segunda-feira, 23 de julho de 2018

ALFINETADA (167)


LIVROS, MEU FILHO CONTA UMAS E PEDROSO OUTRA – HOJE VENDIDOS POR METRO
Acabo de levar meu filho até diante do Habib’s (não entramos, viu!), onde ele foi de carona para Araraquara. Eles vão e voltam, sempre de carona quase amiga, preço módicos, muito papo na viagem. A condutora era uma jovem, como ele e me despedi dos dois, alegres e ainda crendo em algo possível como futuro. Volto para meus afazeres com belas história contadas por ele quando o levava. Seus relatos araraquarenses. Faz bicos para se sustentar na cidade e num deles, num famoso sebo/livraria, cataloga tudo o que chega para ser exposto na Estante Virtual e Mercado Livre. Diz-me que hoje, as livrarias vendem mais por essa forma que na venda no balcão. Acredito.

Conta uma história e a reconto aqui. Chega um cliente de terno e gravata e se dizendo advogado de um conceituado escritório, com endereço refinado na cidade. Quer livros. Ao explicitar o que deseja, muita desilusão. Na verdade, reformou seu escritório e nele muitas estantes vazias. Quer preenche-las, daí veio buscar livros para que ocupem o espaço vazio. Meu filho sugere títulos, mas não procura por esses, quer simplesmente preencher o espaço. Não teve outra saída, foi aos fundos do estabelecimento e tudo aquilo que estava para ser vendido por quilo, sem nenhum procura foi repassado garbosamente para o refinado cliente. Levou uma imensa prateleira por menos de R$ 300,00, lotou o carro e se foi feliz da vida. Fico pensando na saia justa se um amigo, diante de tantos livros lhe pede uma mera sugestão: “Qual me indica para leitura?”.

Pedroso me conta uma de igual teor. Ele possui também um sebo, esse junto de sua casa lá em Sorocaba. Vende mais algo direcionado, temas políticos, tem clientela certa, mas chega também muita coisa a ocupar espaço e com dificuldade de venda. Tem algumas coleções completas da enciclopédia Barsa e poucos querem isso ainda hoje. Um nordestino liga e diz que o sonho de sua vida é ter uma em sua estante. Vende tudo pela bagatela de R$ 200 reais. O cliente fica feliz, mas se assusta mesmo é com o preço do frete. Pela quantidade e peso o valor do frete é muito maior do que o pago pelos livros. Mesmo assim o tal cliente fica com a coleção. E desta forma terá uma Barsa em sua sala.

Meu filho antes da despedida me conta mais uma e essa sei existir por todos os lugares, inclusive aqui na insólita Bauru. Hoje, me diz, existem muitos clientes arquitetos, decoradores e afins que frequentam sebos somente em busca de coleções, capas duras, de preferência antigos, comprovadamente com cara de usados para montarem a decoração na residência de vetustos senhores , a fina flor de nossas cidades. Compram para ter aquilo como decoração, fundo de fotografias. Eles, os livros, dão um ar de intelectualidade ao ambiente e assim livros continuam sendo vendidos aos borbotões.

TODA BIBLIOTECA DEVERIA TER UM CARTAZ DESSE LOGO NA ENTRADA E EM LETRAS GARRAFAIS

EM TEMPOS MUITO ESCUROS, OS AMIGOS LUMINOSOS SÃO MAIS LUMINOSOS - Miguel Repiso na sua tira diária no jornal argentino Página 12. Isso vale um tratado. Amigos que nos movem, nos fazem sair da letargia e iluminam caminhos. Sigo com alguns luminosos.
BOA SEMANA PARA TUDO, TODAS E TODOS

Um comentário:

Anônimo disse...

Quem quer agradar a gregos e troianos acaba não agradando ninguém. Quem abaixa a cabeça para os opressores, mostra a bunda para os oprimidos.