quarta-feira, 15 de novembro de 2017

OS QUE FAZEM FALTA e OS QUE SOBRARAM (105)


EU E A SOGRA NUM QUARTO DE HOSPITAL - ATÉ SALOMÃO NOS VISITOU

Fico trancafiado junto da sogra, 82 anos, Darcy Soliva da Costa, num quarto de hospital da capital paulista por mais de uma semana. Eu e ela, ela e eu. Confidenciamos nossas vidas um ao outro. Sempre a admirei além da conta, uma das poucas evangélicas (não é pentecostal), é Batista, mas de uma estirpe libertária, carioca, onde os preceitos difundidos na oratória semanal passam longe dessa besteira denominada de criacionismo. Ela sempre me fez comparações divinais sobre o tema: “Impossível a igreja querer abandonar tudo o que vem sendo feito pela ciência, para levar ao pé da letra algo escrito tanto tempo atrás. Se faz necessário usar a bíblia como metáfora para sua aplicação nos dias atuais. O papa católico hoje é o cara mais acertado pro momento atual, pois enfrenta resistência em sua própria igreja, mas segue abrindo mentes e não fechando, como esses Crivelas, Malafaias, Macedos e tantaos outros”.

Nossa conversa rende e entre quatro paredes rendeu muito. Queria escrever, colocar as escritas em dia, mas impossível a tendo como parceira de cama. Ela na de hospital, eu do lado, num largo sofá. Como escrever diante de uma simpática senhora, progressista e querendo conversar? Impossível. Cai na conversa e me deliciei. Ganhei e muito nesses dias longe de Bauru. Devia ter gravado o alvissareiro papo e dele extraí pouca coisa, pois a mente está cansada, com seu chip batendo biela. Ouço, acho lindo e se não anoto, logo tudo se esvai. Ando assim, memória fraca e curta. Anotei algo de sua fala e pensamentos e aqui reproduzo.


Ouvíamos sobre as barbaridades corruptivas deste país e num certo momento, algo de uma empreiteira construindo mais uma estrada. Foi o bastante para um longo papo e ela lembrando de uma viagem pra Grécia, coisa de uns quinze anos atrás, daí pra mais e por lá, uma construtora brasileira, dessas famosas, hoje envolvidas nessas maracutaias com os políticos. “Nossos empreiteiros são considerados os melhores do mundo. Fizeram belas obras no mundo todo, eles sabem fazer bem feito e fazem, mas aqui parecem que são pagos para fazer obras meia boca, com vida útil bem curta. Lembro que lá na Grécia, vi eles fazendo uma estrada de concreto, com quase 50 cm de grossura, dessas que não se acabam mais”. Isso rendeu uma conversa que se prolongou pro resto do dia.

Conto a última, para não ficar aqui enaltecendo muito a sogra e ela ficar toda empoada. Eu levei livros e revistas pra ler (ela leu alguns dos meus) e do lado de sua cama, uma bíblia e caderninhos de anotações. Disse estar por aqueles dias estudando Salomão, do Livro de Eclesiastes e dos Provérbios e me explicou muito dele, de suas proezas.

Conheci sua estória contada ali por ela. Passou boa parte dos dias lendo frases ditas por ele e de cada uma, uma longa conversa. Escolhi três e as reproduzo para que, cada um lendo isso escrito por mim, possa sentir o graú da conversação que veio a seguir:

- “Não fique admirado quando você notar em algum lugar o governo fazendo injustiça, perseguindo os pobres e negando os direitos deles. Pois cada autoridade é protegida pelo que está acima dela, e as duas são acobertadas pelas autoridades superiores”, 5.8


- “Quem ama o dinheiro nunca ficará satisfeito; quem tem ambição de ficar rico nunca terá tudo o que quer”, 5.10

- “O trabalhador pode ter pouco ou muito para comer, mas pelo menos dorme bem a noite. Porém o rico se preocupa tanto com as coisas que possui que não consegue dormir”, 5.12/13

Nenhum comentário: