sábado, 28 de julho de 2018

INTERVENÇÕES DO SUPER-HERÓI BAURUENSE (115)


POR QUE TANTOS CANDIDATOS EM BAURU?

Essa uma velha e inquietante questão: Por que em véspera de eleições para Deputados Federais e Estaduais pipocam por tudo quanto é lado aquela infinidade de candidatos se dizendo bauruenses e a clamar serem eles os com reais chances de serem eleitos? Guardião, o super-herói bauruense, se predispõe a analisar a questão em algumas de suas vertentes e expor um pouco mais do problema. "Se dizer candidato todos podem ter essa vontade, desejo acalantado internamente, mas ter realmente um projeto a envolver as grandes questões bauruenses e nacionais, principalmente os na defesa dos interesses da população necessitada, quantos de fato o possuem?", começa nosso homem de capa e espada.

"Numa dita democracia como a vivida pelo país, todos gostam de apregoar estar a serviço de um chamado do partido e até da população, do eleitor, mas escancarado que não é isso o que leva a maioria a postular ser eleito. Perceptível que a maioria lança seus nomes, por um desejo pessoal, do partido, grupo político que representam e por último, a cidade de Bauru, o desejo realmente de servir à sua comunidade. Não adianta virem me explicar do contrário, pois sempre foi assim e com a avalanche de nomes exposta hoje como candidatos, só a confirmação. Quantos de fato pensam em agir na defesa do povão, ou até melhor, quais interesses a maioria dos postulantes possui em relação a isso? Tentemos responder essa simples questão e que a partir daí, dessa análise mais sensata, possa ser de fato dado o voto", continua.

Olha o toque dado para um algo a mais na questão: "No discurso todos se dizem os salvadores da pátria, mas como o ditado, mais do que perceptível, o por fora bela viola, por dentro pão bolorento. Em toda eleição fazem questão de levantar a bandeira do 'bauruense vota em bauruense'. Balela, pois nem sempre a pessoa daqui é a mais apta a nos representar. E não será tendo alguém de Bauru eleito, o sinal da evidência que nos defenderá. O buraco, como se sabe, é muito mais embaixo. O melhor mesmo é aquela filtrada, colocar os nomes numa bandeja e ir observando o que dizem, como se sai sobre cada questão, o posicionamento diante dos fatos. Na situação atual, entrar de 'gaiato no navio' ou 'comer gato por lebre' é algo que só vai dar continuidade nessa política inescrupulosa hoje em prática em todo território nacional. E não entrem nessa de que votando em bauruense, tudo melhorarás. Depende e muito de quem for o escolhido".

Por fim, conclui: "Na extensa relação de nomes, oriunda de quase todos os segmentos políticos, existem alguns poucos merecedores do voto. Observemos muito bem quem seriam esses. Muitos estão aí para defender interesses alheios aos que a população necessita e clama, representam seus próprios interesses e também o de grupos econômicos poderosos, os que cravam a estaca nos costados do povo. Se fazem de bonzinhos agora e se eleitos se juntariam ao que de pior existe na política nacional. Não caia na cantilena de que, com algum deputado de Bauru eleito, nossas reivindicações estariam melhor atendidas. Nem sempre. A encruzilhada onde o país se meteu nos últimos tempos exige algo muito acima disso, principalmente em quem vais nos representar daqui por diante. E se você vota num cara que sabe de antemão não vai fazer nada para mudar esse estado de coisas, com certeza, deve ser isso o que quer para a política".

E diante da balbúrdia estabelecida com o discurso de todos, deixa cravado o seu recado e dá por encerrada a questão.

OBS.: Guardião é criação da verve criativa do artista Gonçalez Leandro, com pitacos escrevinhativos do mafuento HPA.

Nenhum comentário: