segunda-feira, 11 de dezembro de 2017

OS QUE FAZEM FALTA E OS QUE SOBRARAM (106)


EXISTE UM TESOURO ATRÁS DA CATEDRAL DA SÉ
Eu vim para Sampa com o intuito de acompanhar minha sogra no hospital. Cumpro tudo a contento, dou o melhor de mim. Nas horas vagas perambulo pelas redondezas. No finalzinho da tarde de segunda, até para espairecer a cabeça, desci no metrô Sé e caminhei para detrás da famosa igreja e lá me reencontrei com algo onde me sinto realmente em casa: os resistentes sebos. Em dez fotos, um pouco dos indescritíveis momentos ali passados.

Quando a cabeça não está em condições de produzir textos variados e múltiplos, cheios de capricho, atenção e dedicação, o melhor é aproveitar alguns poucos momentos para distrair a mente com algo realmente produtivo. Alguns, em momentos como este preferem ir para alguma igreja, eu fui exatamente para detrás de uma delas, uma das mais famosas deste religioso país, mas não fui rezar. Ou talvez tenha vindo rezar e fazer algo ao meu modo e jeito, mergulhando no meio de um turbilhão de livros e CDs. Viajei e saio de lá, não só renovado, como com as mãos mais que sujas. "Sebo devia ter uma torneira na saída, para o sujeito poder lavar as mãos e voltar pra rua, pelo menos, sem o pó nas mãos", disse a um deles e este me indicou, educadamente, seu banheiro particular.

Num país que lê cada vez menos, mas entende de tudo, como se percebe aqui pelas on das facebookianas, gente como eu continua remando contra a maré e usa as poucas horas vagas para continuar vasculhando e redescobrindo lugares como esses. Eu me sinto muito bem nesses lugares e saio de lá completamente renovado. ontem, por exemplo, de lá voltei para o hospital e fui passar algumas horas ao lado de minha sogra e lhe contei no pé do ouvido onde estive e o que fui fazer, inclusive do lugar. Ela apertou minha mão (já as tinha lavado), num sinal de aprovação. Conteio até dos títulos que trouxe no embornal pendurado no ombro. Foram belos momentos, tanto os ao lado dela, como os ao lado do que existe de precioso dentro desses maravilhosos sebos.

Nenhum comentário: