quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

ALGO DA INTERNET (27)

O QUE VAI ROLANDO NA MINHA CAIXA DE E-MAILS
Fausto Bergocce, o famoso cartunista saído aqui de pertinho, Reginópolis para o mundo, estará na região no final do mês para lançamento de uma exposição de caricaturas, só com pessoas do seu pedação caipira, sua cidade natal, que ele não cansa de divulgar, como uma espécie de embaixador não oficial reginopolitano. Da última vez que passou por aqui deixou uma linda caricatura minha, que estou emoldurando e fixando aqui no mafuá. Ontem ao abrir minha caixa de e-mails outra surpresa. Acalentamos um plano (ou seria sonho?) de viajar juntos no final do ano, com um roteiro passando por Peru e Colômbia. Coisa de mochileiro. Ele já verifica custos e me envia uma charge sobre o tema, só para colocar mais lenha na fogueira. Não vai ser fácil, pois o Marcos Paulo me instiga para voltarmos à Cuba e Fausto quer caminhar pelos Andes. Toparia ambos roteiros, porém algo me inquieta: teria recursos para tanto? Ao trabalho, incessante e sem tréguas, do contrário... Adesões são bem vindas.

O presidente Lula e sua esposa, Marisa ficaram alguns dias em férias num reduto baiano, tranquilos e fazendo o que todos gostamos de fazer no pleno gozo desses dias: nada. E por que não poderia fazê-lo, afinal todos somos merecedores de uns dias de descanso? Paparazzi são um inferno nesses dias e lá estavam de forma incessante em busca de uma foto do presidente nos seus momentos de intimidade. Conseguiram uma e fizeram "merda" com a sua exposição. Lula e Marisa a caminho da praia, ele carregando na cabeça um isopor (foto do jornal O Globo RJ). Choveram protestos e até um indignado fazendo suposições do conteúdo da tal caixa. No título da matéria algo besta: " A farofa do Lula". Eu me atrevo a dizer, cervejinha gelada e da boa. Agora, digo mais, o que temos a ver com isso? Nada e é dessa forma que devemos encarar a questão. Não deixam o homem descansar em paz nem nesses dias. E agora começam a pipocar e-mails preconceituosos num velho estilo detestável por qualquer gente sensata.

Essa eu dei risada, apesar da coisa ser séria. Era mais ou menos assim: "outro dia, entrei num supermercado para comprar orégano e adquiri uma embalagem (saquinho) do produto, contendo 3g , ao preço de R$ 1,99 . Normalmente esse tipo de produto é vendido nos supermercados em embalagens que variam de 3g a 10g . Cheguei em casa e resolvi fazer os cáculos e constatei que estava pagando proporcionalmente, $ 663,33 pelo kg do produto. Será que uma especiaria vale tudo isso ?? VEJAM O ABSURDO: Você sabe o que custa quase R$ 13.575,00 o litro? Resposta: TINTA DE IMPRESSORA ! VOCÊ JÁ TINHA FEITO O CÁLCULO? Veja o que estão fazendo conosco! Aí, veio a "Grande Sacada" dos fabricantes: oferecer impressoras cada vez mais e mais baratas, e cartuchos cada vez mais e mais caros . Uma HP DJ3845 é vendida, nas principais lojas, por aproximadamente R$170,00. A reposição dos dois cartuchos (10 ml o preto e 8 ml o colorido), fica em torno de R $ 130,00. Os fabricantes fingem que nem é com eles; dizem que é caro por ser "tecnologia de ponta". Para piorar, de uns tempos para cá passaram a DIMINUIR a quantidade de tinta (mantendo o preço). Um cartucho HP, com míseros 10 ml de tinta, custa R$ 55,99. Isso dá R$ 5,59 por mililitro. Veja só: R$ 13.575,00 por um litro de tinta colorida. Ou seja, um assalto!". Achei mais do que justo e não havia reparado nisso.

Publiquei dias atrás uma carta enviada para o Jornal da Cidade sobre o paradeiro dos chargistas do jornal, o Fernando (que voltou hoje, vi lá uma nova charge dele) e do Nicolielo, meu querido amigo, sosia do Hemingway e um dos mais vibrantes traços brasileiros. Lá de Nova Europa, seu esconderijo, ao lado do alambique da família, fica sabendo de minha carta e me envia uma resposta: "Sim, sai definitivamente, sem me falarem nada. Daí, telefonei para o financeiro, porque não estavam me pagando e disseram que, a partir do dia 30 de novembro, não precisaria mandar mais trabalhos. Abraços, Nicolielo. PS- Vou aí nesse fim de mês para acertarmos a exposição lá no Templo. Abraços". Foi só e isso sai aqui sem mágoas ou ressentimentos, ciclos se encerram. Eu continuarei navegando pelo traço do véio Nico, no site do Luciano Pires, http://www.lucianopires.com.br/. Lá é só procurar numa lista imensa de colunistas, um com o nome de Nicolielas. Pronto, as charges do maestro vão surgir diante de nossos olhos. E em breve uma exposição dos seus trabalhos lá no Templo, do amigo Fernando.

quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

UMA DICA (50)

'AVATAR' É ACUSADO DE SER PROPAGANDA POLÍTICA DA ESQUERDA
"De bem com as bilheterias e com boa parte das críticas de cinema, James Cameron só tem um pequeno "senão" a lidar depois da estreia de Avatar, seu mais novo filme. Seu pequeno problema agora é com os críticos politicamente mais conservadores dos Estados Unidos que, a partir de diversos jornais, tais como o Los Angeles Times e o The New York Times, estão condenando a produção de Cameron por sua "propaganda política de esquerda". Na trama, o ex-fuzileiro naval Jake Sully entra para uma missão de espionagem do povo que vive no planeta Pandora, os Na'vi. A relação humanidade (dos Na'vi) versus a ambição capitalista (dos humanos) começa a se construir a partir dessa relação entre Sully e o povo que, a princípio, seria "estrangeiro". De acordo com o Los Angeles Times, em uma reportagem publicada nessa segunda-feira (4), partidários da direita nos Estados Unidos estão unindo vozes para dizer que Avatar é uma propaganda da "América de Obama". E que existe uma quase não velada mensagem contra o "imperialismo americano" no filme. Escrevendo para a publicação New York Press, o crítico de cinema Armond White alegou Avatar "deturpa os fatos do militarismo, do capitalismo e do imperialismo" e descreve o filme como "guiado por uma culpa do desejo de matar que surgiu depois do 11 de Setembro". No blog do jornalista americano John Nolte, o Big Hollywood, há "um desejo de morte para os esquerdistas" e que a produção de Cameron seria "uma fantasia simplista, de vinganças revisionistas". O jornal inglês The Daily Mail, poucos dias depois da estreia do filme, em dezembro de 2009, publicou um artigo com o título "Avatar: o mais caro filme antiamericano já feito". Na opinião do jornal The New York Times, o filme é uma "22ª versão dos colonialistas americanos versus os colonialistas ingleses, India versus os Rajás, ou a América Latina versus a United Fruit." Ou seja, algo entre brigas de ideologias políticas e luta de classes" - Redação Terra

Meninos e meninas: recebi esse artigo da amiga Marisa Fernandes e estamos convidando quem quiser ir conosco conferir o filme pessoalmente hoje, na sessão das 19h, no Cine'n Fun do Alameda Quality Center, meia entrada para todo mundo e depois um bate papo informal sobre o tema e algo mais que surgir. Acho que deveríamos montar uma trupe e além de conferir 'in loco' o que está de fato embutido no tal contéudo disfarçado do filme. Além da possibilidade real de um encontro de começo de ano, de todos estarmos nos revendo, vamos começar discutindo algo, pois já estou com comichão, talvez por não discutir nada já faz alguns dias. Topas? Faça contato, envie sinal de fumaça ou se manifeste, a favor ou contrário... aguardo manifestação de todos (as)

Após o recado acima ser distribuido para uma lista de amigos (as), busquei o filho e levamos a Marisa. Chegamos atrasados, assistimos e na saída nos deparamos com o Wellington Leite. Estávamos saindo para um lanche quando nos deparamos com Roque Ferreira, Tatiana Calmon e Silvio Durante na fila da sessão das 23h. O debate ficou para outro dia, mas para esquentar os comentários, publico algo recebido do professor Almir Roberto Ribeiro:

Avatar é somente um filme ruim, com roteiro tosco, interpretações grosseiras, e cheio de efeitos ‘bonitinhos’. Se tem alguma ‘mensagem’ vamos ler o Pondé... "O romantismo idiota de "Avatar" No filme de James Cameron, a relação com a Natureza é de vida ou morte, ou ela ou nós O FILME "Avatar", de James Cameron, é melhor do que "2012". "Avatar" também tem um ar apocalíptico, mas reúne elementos estéticos e de conteúdo mais elaborados do que "2012" e seu besteirol maia. Mesmo assim, "Avatar" acaba sufocado por outro tipo de besteirol que é seu romantismo para idiotas: a fé no povo da floresta que vive em harmonia com a natureza. Nenhum povo vive em harmonia com a natureza. A diferença na relação com a natureza sempre se definiu pela maior ou menor capacidade técnica de cada cultura em controlá-la. Os índios brasileiros que cá estavam quando chegaram os portugueses ("nossos libertadores") só viviam "em harmonia com a natureza" porque eram tão atrasados que nem conheciam a roda. Preste atenção: a relação com a natureza é de vida ou morte, ou ela ou nós. A expressão "lei da selva" não foi inventada pela avenida Paulista e seus bancos, mas sim como descrição da natureza e seu horror. Isso não significa que não existam limites para a exploração da natureza, mas isso tampouco significa que exista uma coisa que seja "a doce Natureza". Serpentes e barbeiros (os besouros da doença de Chagas, não seu cabeleireiro unissex) e câncer são tão naturais quanto os passarinhos. O romantismo é uma escola literária de peso. Último grande grito contra a vida brutalizada pela fúria mercantil, ele reúne uma crítica contundente ao capitalismo tecnicista e sua crença brega na ciência - "a ciência é o grande fetiche da burguesia", dizia o filósofo Adorno. Em "Avatar", o romantismo degenera em conversa de retardado. Revolucionários românticos sonhavam com uma vida que recuperasse "valores pré-modernos" identificados com uma vida em comunidade onde as pessoas não seriam monstros interesseiros. O problema desses revolucionários é que "comunidade pré-moderna" não é uma comunidade de hippies legais, mas um tipo de sociabilidade onde o padeiro da esquina sabe que sua mãe é amante do padre, que seu pai é brocha, e que nem você nem ninguém têm pra onde ir. A idealização do que seria uma comunidade é uma das marcas dos idiotas utópicos. Ninguém está disposto a abrir mão da liberdade individual moderna em nome de qualquer comunidade, por isso toda tentativa de "re-fundar" comunidades fracassa, apesar da admiração de muito pós-moderno bobo por culturas que não conheciam a roda. Não basta ter um filtro de barro em sua casa na Vila Madalena pra você conseguir viver em paz na comunidade da deusa natureza. O filme se passa num planeta (Pandora) tipo Amazônia, onde existe uma enorme riqueza mineral escondida sob o solo coberto por uma floresta tropical cheia de "monstrinhos e plantas que ascendem ao toque das mãos", habitada por uma população linda de seres que muito se parecem com índios americanos. Pandora já remete à narrativa da "caixa de Pandora" e suas maldições. O nome da raça que habita Pandora, os Na'vi, soa muito próximo da palavra hebraica para "profeta", "navi" ou "nabi". Os humanos gananciosos não são capazes de perceber como os Na'vi são seres em contato com a deusa cósmica. Os índios de Pandora são profetas da deusa. O personagem humano principal é paraplégico, mas ao se tornar um Na'vi recupera as pernas: eis a metáfora da condição humana vista pelas lentes do romantismo degenerado. Somos uns aleijados em comparação aos belos índios místicos donos da verdade cósmica. E qual é essa verdade? Que a natureza é um grande cérebro pensante e que devemos nos dobrar a ela porque assim a vida será bela. Meu Deus, como ter paciência com esses aleijados mentais? Ninguém leu Darwin? Ninguém nunca observou a natureza de perto? Nunca sentiu o odor de sua violência? Numa cena, nosso herói escapa de uma fera. Esta mesma fera se oferecerá em seguida como montaria dócil para a heroína Na'vi a fim de combater os humanos gananciosos. Hipótese do filme: se um leão come a cabeça de uma mulher, isso é "bem cósmico", mas diante da ganância humana, ele se oferecerá como montaria dócil e fará discernimento entre sua crueldade "do bem" e a "maldade humana". Noutra cena, na qual a heroína Na'vi salva o mocinho, ela dirá: "Eu tive que matar essas belas criaturas porque você fez barulho". Moral da história: se você não respirar e não andar, a natureza o amará pra sempre. Caso apareça um porco capitalista, os leões virarão gatinhos. Só um idiota pensaria isso". Luiz Felipe Pondé, crítico da Folha SP.

terça-feira, 5 de janeiro de 2010

PRECONCEITO AO SAPO BARBUDO (21)

CAÇA-FANTASMAS:
GRUPELHOS ESPALHAM INVERDADES APÓS LEI PARA INVESTIGAR CRIMES DA ÉPOCA DA DITADURA MILITAR
Parem as rotativas, algo de novo no submundo das admoestações ao Estado de Direito anda em curso, naquilo que denomino “Porões do Lado Sórdido da Nação”. Grupos, grupelhos e pessoas investem contra o Governo Federal por causa de uma atitude das mais dignas dos últimos tempos. Na semana passada, a Secretaria Nacional dos Direitos Humanos publicou um Decreto, assinado pelo presidente Lula e entre outras providências, instituía uma Comissão Nacional para investigar crimes contra os Direitos Humanos cometidos durante o regime militar. Nada mais justo que isso ocorra, uma vez que estamos ficando até mal visto pelos outros países latinos (Uruguai, Argentina, Chile e Paraguai) que, assim como nós, estiveram sob governos autoritários, despóticos e inconstitucionais e já puniram os excessos dos que promoveram quarteladas. Aqui, num acordo para apaziguar os fardados, foi promulgada uma Anistia “Ampla, geral e irrestrita”, que mais dia menos dia, precisaria ser mesmo revista. Afinal, os que cometeram todas aquelas barbaridades, investidos pelos cargos que possuíam foram inocentados e não mais se sentariam no banco dos réus. É simples, como podem ficar isentos de punição, se nem devolver os corpos dos muitos que foram trucidados eles consentem? Seria o mínimo e não aceitam sequer discutir isso. Então que respondam e paguem pelos seus erros. Pegar em armas e combater as atrocidades perpetradas por aqueles golpistas era o mínimo que qualquer pessoa sensata poderia fazer. E os que fizeram enfrentaram uma guerra, com muita gente morta de forma indevida, aliás como em toda e qualquer guerra. Lamentável e inadmissível é presenciar a divulgação de inverdades divulgadas por um “bando” de irresponsáveis, que não fazem a mínima questão de fazer algo fundamentado na verdade. Querem é confundir e criar uma situação de conflito. Ela não existe e não existirá. Militares ou quem quer que seja tem que estar sob o tacão da lei e submetidos à ela. Tão simples. Pois, cumpra-se a lei.

Começam a circular via internet documentos mentirosos e perigosos, pregando algo já ocorrido no passado, o desrespeito à legalidade. Aquela ficha falsa da ministra Dilma, que a Folha SP publicou e depois ficou comprovada ser forjada está sendo distribuida novamente. Fotos de gente morta do lado de lá com a vinculação do nome da ministra, como se tivesse participado das execuções, ao lado de uma estrela do PT, que nem existia na época. Artigos e mais artigos, puro jogo de cena tendo como cenário algo muito simples: estão com medo de enfrentar os tribunais e pagar pelo mal que cometeram, pelos excessos e pela irresponsabilidade de uns que podiam tudo e mais um pouco. Lacaios, paus mandados fazem o jogo sujo de distribuição e propagação desse sórdido material. Acho pouco a ida deles todos aos tribunais e que demonstrem lá a participação ou não nos atos espúrios. Não podemos mais adiar a punição pelos crimes cometidos contra toda uma Nação. Não devemos ter medo desse passado e de enfrentar quem propiciou um dos momentos mais vergonhosos de nossa história. Parabéns à Lula e, principalmente a Franklin Martins, ministro da Comunicação Social e Paulo Vanucchi, titular da Secretaria Nacional de Direitos Humanos. Era chegado o momento de restabelecermos a verdade e dignificarmos quem realmente lutou contra um Governo despótico e quem foi o verdadeiro algoz do povo brasileiro. Não tenhamos medo de denunciar quem divulga e propaga documentos falsos e inverdades. Assim como ocorrerá novos julgamentos para todos os algozes, vamos expor os nomes dos irresponsáveis divulgadores de propagandas mentirosas. Se assim não ocorrer eles continuarão nesse sórdido papel de propagadores do mau agouro. Só nesta semana, relacionei muitas cartas publicadas em jornais e três emails com esse conteúdo. Pessoalmente eu me envergonharia de ser propagador de algo mentiroso, pois tenho por princípio checar tudo o que repasso para a frente.

segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

UMA ALFINETADA (63)

AS FRASES DO ANO DE 2009 DA AGENDA DO HPA - publicado na edição d'O ALFINETE de amanhã, 05/01
Como faço todos os anos por aqui, meu primeiro texto do ano é algo que retiro de minha agenda. No cabeçalho dela vou anotando as frases mais significativas que leio por aí e agora escolho algumas e envio como texto de início de ano. É minha forma de desejar um bom ano para todos (as), com reflexões variadas e múltiplas:

- “Não nasci para aceitar as coisas como elas se apresentam. Quem nos salvará da seriedade? Nenhum monopólio jamais foi capaz de aceitar uma brincadeira”, escritor Júlio Cortazar (1914/1984).
- “Já vivemos sufocados pela ditadura, hoje vegetamos na dita mole”, Aldir Blanc no livro Guimbas.
- “Tem gente que é tão pobre, tão pobre, tão pobre que só tem dinheiro”, Elke Maravilha, citando frase de Pedro de Lara.
- “O Brasil é o único país onde prostituta tem orgasmo, cafetão tem ciúme, traficante é viciado e pobre é de direita”, cantor Tim Maia, em 1990.
- “A gente morre para mostrar que viveu”, João Guimarães Rosa (1908/1967).
- “Nem toda crítica a Israel é antissemitismo. Minha ira é dirigida ao governo israelense, não aos judeus”, Recip Erdogan, primeiro ministro turco.
- “Sempre imaginei que o paraíso fosse uma espécie de livraria”, escritor Jorge Luis Borges.
- “A burocracia é um sistema gigantesco gerido por pigmeus”, Balzac.
- “O historiador não é aquele que sabe. É aquele que procura”, historiador francês Lucien Febvre.
- “Não tenho tempo pra mais nada, ser feliz me consome muito”, Clarice Lispector.
- “Se você não se atrasar demais, posso te esperar por toda a minha vida”, Oscar Wilde.
- “Nunca chamem ninguém de senhor, porque ninguém é senhor de ninguém”, Carlos Lamarca.
- “A esquerda quando começa a contar dinheiro, vira direita”, Carlito Maia.
- “Quanto mais os frutos do conhecimento se tornam acessíveis aos homens, mais acelerado é o declínio da crença religiosa”, Sigmund Freud.
- “Não case por dinheiro, há empréstimos bem mais baratos”, Marta Suplicy.
- “A universidade precisa ser pintada de preto, de mulato, de trabalhador, de camponês”, Che Guevara em 1959, na Universidade de Santiago, Chile.

HPA, 49 anos, professor e anotador de frases múltiplas e variadas, como essa: “A gente vai contra a corrente” - Chico Buarque.

domingo, 3 de janeiro de 2010

ARTIGO NO JORNAL BOM DIA (54) E INÍCIO DO ANO COM MÚSICA, DE PREFERÊNCIA LATINA

“DNA” LATINO – publicado na edição do jornal diário BOM DIA, edição de 02/01/2010
Sinto-me cada vez mais como um verdadeiro latino e assim sendo, um elemento estranho dentro do Brasil. É que por sermos o único país entre os da América do Sul e Central a não falar a linha espanhola nos sentimos distante dos vizinhos. Esse tamanhão continental nos torna meio que com aquele ar besta de superioridade, dando mais valor para as coisas lá do Norte. Somos o país mais rico entre os latinos e na contra-mão dos demais. Não fosse por esse último governo, poderíamos estar numa posição nada confortável de total submissão e dependência aos EUA. Devemos essa a Lula e seu Governo. Saímos da letargia e da Alca. Hoje mantemos posição de liderança no Mercosul. Percebo gente contrariada pelo país ajudar países com menos recursos ao invés de bancar o algoz, o imperialista. Com Lula olhamos todos como irmãos e não como rivais, adversários e até inimigos. Porém, comparando nossa disposição de ir à luta, do povo se revoltar, brigar por seus direitos, enfrentar os poderosos, estamos em desvantagem. Só o fato dos demais falarem o idioma espanhol, sangue mais quente, parece ser um grande diferencial. Por toda América ainda vicejam movimentos de resistência. O único aqui a rivalizar com o poder é o MST e sofre brutal e constante demonização. Mino Carta, um dos maiores jornalistas desse país, repete algo a revelar um pouco disso: “Falta sangue em nossa história”. Acrescento, disposição de luta e conscientização das massas. Falta-nos um DNA latino.

Seleção de músicas populares do mundo, feita por Jacob David Blinder, recebida via e-mail de Paschoal Macariello:
1 - Beth Carvalho BRASIL e Mercedes Sosa - ARGENTINA - Só peço a Deus -
http://www.youtube.com/watch?v=hDMcH0kkvEI
2 - Ali Primera - VENEZUELA - Yankee go home
http://www.youtube.com/watch?v=WXvPMukLe68&feature=related 3 - Geraldo Vandré - BRASIL - Canto Geral
http://www.youtube.com/watch?v=uy7kTTZe0m8&feature=related
4 - Leon Gieco - ARGENTINA - Cinco siglos igual imperdible
http://www.youtube.com/watch?v=Rrxiy3dOnfg&feature=related
5 - Quilapayún - CHILE - Qué culpa tiene el tomate
http://www.youtube.com/watch?v=UdYX8fE3vHA
6 - Nathalie Cardone - CUBA - Comandante Che Guevara Hasta Siempre
http://www.youtube.com/watch?v=SSRVtlTwFs8&feature=related
7 - Silvio Rodriguez - CUBA - Ojala
http://www.youtube.com/watch?v=u80ocuvZxmY
8 - MEXICO: ¡El pueblo unido jamás será vencido!
http://www.youtube.com/watch?v=_uCC-venMtU&feature=related
9 - Carlos Mejía Godoy - NICARAGUA - Nicaragua Nicaraguita -
http://www.youtube.com/watch?v=yp7-nWslZe0
10 - Silvio Rodriguez - CUBA - Cancion urgente para Nicaragua
http://www.youtube.com/watch?v=_Zq_hP4w0JY&feature=related
11 - John Lennon - INGLATERRA - Give Peace A Chance
http://www.youtube.com/watch?v=I-NRriHlLUk&feature=PlayList&p=78F076349161A66F&playnext=1&playnext_from=PL&index=10
http://www.youtube.com/watch?v=D1YEJk5WtZE&feature=PlayList&p=78F076349161A66F&index=0
12 - Leonard Cohen - CANADÁ - Dance Me to the End of Love
http://www.youtube.com/watch?v=Y_PIadFsvDk&feature=fvst
OBS.: O da foto ao alto sou eu, envergando uma camiseta em defesa de um dos mais legítimos movimentos guerrilheiros da América Latina, as FARC, que nossa mídia insiste em denominar de terroristas. Hoje, na Feira do Rolo, muitos fizeram cara de poucos amigos, mas outro tanto, positivaram com o dedo. Tô com eles e não abro.

"Amigas e amigos, Lembranças para um amigo !
Foi com está chamada tão singela, que recebi do meu querido amigo do Rio, o grande músico e maestro Haroldo Goldfarb, este link com ele ao piano e duas lindas canções, onde toca em algum lugar do Rio de Janeiro no último Reveillon. Essa é a história dos grandes músicos deste País ! Maestro, talentoso tocando lindo, enquanto o povo da festa conversa sem perceber ou não, a beleza da música, do artista. Na realidade, as pessoas foram convidadas para participarem de uma festa e o músico para fazer um fundo musical, dando mais colorido à festa. Mas, enquanto isso, a Globo, faz o Show da virada com gente medíocre que se diz "artista", para um povo embascado". Haroldo passou por aqui há três anos atrás, tocando ao lado do amigo Tito Madi, no primeiro show da Série “Grandes Nomes”, lá no Alameda. Saudades dele e da esposa, a cantora Gerli (tenho um lindo CD deles tocando e cantando só canções de Paulinho Tapajós) e da hospitalidade lá na casa deles, no começo da ladeira da rua Santa Clara, em Copacabana. Clique no link e ouçam: http://www.youtube.com/watchv=yW6m99YaAN4

sábado, 2 de janeiro de 2010

UM COMENTÁRIO QUALQUER (59)

PRESENTE DAS TREVAS, A TÍTULO DE QUE? e NÃO QUERO MAIS SER EVANGÉLICO
Durante um certo tempo travei um debate acalorado com o pastor Celso Luis Santos Fonseca, da IBCM – Igreja Batista Cristã Missionária, de Pirajuí, depois Bauru e hoje na África Ocidental. Ele escrevia semanalmente no semanário O Alfinete e nossas posições sempre foram um tanto antagônicas. Educadamente, o “pau comia solto”, eu com meus argumentos, ele com os dele. Hoje na África, raramente trocamos e-mails, mas o fazemos e a discussão continua. Recebo dele algo que abomino, um texto relacionando o presidente Lula ao diabo (que não acredito existir), com tridente e tudo. O título, “Presente das Trevas”, assinado por Júlio Severo, destila o ódio de alguns por posições progressistas de um governo popular. Leiam o texto na íntegra:
http://www.midiasemmascara.org/artigos/direito/10629-presente-das-trevas.html . O grande problema, para ele, é que com a posição do Governo, as igrejas perdem fiéis e assim sendo, caem os lucros. Pra mim, ótimo, pois a população pressionando o Governo por mudanças sociais e igualitárias, faz com que cada vez mais, um número maior de pessoas passe a pensar por conta própria e assim sendo, ocorre um natural distanciamento de algumas igrejas. Na insanidade do texto, chegam a afirmar que o atual Governo é “pervertido”. Quando leio algo assim não me seguro nas calças e provoco, instigo, como o fiz, questionando o pastor: “Na Bíblia encontramos o lado que queremos enxergar, qualquer situação é transformada conforme a conveniência de quem a usa. Ela permite tudo, até demonizar as pessoas”. Celso retruca: “até que se aplica muito bem para esse governo em muitas outras áreas como por exemplo a corrupção”. Caolha observação, pois não enxerga nada nos governos anteriores, pelos quais, suponho, quer o retorno. Conclui ele com: “Você é uma pessoa feliz porque interpreta tudo ao seu redor como quer. Os petistas continuam sendo petistas depois desse governo subserviente aos dragões do mundo financeiro? Falando nisso, você ainda é do PT? E a Bíblia, você já leu?”. Respondi com novas argumentações, não respondidas por ele: “Esse foi o governo menos corrupto comparando com os anteriores e a revolta é com este. Seria porque ele se volta para o social, tenta conscientizar mais as massas e assim sendo, menos gente acreditando em diabos, demos, pecados e dízimos? A Bíblia permite essa interpretação porque foi escrita, reescrita e continua o sendo na boca de gente nas praças e púlpitos. Ouço cada absurdo que coraria até o senhor, um pastor. Gente a renegar a ciência e só não me descabelo porque já tenho poucos cabelos no cocoruto. Subserviência desse governo aos dragões do capital e justamente nesse não estamos mais de pires na mão, somos ouvidos, respeitados e quitamos a dívida externa. Isso foi tão ruim assim, meu caro pastor?". Indiquei também que lesse "Caim", do Saramago, só para diversificar um pouco, sair do marasmo. Odeio gente misturando alhos com bugalhos. Tenho comigo que as igrejas de hoje, todas elas, são meros comércios (imensamente lucrativo, por sinal) e assim sendo, precisam pagar impostos como todas as demais firmas legalmente estabelecidas.

Junto a essa discussão poderia acrescentar dois textos publicados recentemente no Jornal da Cidade aqui de Bauru. Na primeira o pastor da Igreja Batista Bereana e presidente do Conselho de Pastores Evangélicos de Bauru, Edson Valentim de Freitas Filho, publica um arrazoado em 24/11/2009 com o título, "A título de quê?", maldizendo as conquistas sociais de todos os regimes ditos socialistas e tascando-lhe algo como uma praga pela existência e por distanciarem fiéis do caminho do dízimo. Para ele e para todos os outros, tudo o que distancia o homem das igrejas é algo abominável. E justifica, ao seu bel prazer, segundo sua conveniência, o mesmo discurso que deve pregar nos púlpitos. Leiam seu texto: www.jcnet.com.br/detalhe_opiniao.php?codigo=171088 . Na sequência um outro, também pastor, Gilson Souto Maior Junior, pastor sênior da Igreja Batista do Estoril e professor de Antigo Testamento e Hebraico da Faculdade Teológica Batista de Bauru - Fateo, publica o texto EM 12/12/2009, "Não quero mais ser evangélico". Leiam aqui: http://www.jesussite.org/acervo.asp?Id=1418 . Esse mais inteligente, mas aproveitando-se da situação, renega algo e logo a seguir cai de joelhos. Puro jogo de cena. Algo lamentável na religião e a se repetir cada vez mais. Posso viajar nesse tema, prolongar 'ad eternum' a discussão, mas prefiro fazê-la nos Comentários, se acharem conveniente. Estou à disposição para o que der e vier.

sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

FRASES DE UM LIVRO LIDO (32)

NAVEGAÇÃO DE CABOTAGEM – JORGE AMADO
Existem livros que você acaba gostando mais do que outros. Esse um deles. Li quase todos do Jorge Amado e o “Navegação de Cabotagem” (editora Record 1992), um catatau de 640 páginas, relatando “apontamentos para um livro que jamais escreverei”, trata-se de breves relatos, trechos vividos sem ordem cronológica, mas todos saborosos e com a visão de mundo do escritor baiano e comunista. Ainda do livro, ele mesmo resume tudo numa curta frase: “Trata-se, em verdade, da liquidação a preço reduzido do saldo de miudezas de uma vida bem vivida”. Curtam as frases que fui grifando quando o li pela primeira vez, em 1994. Tudo é muito saboroso no texto de Jorge, algo inebriante para começar bem um novo ano:

- “não há flor bonita em campo-santo”.
- “Minha honra e meu orgulho consistem em saber, de certeza absoluta, que num regime comunista, numa sociedade socialista, jamais, jamais, nunca jamais, um preso poderá ser submetido à tortura: intelectual, moral, muito menos física. Meu espanto, meu pasmo provoca chalaça, debocham de minha santa ingenuidade, devo ser o último dos idiotas, quem não sabe que a tortura come solta?”.
- “...amigo é para as coisas difíceis, para as fáceis não faz falta a amizade”.
- “Pensar pela própria cabeça custa caro, preço alto. Quem se decidir a fazê-lo será alvo de patrulhamento feroz das ideologias, as de direita e as de esquerda e as volúveis: há de tudo, e todas implacáveis. Ver-se-á acusado, xingado, caluniado, renegado, posto no pelourinho, crucificado. Ainda assim vale a pena, seja qual for o pagamento, será barato: a liberdade de pensar pela própria cabeça não tem preço que a pague”.
- “...ao se ver à venda objeto que se deseja comprar, deve-se comprá-lo de imediato. Deixar para depois, para mais adiante, corre-se o perigo de nunca mais encontrar o que tanto se queria possuir”.
- “...para mim esses panos que as mulheres amarram no peito para esconder e deformar os seios são peitorais medievais e na maioria feios. (...) Os seios devem viver soltos sob o vestido, a blusa, a bata. (...) Soltos sob o vestido, ainda mais desejáveis do que na exibição do top-less”.
- “...o grande homem pode diminuir em anão quando o vírus do mando – ainda que seja nesga ínfima do poder absoluto – lhe invade o sangue e lhe atinge o coração. (...) Mais além da merda chegaremos à relva de flores, ao rio de águas puras, à decência do homem”.
- “...artigo positivo ninguém perde tempo e selo de correio com envio e comentário”.
- “Um escritor que se preza não escreve para obter prêmios e, sim, para se comunicar, dizer e refletir, considerar, compreender, recriar a vida, servir ao homem”.
- “ Sou deveras incompetente, inepto, a lista das coisas que todo mundo sabe fazer e eu não sei é longa. Aqui inscrevo apenas alguns exemplos: não sei dançar, assoviar, nadar, multiplicar, dividir por mais de dois números, empregar os verbos, pronunciar corretamente, dirigir automóvel (mas já soube andar de bicicleta com razoável equilíbrio). Não sirvo pra grande coisa”.
- “Entre libertador e conquistador a distância é pequena, não cabe um passo de soldado”.
- “...a adaptação de um romance para qualquer outro meio de comunicação é sempre uma violência contra o autor”.
- “...o medo leva a misérias, a baixezas: o medo e as gorjetas”.
- “Nada mais cansativo, mais estafante, mais terrível do que as reuniões ditas sociais, coquetéis, recepções, jantares, festinhas, outras chatices semelhantes. A obrigação de ser inteligente, os convidados esperando as frases de efeito... Fico apavorado se não tenho jeito de escapar... Emburreço por completo, dá-me aquela inibição, emudeço, perco o dom da fala, ainda mais parvo que no dia-a-dia”.
- “...não sei de prazer maior que o de ler poesia com a namorada, em conluio”.
- “Gosto demais da palavra amigação, usada para nomear o que o código de família denomina concubinato, tenho aversão à palavra concubinato, má e feia, filha do preconceito e da discriminação”.
- “No Brasil, o sucesso é ofensa pessoal. A inveja, a calúnia, a salafrarice são dogmas das elites, prática da inteligentzia; do povo são o louvor e o bem-querer”.
- “...os melhores e os piores homens que conheci e com quem tratei militaram nas fileiras comunistas, os mais dignos, os mais sórdidos”.
- “...se piso na lama, limpo os pés, sigo adiante. (...) Todos nós sabemos quem no Brasil significa o progresso, revolução, quem é o atraso, palavrório, reacionarismo em todas as latitudes das doutrinas, à direita e à esquerda”.
- “De letra se deve tirar cadeia e exílio, bancar o herói não paga a pena”.
- “Foi válida a luta que nos coube lutar por mais grosseiros e terríveis tenham sido os erros cometidos”.
- “Em tão longa e difícil travessia quem não se fere e não se suja?”.
- “...a carga dos mortos que carregamos no cangote pesa e cansa, nossos mortos, homens e bichos, não faço distinção. (...) As palavras não curam o reumatismo”.
OBS.: Passo por um dissabor muito grande com meu exemplar do "Navegações...". O livro foi invalido e ultrajado por famintos cupins de terra, que profanaram uma de minhas estantes, causando furos de fora a fora nas suas mais de 600 páginas. Antes do descarte, transcrevo as frases grifadas e saio, a partir de amanhã, em busca de novo exemplar para preencher o espaço, o vazio deixado. Como é difícil para mim descartar um livro. Ele permanece dias dentro de um saco plástico e uma dó imensa me acomete até o momento do desenlace final, que ainda não tive coragem de fazer. Vou remediando, criando coragem e assim sendo, continuo a folhear suas furadas páginas. Me comem os livros e nem o lêem, uma pena!