terça-feira, 7 de novembro de 2017

PRECONCEITO AO SAPO BARBUDO (120)


DOS MOTIVOS DO INQUEBRANTÁVEL ÓDIO DA ELITE BRASILEIRA PARA COM O PT

O PT, sabemos, nem é tudo isto, mas como foi um dos únicos a atender as necessidades dos rincões, dos desvalidos, dos marginalizados e das camadas sociais, conquistou um ódio, hoje difícil de ser superado. Ontem estava sentado com amigos e falávamos disso. Resvalamos em algumas dessas questões.

Uma das histórias contadas na mesa foi essa. “Estive hospedado na casa de uns parentes de minha esposa, no coração do Nordeste, coisa de uns trinta anos atrás e o que me assombrou foi ver que a família possuía três empregados para os serviços domésticos. Nenhum registrado e na somatória deles todos não dava nem um salário mínimo. Trabalhavam quase só pela comida e os donos da casa diziam ter fila de gente querendo trabalhar na mesma situação. O tempo passou, no Governo Lula isso já não é mais possível. A mesma família tem que contratar seus empregados, cumprir a legislação, pagar impostos e com o Bolsa Família, todos deixaram de ser famélicos. Isso gerou uma insatisfação nesses que contratavam e mantinham gente como gado, trabalho semiescravo e hoje não mais permitido. Não perdoam Lula pela nova situação. Muitos pleiteiam uma volta à condição anterior”.

Outra gravei assim que foi relatada: “Os quartinhos das empregadas domésticas, aquele cubículo pequeno que todo prédio possui e fez parte da obra arquitetônica de todos os prédios residenciais brasileiros hoje é quase uma peça obsoleta. Ali morava a empregada, muitas trazidas de longe a preço de banana e passavam uma vida inteira ali confinadas, com muito pouco lazer. Não fazia parte da família do senhoria, como este gostava de dizer, mas era peça disponível para todo e qualquer serviço e no horário da conveniência do patrão. Com a legislação respeitando o direito da doméstica, ficou muito mais caro tê-la ali disponível nas 24h do dia e isso, não só encareceu o custo, como faz hoje desses quartinhos, peça de museu ou utilizados, na maioria dos casos, como depósito para aquelas bugigangas que ficam espalhadas pela casa sem lugar definido. Tem quem até hoje olhe para aqueles quartinhos e culpem sua utilidade atual ao que Lula fez com o país”.

Outra da mesma cepa: “As histórias dos aeroportos são sintomáticas de como não existe aceitação dos ditos subalternos conseguirem visitar os seus nos seus estados de origem e sem se utilizarem de malas de marca. Um desconforto para quem vai de perfume francês e sente o outro com um simples perfume de spray e feliz da vida. Presenciar o filho não só cursando a mesma faculdade do seu filho, aquele que tanto gasto lhe deu nos preparativos e ainda por cima, conseguindo notas melhores que ele é inconcebível, assim como ver o negro ali sentado na cadeira do lado da filha. Tudo isso choca esses todos, os mesmos que se espantam em simplesmente ver a empáfia com que hoje uma simples faxineira contratada para o serviço daquele dia em sua mansão não chega mais de circular e sim com seu carro próprio. O jogo hoje está endurecendo pelo simples motivos de que, perdendo direitos, esses todos voltarão ao estado anterior e Lula bem longe de um terceiro mandato”.


Teve mais, mas descrevo só mais uma: “Gente mal das pernas e devendo até as calças é o que mais tem. Mal conseguem pagar as prestações dos seus carrões, vendem até a alma para manter as aparências e os filhos em escolar particulares. Até os bancos já lhe viram as costas, mas não perdem a pose e nem reconhecem que, dois ou três anos atrás, tudo estava diferente, vida bem mais tranquila, ganhava muito mais que agora, fluidez de negócios era inigualável com os tempos atuais, mas se até vestiu verde-amarelo e foi pras ruas contra o que representava Lula, como dar o braço a torcer e reconhecer que tudo o que sempre defendeu é uma bosta, vai falir e num buraco sem volta. Lula voltar, nem pensar, ele é o nove dedos que faliu este país, mas ele já se foi faz tempo e tudo piorou bem depois dele, com os que sempre defendi. Estou enlouquecendo e perdendo até as cuecas, mas firme nos meus propósitos. Lula não vale mesmo nada, Aécio é que era o bom, minha barriga está vazia e a dispensa vazia. O que vou ter que vender desta vez? E para em o farei? Lula não vale mesmo nada, fdp deve estar rindo da gente agora”.

Nenhum comentário: