quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

ALGO DA INTERNET (27)

O QUE VAI ROLANDO NA MINHA CAIXA DE E-MAILS
Fausto Bergocce, o famoso cartunista saído aqui de pertinho, Reginópolis para o mundo, estará na região no final do mês para lançamento de uma exposição de caricaturas, só com pessoas do seu pedação caipira, sua cidade natal, que ele não cansa de divulgar, como uma espécie de embaixador não oficial reginopolitano. Da última vez que passou por aqui deixou uma linda caricatura minha, que estou emoldurando e fixando aqui no mafuá. Ontem ao abrir minha caixa de e-mails outra surpresa. Acalentamos um plano (ou seria sonho?) de viajar juntos no final do ano, com um roteiro passando por Peru e Colômbia. Coisa de mochileiro. Ele já verifica custos e me envia uma charge sobre o tema, só para colocar mais lenha na fogueira. Não vai ser fácil, pois o Marcos Paulo me instiga para voltarmos à Cuba e Fausto quer caminhar pelos Andes. Toparia ambos roteiros, porém algo me inquieta: teria recursos para tanto? Ao trabalho, incessante e sem tréguas, do contrário... Adesões são bem vindas.

O presidente Lula e sua esposa, Marisa ficaram alguns dias em férias num reduto baiano, tranquilos e fazendo o que todos gostamos de fazer no pleno gozo desses dias: nada. E por que não poderia fazê-lo, afinal todos somos merecedores de uns dias de descanso? Paparazzi são um inferno nesses dias e lá estavam de forma incessante em busca de uma foto do presidente nos seus momentos de intimidade. Conseguiram uma e fizeram "merda" com a sua exposição. Lula e Marisa a caminho da praia, ele carregando na cabeça um isopor (foto do jornal O Globo RJ). Choveram protestos e até um indignado fazendo suposições do conteúdo da tal caixa. No título da matéria algo besta: " A farofa do Lula". Eu me atrevo a dizer, cervejinha gelada e da boa. Agora, digo mais, o que temos a ver com isso? Nada e é dessa forma que devemos encarar a questão. Não deixam o homem descansar em paz nem nesses dias. E agora começam a pipocar e-mails preconceituosos num velho estilo detestável por qualquer gente sensata.

Essa eu dei risada, apesar da coisa ser séria. Era mais ou menos assim: "outro dia, entrei num supermercado para comprar orégano e adquiri uma embalagem (saquinho) do produto, contendo 3g , ao preço de R$ 1,99 . Normalmente esse tipo de produto é vendido nos supermercados em embalagens que variam de 3g a 10g . Cheguei em casa e resolvi fazer os cáculos e constatei que estava pagando proporcionalmente, $ 663,33 pelo kg do produto. Será que uma especiaria vale tudo isso ?? VEJAM O ABSURDO: Você sabe o que custa quase R$ 13.575,00 o litro? Resposta: TINTA DE IMPRESSORA ! VOCÊ JÁ TINHA FEITO O CÁLCULO? Veja o que estão fazendo conosco! Aí, veio a "Grande Sacada" dos fabricantes: oferecer impressoras cada vez mais e mais baratas, e cartuchos cada vez mais e mais caros . Uma HP DJ3845 é vendida, nas principais lojas, por aproximadamente R$170,00. A reposição dos dois cartuchos (10 ml o preto e 8 ml o colorido), fica em torno de R $ 130,00. Os fabricantes fingem que nem é com eles; dizem que é caro por ser "tecnologia de ponta". Para piorar, de uns tempos para cá passaram a DIMINUIR a quantidade de tinta (mantendo o preço). Um cartucho HP, com míseros 10 ml de tinta, custa R$ 55,99. Isso dá R$ 5,59 por mililitro. Veja só: R$ 13.575,00 por um litro de tinta colorida. Ou seja, um assalto!". Achei mais do que justo e não havia reparado nisso.

Publiquei dias atrás uma carta enviada para o Jornal da Cidade sobre o paradeiro dos chargistas do jornal, o Fernando (que voltou hoje, vi lá uma nova charge dele) e do Nicolielo, meu querido amigo, sosia do Hemingway e um dos mais vibrantes traços brasileiros. Lá de Nova Europa, seu esconderijo, ao lado do alambique da família, fica sabendo de minha carta e me envia uma resposta: "Sim, sai definitivamente, sem me falarem nada. Daí, telefonei para o financeiro, porque não estavam me pagando e disseram que, a partir do dia 30 de novembro, não precisaria mandar mais trabalhos. Abraços, Nicolielo. PS- Vou aí nesse fim de mês para acertarmos a exposição lá no Templo. Abraços". Foi só e isso sai aqui sem mágoas ou ressentimentos, ciclos se encerram. Eu continuarei navegando pelo traço do véio Nico, no site do Luciano Pires, http://www.lucianopires.com.br/. Lá é só procurar numa lista imensa de colunistas, um com o nome de Nicolielas. Pronto, as charges do maestro vão surgir diante de nossos olhos. E em breve uma exposição dos seus trabalhos lá no Templo, do amigo Fernando.

5 comentários:

Anônimo disse...

querido hpa
me divirto por aqui lendo o seu texto a cada dia. eu planto orégano. não sei se conseguirei manter minha horta de especiarias no apartamento na nova terrinha. tentarei. gostei muito das possibilidades de rever o templo com outros olhos. não sou exatamente mochileira, mas posso ser uma malinha ao longo da américa latina. beijos da ana bia

Anônimo disse...

Que pena pelo Nicolielo. Sentirei falta de seu traço nas páginas do Jornal da Cidade.

Paulo Lima

Anônimo disse...

É duro pra elite ter que engulir um presidente que foi rejeitado varias vezes por ter vindo da mais explicita miséria,
A sua competencia o faz reconhecido em todo o mundo como o melhor que o pais ja teve em materia de presidente, porem a sua sensibilidade o leva ao ponto de reconhecer que moradores de rua tem direito a uma graninha, isso corroe os que tem mesa farta a custa da mais valia.
e para relembrar o tempo de farofeiro do abc vai á praia e leva na cabeça um isopor quando o "normal" para essa elite, é que os serviçais o façam.

um abraço

Lázaro Carneiro

Anônimo disse...

essa manhã acordei e fiquei "jiboiando" alguns minutos(afinal é sábado...)e veio a minha mente a imagem do presidente carregando a caixa de isopor na cabeça e pensando q ele poderia ter quantas pessoas ele quisesse para fazer muitas coisas por ele...pq é tão dificil aceitar um presidente sensivel,q já viveu tantas situações como nós "simples mortais",q se debulha em lágrimas e mostra toda sua emoção qdo seu pais é escolhido como sede das olimpíadas,q se permite ser ele mesmo e cre ser isso normal,um homem fantástico q nos trouxe o orgulho de ser brasileiros e nós mesmos,q é reconhecido no mundo inteiro como o nosso melhor presidente e líder da América Latina...q fez esse mesmo mundo inteiro olhar pra cá e nos respeitar,valeu acreditar!!

Anônimo disse...

Olá Henrique, minha viagem a Buenos Aires, está sendo adiada ( creio que irei durante o Carnaval ), alguns problemas familiares estão forçando esse adiamento.
Então, antes disso a gente irá se ver em Bauru ( acho que lá pelo dia 27/01 ) e tomar umas no bar Brecha, pois terei de passar por aí para divulgação da Exposição em Reginópolis, depois irei pra minha cidade para abrir a mostra no sábado ( 30/01). E por falar nisso...aquele releese, tá no forno??? Eu entrei em seu blog e vi o texto sobre nossa viagem...por favor, prefira os Andes e deixe Cuba pra uma outra jornada!!!!
É isso, abraços do Fausto.