domingo, 3 de janeiro de 2010

ARTIGO NO JORNAL BOM DIA (54) E INÍCIO DO ANO COM MÚSICA, DE PREFERÊNCIA LATINA

“DNA” LATINO – publicado na edição do jornal diário BOM DIA, edição de 02/01/2010
Sinto-me cada vez mais como um verdadeiro latino e assim sendo, um elemento estranho dentro do Brasil. É que por sermos o único país entre os da América do Sul e Central a não falar a linha espanhola nos sentimos distante dos vizinhos. Esse tamanhão continental nos torna meio que com aquele ar besta de superioridade, dando mais valor para as coisas lá do Norte. Somos o país mais rico entre os latinos e na contra-mão dos demais. Não fosse por esse último governo, poderíamos estar numa posição nada confortável de total submissão e dependência aos EUA. Devemos essa a Lula e seu Governo. Saímos da letargia e da Alca. Hoje mantemos posição de liderança no Mercosul. Percebo gente contrariada pelo país ajudar países com menos recursos ao invés de bancar o algoz, o imperialista. Com Lula olhamos todos como irmãos e não como rivais, adversários e até inimigos. Porém, comparando nossa disposição de ir à luta, do povo se revoltar, brigar por seus direitos, enfrentar os poderosos, estamos em desvantagem. Só o fato dos demais falarem o idioma espanhol, sangue mais quente, parece ser um grande diferencial. Por toda América ainda vicejam movimentos de resistência. O único aqui a rivalizar com o poder é o MST e sofre brutal e constante demonização. Mino Carta, um dos maiores jornalistas desse país, repete algo a revelar um pouco disso: “Falta sangue em nossa história”. Acrescento, disposição de luta e conscientização das massas. Falta-nos um DNA latino.

Seleção de músicas populares do mundo, feita por Jacob David Blinder, recebida via e-mail de Paschoal Macariello:
1 - Beth Carvalho BRASIL e Mercedes Sosa - ARGENTINA - Só peço a Deus -
http://www.youtube.com/watch?v=hDMcH0kkvEI
2 - Ali Primera - VENEZUELA - Yankee go home
http://www.youtube.com/watch?v=WXvPMukLe68&feature=related 3 - Geraldo Vandré - BRASIL - Canto Geral
http://www.youtube.com/watch?v=uy7kTTZe0m8&feature=related
4 - Leon Gieco - ARGENTINA - Cinco siglos igual imperdible
http://www.youtube.com/watch?v=Rrxiy3dOnfg&feature=related
5 - Quilapayún - CHILE - Qué culpa tiene el tomate
http://www.youtube.com/watch?v=UdYX8fE3vHA
6 - Nathalie Cardone - CUBA - Comandante Che Guevara Hasta Siempre
http://www.youtube.com/watch?v=SSRVtlTwFs8&feature=related
7 - Silvio Rodriguez - CUBA - Ojala
http://www.youtube.com/watch?v=u80ocuvZxmY
8 - MEXICO: ¡El pueblo unido jamás será vencido!
http://www.youtube.com/watch?v=_uCC-venMtU&feature=related
9 - Carlos Mejía Godoy - NICARAGUA - Nicaragua Nicaraguita -
http://www.youtube.com/watch?v=yp7-nWslZe0
10 - Silvio Rodriguez - CUBA - Cancion urgente para Nicaragua
http://www.youtube.com/watch?v=_Zq_hP4w0JY&feature=related
11 - John Lennon - INGLATERRA - Give Peace A Chance
http://www.youtube.com/watch?v=I-NRriHlLUk&feature=PlayList&p=78F076349161A66F&playnext=1&playnext_from=PL&index=10
http://www.youtube.com/watch?v=D1YEJk5WtZE&feature=PlayList&p=78F076349161A66F&index=0
12 - Leonard Cohen - CANADÁ - Dance Me to the End of Love
http://www.youtube.com/watch?v=Y_PIadFsvDk&feature=fvst
OBS.: O da foto ao alto sou eu, envergando uma camiseta em defesa de um dos mais legítimos movimentos guerrilheiros da América Latina, as FARC, que nossa mídia insiste em denominar de terroristas. Hoje, na Feira do Rolo, muitos fizeram cara de poucos amigos, mas outro tanto, positivaram com o dedo. Tô com eles e não abro.

"Amigas e amigos, Lembranças para um amigo !
Foi com está chamada tão singela, que recebi do meu querido amigo do Rio, o grande músico e maestro Haroldo Goldfarb, este link com ele ao piano e duas lindas canções, onde toca em algum lugar do Rio de Janeiro no último Reveillon. Essa é a história dos grandes músicos deste País ! Maestro, talentoso tocando lindo, enquanto o povo da festa conversa sem perceber ou não, a beleza da música, do artista. Na realidade, as pessoas foram convidadas para participarem de uma festa e o músico para fazer um fundo musical, dando mais colorido à festa. Mas, enquanto isso, a Globo, faz o Show da virada com gente medíocre que se diz "artista", para um povo embascado". Haroldo passou por aqui há três anos atrás, tocando ao lado do amigo Tito Madi, no primeiro show da Série “Grandes Nomes”, lá no Alameda. Saudades dele e da esposa, a cantora Gerli (tenho um lindo CD deles tocando e cantando só canções de Paulinho Tapajós) e da hospitalidade lá na casa deles, no começo da ladeira da rua Santa Clara, em Copacabana. Clique no link e ouçam: http://www.youtube.com/watchv=yW6m99YaAN4

Um comentário:

Mafuá do HPA disse...

Cometi uma falha aqui e quero corrigir. Ganhei a tal camiseta de apoio à FARC do Marcão, meu amigão de todas as horas, que já viajou comigo para Buenos Aires só para vermos o Chávez e passeamos por Cuba por 19 inesquecíveis dias. A camiseta foi presente para ele, mas não coube naquele corpanzil todo e veio a caber no meu. Não citei isso no texto e o faço aqui e agora.

Henrique - direto do mafuá