sexta-feira, 13 de julho de 2018

DICAS (174)


DOIS ATORES DA MAIOR RESPONSA ENTRE NÓS – VAMOS VÊ-LOS? IMPERDÍVEIS E LIBERTÁRIOS...
Hoje, sexta 13, duas notícias dessas mais que ótimas, para espantar o azar reinante nesse país golpeado por malversações diárias.

São dois da melhor cepa, desses que a rara oportunidade pede para o breque mais que obrigatório, reunião de possibilidades, junção de caraminguás, sendo feito de tudo e mais um pouco com o intuito de ir vê-los pessoalmente e se possível, até um papo, certamente dos mais agradáveis, pois ambos fazem parte do segmento dos arejáveis tupiniquins. Escrevo de ambos.

Dia 15/7, domingo, aqui em Bauru a presença de TONICO PEREIRA. Um desses atores na acepção da palavra, bom demais da conta e com um poder de interpretação a me fazer babar na fronha. Ator de uma TV cada vez mais massificada e massificante, consegue se sobressair e com seu trabalho irradia para todos os ventos do que é ser independente, possuir ideias próprias. Dos poucos que não se deixa levar e mesmo atuando na TV Globo consegue corajosamente expor o que pensa e não se cala diante dos fatos atormentando o país. Toma partido e o faz ao lado da defesa de LULA LIVRE e pelo fim desse cruel e insano golpe. Estará no teatro Municipal de Bauru com a peça “O julgamento de Sócrates”, release: ‘A história é uma adaptação do livro Apologia de Sócrates, de Platão, realizada pelo premiado autor Ivan Fernandes em forma de monólogo, com o ator Tonico Pereira no papel título. O espetáculo dramatiza a defesa de Sócrates no julgamento que o condenou à morte por envenenamento. É talvez o primeiro grande caso na história da humanidade de um homem ser condenado por ter ideias diferentes do estabelecido pela sociedade. Através desse caso, a peça debate a liberdade de expressão e o pensamento no mundo contemporâneo”. Outro dia vi Tonico dar um depoimento sobre a arbitrária prisão de Lula e além de tudo, por não ser guiado como manada nesse país cada vez mais servil, merece todo nosso respeito e consideração.

Dia 20/7, sexta que vem, exato uma semana, quem estará em Lençóis Paulista será PAULO BETTI, o ator assumidamente caipira, pois nascido em Sorocaba, faz questão de não perder o sotaque e a picardia da rebeldia, sempre presente em seu trabalho. Paulo é um homem de esquerda, já tendo gravado no passado inúmeros depoimentos para programas eleitorais do PT. Tenho uma coincidência enorme de vida com ele. O trouxemos em Bauru no período do governo Tuga por duas vezes e por fim, foi quem me apresentou a esposa Ana Bia, sendo, portanto o cupido do meu relacionamento conjugal. Muito já escrevi disso no meu Mafuá (https://mafuadohpa.blogspot.com/search?q=paulo+betti), tudo sempre recordado com o maior carinho. Se Bauru não o traz, já fomos em Sorocaba, São Carlos e agora estaremos em Lençóis Paulista para rever o amigo, que um dia trouxe aqui para lançar o seu filme, Cafundó. Ele vem para apresentar seu monólogo, Autobiografia Autorizada. Release: “Décimo quinto filho de uma camponesa analfabeta que trabalhava como doméstica no interior de São Paulo e de um pai esquizofrênico, Paulo Betti saiu do mundo rural para ser um ator aclamado no país (participou de quase 70 telenovelas e atuou em cerca de 30 filmes), mas, na peça, ele conta sua trajetória anterior ao sucesso e as histórias de sua família de origem italiana. O ator mostra, entre outros itens, a faca que a avó usava para matar porcos e um caderno onde costumava tomar notas e cujo material ali escrito ajudou na concepção da peça. Monólogo com iluminação, figurino, trilha sonora, cenário e belas projeções”.

Conhecer Tonico Pereira e rever Paulo Betti serão duas possibilidades mais que alvissareiras, ainda mais diante desse país lacrando suas saídas. Em tempos sombrios, quando diante de artistas resistindo bravamente às imposições do sistema, demonstrando a existência de uma outra possibilidade, uma alternativa ainda possível, daí só mesmo ir vê-los e com o aplauso em pé, a reverência necessária para que continuem seus trabalhos, pois sempre terá do lado de cá gente como eu e tantos outros, os que acreditam piamente que ser manada e dizer amém é algo muito triste. Dessa feita registro depoimento de ambos e depois conto por aqui. O escrito serve como convite para outros estarem conosco nessa jornada.

Nenhum comentário: