quarta-feira, 27 de dezembro de 2017

INTERVENÇÕES DO SUPER-HERÓI BAURUENSE (108)


PARAÍSOS QUESTIONADOS – GUARDIÃO REVOLTADO
O bicho pega mundo afora. A mais nova novidade deixando com a “pulga atrás da orelha” todos os com a prática de investir granas de origem duvidosa em paraísos fiscais é que a EU – União Europeia está prestes a divulgar uma provável lista negra de paraísos fiscais. A discussão do momento é a discussão de bastidores para ver quem serão os nomes a serem divulgados. Alguns, pelo visto, estão conseguindo se livrar de terem seus nomes escancarados como fraudadores de fiscos de variados e múltiplos países. Mas como conseguem isto? Guardião, o super-herói bauruense, nosso capa e espada, sempre pronto a escancarar algo dos poderosos da aldeia bauruense, faz uma comparação com outras listas a serem divulgados, mas na hora H sempre adiadas:

- Aqui em Bauru acontece algo muito parecido com o que vejo em curso na UE. Uma insana luta de bastidores, de poderoso pra poderoso, onde se faz de tudo, se jogam todas as cartas para não terem seus nomes divulgados. Alguém dos senhores até hoje conhece algum nome da lista dos tais maiores devedores do DAE – Departamento de Água e Esgoto de Bauru? Poderoso sempre consegue, não só adiar a divulgação dos seus nomes, como fazer tudo correr em segredo de Justiça. Pobre nunca consegue fazer algo desta natureza e se fez algo de errado, seu nome estará escancarado e a cidade fica sabendo. Por que até hoje não foram divulgados os nomes dos servidores municipais da SEPLAN – Secretaria de Planejamento, envolvidos em algo supostamente irregular nas liberações de alvarás da Preefeitura? Dizem que isso envolve cifras de alto valor e quando isso ocorre, claro, não são somente os funcionários do baixo escalão os envolvidos, mas muitos de fora e de dentro de staffs elevados. Daí, tudo em segredo de Justiça. Sempre assim. Tanto lá como cá, defensores, lobistas e políticos, gente graúda daqui e de todos lugar conseguem se safar e não terem seus nomes divulgados. Ter o nome suspenso, ou seja, não jogado às feras, colocado na boca do leão é algo que não custa barato.

Lá no caso europeu um dos políticos envolvidos fez questão de declarar: “Os que praticam atos escusos são um pouco como os vampiros. Eles têm medo da luz”. Guardião aproveita a deixa e cutuca um pouco mais, os que se mantêm anônimos do conhecimento público: “Não somos e nunca seremos todos iguais dentro deste sistema onde vivemos. Uns são bem mais diferenciados que os demais. O grande e único diferencial é o poder exercido por quem possui grana para comprar, vender, negociar, regatear, trapacear e ir protelando. Os Paradise Papers é a profissionalização da sacanagem mundial, a dinheirama espalhada em lugares onde são acobertadas granas ilícitas de gente do mundo todo. Longe do fisco, essa grana ali frutifica e se expande, até uns chatos como eu ameaçar divulgar seus nomes. Guardadas as devidas proporções, além dos fatos citados, temos também os grandes sonegadores bauruenses, os grandões que lesam desde a Previdência privada, como a Justiça do Trabalho. Criticam descaradamente o Governo, os altos impostos, mas por debaixo do pano, fazem e acontecem bem longe do que reza as leis do país. Gente assim, fica indignado por ter que pagar impostos e enfrentar ações legais. Muitos deles apoiaram em gênero, número e grau tudo o que o ilegítimo governo do golpista Michel Temer fez de maldades com o trabalhador brasileiro. Apoiam, em primeiro lugar por terem sido beneficiados. Muitos deles estão aqui e são de fácil identificação. Até quando seremos obrigados a conviver com esses sonegadores e gente sendo encoberta pelo manto de benesses que não lhes revelam os nomes?”.

OBS.: Guardião é criação da verve do artista Leandro Gonçalez, com pitacois escrevinhativos do mafuento HPA.

Nenhum comentário: