economia-ganhou-autonomia-na-crise.html. Ninguém pergunta nada sob as falcatruas de Alckmin, as do próprio secretário, nada sobre o golpe, como se vivêssemos na mais absoluta normalidade.

Bate o desânimo. Prostrado, sigo minha sina escrevinhatória e nem de casa quero sair, para não me aborrecer mais. Sete de Setembro é só mais um capítulo para os aproveitadores dizerem da necessidade de defendermos nosso país, mas como, se esses mesmo apoiam a venda de tudo, todas nossas riquezas sendo distribuídas na bacia das almas e ninguém preocupado. Preocupados estão esses bestiais com a delação do Pallocci e com a prisão de Lula. Na manchete de ontem do jornal O Globo, o porta voz da bestialidade, primeiro a manchete contra Lula e abaixo as malas de dinheiro do Geddell, como se fossem do PT de Lula. A bestialidade impera e esse filmeco também em cartaz em Bauru, o “Polícia Federal – A Lei é para todos”, escancara vivermos num estado letal, reino da mais completa e absoluta mentira. Não se esqueçam, Chico Buarque é o culpado disso tudo, ele, Lula, Dilma, eu e todos os que resistem.

Um comentário:

Anônimo disse...

Como a imprensa vai noticiar a delação do Palocci:

- O Globo: "Palocci omite Temer em delação e se complica"

- Folha: "Lula ainda lidera corrida presidencial com 280% das intenções de voto segundo Datafolha"

- GloboNews: "Preconceito contra nordestinos estaria por trás de delação de Palocci, diz especialista"

- Veja: "Delação de Palocci abre caminho para um Macron brasileiro em 2018"

- Época: "Joesley não confirma delação de Palocci"

- CartaCapital: "Origem italiana de Palocci pode explicar guinada fascista"

- O Antagonista: "Lula preso amanhã"

- Superinteressante: "Crimes da igreja católica na Idade Média explicam delação de Palocci"

- CBN: "Palocci joga água em mendigos na Praça da Sé"

- Zero Hora: "Palocci não menciona gaúchos em delação"