domingo, 10 de janeiro de 2010

RETRATOS DE BAURU (73)

RAFAEL ANTONIO, UM NARRADOR VIBRANTE E DIFERENCIADO
Rafael Antonio é um dos mais vibrantes narradores esportivos da nova geração. Ouvir futebol ou basquete pela voz emocionada do Rafa, como também é chamado, é estar ali dentro do campo ou da quadra, mesmo a quilômetros de distância. Uso um bordão para ir mais longe: é a maior esperança dentro da narração esportiva atual. Sai da mesmice atual, tanto que o acompanho onde estiver narrando e isso já faz um certo tempo. Já trabalhou dentro de quase todas as equipes esportivas na cidade, tendo começado, se não me engano, na Jovem Auri-Verde. Rodou por aí e já atuou numa espécie de cooperativa de narração, que é quando é contratado para fazer narração de um jogo para uma emissora distante. Viajou muito por causa disso e me lembro de tê-lo ouvido numa dessas rádios de muito longe, transmitindo se não engano o América carioca, lá no subúrbio carioca, no estádio de Edson Passos. Sua atuação jornalística não se limita ao esporte, tendo também trabalhado em equipes televisivas, atuando em reportagens gerais. Sua última incursão foi na TV Band e hoje sua voz está a serviço de algo inusitado, na equipe esportiva da rádio Band AM (horário locado), dividindo espaço com a falação loteada para os evangélicos. Eu, cansado de ver interrompido uma narração para o início do programa dos “crentes”, quando em casa, ouço só pela internet, no http://www.jornadaesportiva.com.br/ . Vivencio sua luta para continuar empunhando o microfone, nessas adversidades da vida esportiva interiorana, tanto que lá no site, um recadinho deixa um alerta de como andam as coisas no momento: “Atenção: Não estamos mais retransmitindo o programa ‘Esporte & Notícia”, da rádio Bandeirantes (AM 1160) de Bauru, pelo mesmo não fazer mais parte da programação da emissora”. Hoje, ouvindo a emocionada transmissão do basquete (ganhamos o 4º jogo de São José aqui), Guerrinha, o técnico do time, ciente dos problemas dessa única equipe a transmitir os jogos do basquete, diz no ar: “Para o próximo jogo, eu pago do meu bolso as despesas com hospedagem de toda a equipe, pois reconheço a importância de vocês continuarem atuando”. Rafael e toda equipe resiste e é sem sombras de dúvidas o melhor narrador de todo o interior brasileiro. Esse moço vai longe, ou seja, terça transmite o basquete lá em São José dos Campos e na quarta o Noroeste em Osasco.
OBS.: Homenageando o Rafa, faço o mesmo com outro grande amigo, Thiago Navarro, outra promissora revelação do esporte bauruense. Em tempo: O Rafa não é mais revelação, é fato consumado, prestes a estourar, alçar outros vôos.

5 comentários:

Reynaldo Grillo disse...

Henrique....Essa e umas das razoes pela qual sou se fan....Voce sempre procura retratar os icones da nossa Bauru.O Rafael Antonio e um deles...Como tambem todos aqueles que fazem parte da sua equipe.Conheci o Rafael transmitindo jogos do Noroeste pela Auriverde via online...Hoje em dia estou acompanhando ele e equipe atraves do site Jornada Esportiva na qual ele narra os jogos do Noroeste e do Bauru Basket.Parabens.Um abraco pra todos voces.

Rafael Antonio disse...

Poxa, fiquei surpreso e emocionado com esta lembrança no blog. São manifestações carinhosas como essa que nos dão força a continuar com os nossos ideais. Saibam que depois de 16 anos trabalhando nisso, esses últimos dias tem sido muito significativo para mim. Principalmente pelas manifestações de carinho que eu nem esperava das pessoas. E é graças a isso, que o nosso sonho vai continuar e com certeza com o apoio de todos vocês.

Caldeirão Poético disse...

Eu concordo com a homenagem...
O melhor disparado em Bauru, pois muitos são até bons, mas falam muitas besteiras e criam atrito fácil.
Rafael não, além de excelente locutor, é simpático pacas, humilde.
abraços
GUTO GUEDES

Anônimo disse...

Valeu pela menção Henrique, não sei se mereço tanto. E quero aproveitar a oportunidade para lembrar que o seu blog é, com certeza, um dos mais conhecidos de Bauru, sempre destacando personalidades e fatos da nossa querida Cidade Sem Limites. E parabenizar o amigo Rafael Antonio por toda a luta para manter o Jornada Esportiva, trabalhando ao lado dele a quase 2 anos sei como não é fácil o rádio esportivo em Bauru, mas com certeza vamos seguir em frente e continuar trazendo a emoção do esporte, agora pela internet.

Abraços, Thiago Navarro

Mafuá do HPA disse...

AMIGO THIAGO

O aue diz sobre a luta do Rafael e a sua também é a mais pura verdade. Mais um capítulo foi escrito ontem na estréia do Noroeste na AII (ganhamos do Osasco 1x0). Sem espaço no dial das AMs, tiveram que se associar à FM 87 e transmitiram em conjunto as duas equipes esportivas. Foi um banho de transmissão e de arrojo. A permanência de vocês no ar é a certeza dessa luta. Parabéns a toda a equipe.

Henrique - direto do mafuá