terça-feira, 28 de novembro de 2017

PRECONCEITO AO SAPO BARBUDO (121)


“AQUI NÃO SE DISCUTE POLÍTICA, FUTEBOL E RELIGIÃO” – NOSSO MUNDO MEDROU
Busco Ana na saída de uma firma da cidade, local de grande concentração de pessoas, local onde acho por bem não identificar, mas sim o diálogo a seguir, enquanto voltávamos para casa:

- Henrique, saio de um local onde estávamos numas vinte pessoas reunidas e o proprietário do lugar, percebendo algo mais ríspido num diálogo entre duas pessoas, foi até eles e fez questão de intervir: “Aqui não por favor, aqui é melhor não se discutir política, futebol e nem religião. Vamos manter um clima cordial entre as partes, sem alterações”. Deixou bem claro as normas vigentes no lugar e instituídas por ele.

- Ana, é até entendível, diante do mundo onde vivemos. Por ser uma empresa e tratar com todo tipo de público, vejo que sua atitude não difere de quem atua com bom senso. E se age assim, o faz seguindo algum antecedente já o corrido por ali. Perceba como todos estão na defensiva e com isso, quem perde é os ainda não querendo briga com isso, mas prolongar uma simples conversa, algo não mais possível na maioria dos ambientes.

- Sim, aquela atitude do ator Pedro Cardoso se posicionando e saindo da gravação de um programa ao vivo é para poucos, cada vez menos pessoas possuem a coragem para fazer o que ele fez. Isso numa firma como a que estive, imagine seu proprietário dizendo o que pensa, diante de como estão acirrados os ânimos, na certeza, perderia clientes. Ao assumir um dos lados, qualquer que seja, os do outro lado se voltariam contra ele. Ele não só perderia o cliente, como esse faria barulho, divulgaria e ele estaria exposto. A que ponto chegamos.

- Não sei se viu hoje Ana, o quadrinista que foi ser entrevistado no programa do Bial na TV Globo e aceitou que lhe colocassem uma tarja numa estrela vermelha. Foram claro com ele, com a estrela daquela cor na frente do boné “não rolaria a entrevista”. Ele insistiu no boné, mas aceitou a tarja com fita isolante. Quando o questionaram, existe os que estão a favor dele e os contra, por ele ter se vergado ao poder da emissora. O chama de tudo, desde “banana” até coisas piores. Ele se justifica, mas isso, pelo visto, pouco vale, nas redes sociais, o pau come e de grosso calibre.

- Todos de pavio curto e a defender o seu ponto de vista e sem entender dos motivos do outro. Ele, o quadrinista talvez não esteja na mesma situação do ator Pedro Cardoso e achou que fala seria importante para seu trabalho e capitulou. O fato é que algo parecido está se repetindo nos mais diferentes lugares e situações. A maioria embaraçando a todos.

- Sim, Ana, o mundo está muito embaraçado e cada vez as pessoas opinam mais. Vejo no meu facebook, cito sempre esse exemplo. Quando posto algo, como o fiz esses dias, sobre a saúde de minha sogra, sua mãe, todos opinam, uma avalanche de curtidas e comentários, já quando posto algo sobre política, onde exponho minha opinião, percebo que muitos continuam lendo, mas nem curtem, ficam na sua. Tá todo mundo muito quieto quando é para tomar partido, se posicionar. Muitos o fazem e esses já são conhecidos de todos, mas a maioria se omite.

- Henrique, não julgue esses. Cada um sabe muito bem onde o buraco aperta, até onde pode ir. Hoje por qualquer coisa se perde um emprego e para arrumar outro, você sabe, já era. Sei que até bem pouco tempo isso não ocorria, hoje está bem nítido. Se diante de tudo o que está ocorrendo, essa perda de direitos coletivos, mesmo assim a resistência se mostra tão pequena, não seria por causa da instalação desse medo coletivo mantendo todos aquietados, de cabeça baixa?

- Repito sempre frase do argentino onde estive lá na rádio 750 AM de Buenos Aires, o Gustavo Campana: “Não existe neoliberalismo sem traição”.

E assim chegamos ao nosso destino e outros assuntos ocuparam nosso tempo.

OBS.: Links dos dois textos citados – 1.) O do ator Pedro Cardoso: http://portalimprensa.com.br/noticias/brasil/79935/pedro+cardoso+apoia+funcionarios+da+ebc+e+abandona+programa+ao+vivo e 2.) O do quadrinista no programa do Bial: https://www.revistaforum.com.br/2017/11/28/globo-estrela-vermelha-em-bone-e-censurada-em-programa-do-bial/.

Nenhum comentário: