sábado, 25 de novembro de 2017

DROPS - HISTÓRIAS REALMENTE ACONTECIDAS (149)


CANADÁ É COMUNISTA!?!?! - SAIR OU NÃO, EIS A QUESTÃO*
* Essa é a história, contada por ele mesmo, de um amigo bauruense batendo asas e indo de mala e cuia, reunindo junto dele algumas pessoas e aportando no Canadá. O desencanto dele não é de hoje e agora acentuado com o que já definimos como o "Brasil acabou". Daí, nada melhor do que fazer o que ele fez, ir em busca da realização de seus sonhos em outras paragens. As duas fotos foram tiradas da última vez que o encontrei, na porta da Livraria Cultura, capital paulista, abril de 2016.


Pessoal, cheguei de viagem na quinta-feira, mas só agora, às 2:30 da madrugada deste domingo consegui sentar no computador para escrever algumas impressões de viagem, minha avó deve ter alta daqui uma semana e tudo está corrido além da conta para cuidar de muitas coisas, mas para todos que me perguntaram, a cirurgia dela foi bem sucedida, a infecção está sendo controlada e vejo que genética forte ela tem, pois nessa idade aguentar tudo isso não é fácil. Mas falando brevemente do Canadá, foi uma correria enorme pois devido a minha avó internada, foi preciso abreviar em alguns dias, mas tudo deu certo na parte de papeladas e negócios a resolver e também a confirmação de algo que eu já sentia e muito forte, encontrei o meu futuro lar, o Canadá é realmente um lugar que me faz ter a sensação de estar em casa, de pertencer aquele lugar.

É uma questão de identidade, cada pessoa se identifica com algo, em todos os aspectos, seja na música, no cinema, num país, e encontrei o meu lugar, porque o Canadá é a cara do mundo, um país construído por imigrantes e portanto não tem uma "cara canadense", lá encontramos com muitos asiáticos, árabes, latinos, africanos, muitos refugiados da Síria que foram recebidos de braços abertos, uma multiculturalidade que faz essa ser a cara da cultura canadense, onde essa mistura no convívio serve para quebrar alguns pré-conceitos, onde não é porque uma pessoa tem uma forma de cumprimentar que não seja como a nossa que faz dela uma pessoa sem calor humano, e sim por ela ser apenas diferente de você.

O senso de comunidade é algo que me cativou demais, incrível como as pessoas fazem coisas para ajudar uns aos outros quando necessário, devido a tranquilidade de vida, as casas não tem muros ou grades para separar dos vizinhos, todos respeitam a privacidade de cada um, mas se precisar de algo, prontamente lá estarão para ajudar, conheci pessoas maravilhosas e se propondo a ajudar no que precisar quando for em definitivo para lá, todos, sem exceção, me receberam com alegria, mesmo quando apenas parava alguém para pedir informação. E incrível que não importa de qual país de origem a pessoa é, quando falava ser do Brasil, perguntavam do futebol e do Neymar e eu causava estranheza ao dizer ser torcedor da Argentina e fã do Messi :)

Eu encontrei o meu lugar porque lá como disse, tem a cara do mundo, poder conviver com tantos diferentes, de diferentes culturas, é um aprendizado impagável. A sensação de segurança também é algo que não tem preço, poder andar pelas ruas até altas horas da noite sem se preocupar em olhar para os lados parece surreal para quem vive num país onde mata-se mais gente por ano do que em países em guerra.


Sabem outra coisa que vi no cotidiano canadense?? Lá você tem que se virar com tudo da sua casa, cada um faz o seu e todos se ajudam, pois lá não há empregadas domésticas, como todo serviço é valorizado lá, o salário tem valor real, simplesmente não há empregadas nas casas. O transporte público é outra coisa inacreditável, várias opções, tudo muito limpo, moderno e organizado, incrível a pontualidade dos ônibus e a tarifa barata e subsidiada pelo governo, aqui a tarifa é superfaturada e ainda tem subsídio da prefeitura, como não querer sair disso aqui??

Aqui quando se fala em direitos trabalhistas, logo alguém grita: "Comunista, vai pra Cuba", pois bem, no Canadá a carga horária é de apenas 6 horas dia e o salário é beeeemmmm maior que no Brasil, o poder de compra do trabalhador é enorme, financiamentos lá tem média de juros de 3% ao ano e não vi nenhum banco querendo sair de lá, aqui paga-se um juros astronômico e salário mal paga supermercado. Ah e outra coisa, nos finais de semana quase nada abre no comércio, lá se valoriza muito o estar com a família nos fins de semana, isso me lembra quando o camarada Roque Ferreira quis regulamentar o comércio em Bauru aos domingos e logo teve a grita geral: "só podia ser coisa de comunista". O baronato brasileiro é uma piada, burros e com ideais remanescentes do escravagismo.

O Estado canadense tem pelo menos duas vezes mais o tamanha do brasileiro e aqui dizem que deve-se ter estado mínimo e cortar gastos, lá ao contrário, com o mundo em crise, o governo gasta muito mais para manter a economia aquecida, todo setor estratégico como energia, são controlados pelo poder estatal, assim como a educação e saúde que são públicas e de excelente qualidade para todos e tudo administrado pelo poder público, não tem fundação, afundação, OS, nada disso. Drogas foram descriminalizadas e dependentes químicos recebem ajuda do governo, tanto moradia, tem uma rua destinada a pessoas com problemas com drogas e também recebem uma ajuda de custo.

Não existe paraíso e o Canadá lógico que não o é, mas ao prover bem estar social e ah, os impostos lá são altíssimos e progressivos, o Skaf teria pesadelos lá, mas o retorno em infra-estrutura é enorme, paga-se impostos com gosto. O Canadá ensina como é importante esse senso comunitário, que só assim podemos confrontar as imperfeições da vida. E pra mim isso ficou claro também ao ver no rosto de duas pessoas queridas que estão tendo a oportunidade de mudar a vida também, lágrimas em forma de alegria, o que me faz perceber que finalmente posso me sentir feliz por realizar algo tão belo.

Logo escreverei mais coisas e assim que salvar no computador vou enviar um pequeno vídeo que gravei na câmera digital uma parte da descida do avião e a bela Toronto vista por cima, uma sensação difícil de descrever. Seguiremos na luta e como sempre digo, sonhem grande sempre e lutem por isso.

Camarada Insurgente Marcos Paulo Resende

Nenhum comentário: