segunda-feira, 25 de dezembro de 2017

PALANQUE - USE SEU MAGEFONE (107)


TRÊS TEXTOS NATALINOS GILETEADOS DAS REDES SOCIAIS

1.) Gisele Sifroni ESCREVEU UM PRIMOROSO TEXTO SOBRE O ANIVERSARIANTE DO DIA DE HOJE, DESSES QUE FAÇO QUESTÃO DE REPRODUZIR, COMPARTILHAR, PASSAR ADIANTE*
* E como hoje, não estou com disposição para escrevinhar nada, o dela preenche esse espaço de forma marvailhosa, com todas as reflexões que dizem se fazem necessárias no dia de hoje.
"Prezado Yehoshua,
permita-me chamá-lo pelo teu nome em aramaico, não tenho apreço pela versão greco-romana a qual foi apelidado (Jesus Cristo). Aliás, pouco ou nada me agrada aquilo que Roma, anteriormente Paulo e posteriormente o protestantismo te transformaram. Hoje dizem celebrar teu aniversário. Que ironia, não? Você, um palestino nascido e educado entre os pobres, morto pelos ricos e poderosos, agora é o motivo da ceia das grandes igrejas cujo teto é de ouro e prata, cujos padres, bispos, pastores acumulam tesouro na terra onde a traça e a ferrugem os consomem. Ah, Yehoshua, e se ali está o tesouro deles, também estão os vossos corações (Mateus.6-19-21). Mas e tu, onde estaria agora? Entre a bancada evangélica, que “em nome do Senhor”, aprova leis contra os pobres, rouba o pão de cada dia dos órfãos e das viúvas e justificam o roubo em teu nome? O que você diria a eles? Entre políticos, que como romanos, defendem também a tortura e morte dos oprimidos? O que diria, tu a eles, Hamashia? Porventura, já tenhas ditos “nunca vos conheci: apartai-vos de mim, vós que praticais a iniqüidade”(Lucas 13-27). Se pensas mesmo em um dia regressar, volte armado. Teus trajes, teus gestos e tuas companhias que inclui prostitutas, miseráveis, e todos os que não pertencem ao seleto grupo de “cidadãos do bem”, levarão com que os mercadores do templo, os sepulcros caiados, digamos os novos fariseus que o cristianismo produziu, o crucifiquem novamente. Eles o chamarão de falso profeta. E não se engane, desta vez eles bem saberão o que fazem. Se for possível, afasta de ti esse cálice. Feliz aniversário, caro Yehoshua".

2.) Maysa Blay É UMA DILETA AMIGA CONHECIDA POUCO TEMPO ATRÁS NO RIO DE JANEIRO E COM TEXTOS DIÁRIOS DE GRANDE VALIA PARA ESTE MAFUENTO BAURUENSE. EIS UM DOS REPRODUZIDOS POR ELA DIAS ATRÁS:
"O verdadeiro e essencial sentido da subversão, sem a qual estaríamos vivendo em épocas medievais! Viva a subversão e os essenciais subversivos, sendo Jesus um deles.
Agora, senta que lá vem historia...

Gosto de pensar o Natal como um ato de subversão…
– Um menino pobre;
– Uma mãe “solteira”;
– Um pai “adotivo”;
– Quem assiste seu nascimento é a ralé da sociedade (pastores);
– É presenteado por gente “de outras religiões” (magos, astrólogos);
– A “família” tem que fugir e viram refugiados políticos;
– Depois volta e vai viver na periferia;

O resto, a gente celebra na Páscoa… mas com a mesma subversão…
Sim! A revolução virá dos pobres! Só deles pode vir a salvação!

Feliz Natal!
Feliz subversão!”.
Autor Desconhecido.

3.) CRONICA DE NATAL - O NATAL PERFEITO OCORRE NA ISLÂNDIA
Eu não me canso de repetir e mais uma vez a comprovação: o paraíso na face da Terra é Cuba e agora, incluo mais um lugar, a Islândia (futura campeã da Copa da Rússia). Esse lugar, uma ilha lá do lado gelado, na curva depois da Inglaterra, com pouco mais de 300 mil habitantes tem uma das democracias mais perfeitas (quase) do planeta. Tudo funciona a contento e o povo sabe como conduzir a coisa, sem se deixar ser enganado, nem por políticos, muito menos por religiosos inescrupulosos. Vivem numa harmonia de causar inveja. Sábios nas decisões deram um jeito de controlar o seu sistema bancário, que atua sem explorações e o político, controlado a mão de ferro pelas decisões coletivas e populares.

O Natal de aproxima e o site do espanhol El País, edição em português faz uma matéria explicitando como se dá a vida dos islandeses durante esse período de Natal e passagem de ano. São comedidos e não entram nessa de esbanjar nada. Comem e bebem como o fazem o ano todo, mas enquanto o mundo todo enche a pança (os que podem, né!), eles rem,am sabiamente contra a maré. Ler o texto é ter a certeza de estarmos, nós os denominados sabichões do mundo, todos mais que errados. Eles passam as festas lendo, ampliando conhecimentos e aproveitando essas horas de ócio para agregar coisas boas. Não é a toa que o povo islandês é um dos que mais lê no planeta.

Clique no link abaixo e leia até o final e depois tente sentar na mesa de guloseimas e encher a pança, sem nem olhar para um livro neste dia. Eu já estou com complexo de culpa antes de começar a comer. Viva a Islândia e é claro, viva também Cuba, os dois países onde se vive melhor hoje no planeta Terra. São exemplos para serem seguidos por tudo, todas e todos.
EIS O LINK: 
https://brasil.elpais.com/brasil/2016/12/23/cultura/1482488978_468182.html?id_externo_rsoc=FB_BR_CM 

OBS.: Quem me deu a dica desse link? Meu filho, Henrique Aquino, um que passará a noite de Natal entre livros. Vai ser difícil levá-lo para alguma comilança nesta noite.

Nenhum comentário: