segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

CENA BAURUENSE (49)

SEXTA, SÁBADO E DOMINGO - UMA ATIVIDADE POR DIA
SEXTA, 15/01, 20h, abertura da exposição "Living Energy", do artista plástico e grafiteiro Luiz Gustavo Martins - Lg, na galeria de arte anexa ao Teatro Municipal. Iniciativa pioneira de Cris Jardim e Roberto Chinaglia, pois pela primeira vez adentra o nobre espaço público uma exposição de um grafiteiro. Conheço Luis, um pouco de sua arte, mas não a evolução da mesma. Apreensivo inicialmente, fiquei encantado com a técnica usada e a evolução do artista. Sexta à noite ele levou muita gente para presenciar esse seu momento artístico e de todos a mesma compreensão de sua obra: um artista em plena evolução. Conversei muito com seu pai, que ajuda como pode o filho de 24 anos e um outro, menor de idade, também iniciando algo no caminho do traço e da pintura. Foi bonito lembrar de algo lá atrás, quando ganhou um concurso da Prefeitura com várias escolas da cidade, sobre um desenho que homenageasse a cidade. Luiz ganhou e a partir daí não mais parou. Vê-lo explicando a técnica de como faz para conseguir o detalhamento com o uso do spray foi significativo. Essa não é sua primeira exposição, pois já esteve anteriormente numa na galaria da FM94 e acabou de voltar de Sampa, quando expôs junto do famoso grafiteiro Ricado Tatoo. Quem não compareceu foi o atual Secretário de Cultura, que parece não fazer questão de prestigiar artes inovadoras.

SÁBADO, 16/01, 16 às 18h, reunião da ABPFFB - Associação Preservação Ferroviária e de Ferromodelismo de Bauru, presidida por Ricardo Bagnato e pelo presidente João Donda. Tudo ocorreu debaixo de uma lage, dentro das instalações do estacionamento comercial do Donda, enquanto aguardam a cessão de um local mais nobre, dentro da estação central da NOB, para sede, local de reuniões e exposições variadas de ferromodelismo. As preliminares da reunião é algo a instigar, pois cada associado traz peças novas trabalhadas por eles, como a réplica da Estação da Sorocabana, com barracão e tudo, além da iluminação interior e exterior. Muitos carros férreos, trabalhados à mão e as técnicas utilizadas são mostradas em primeira mão e as avaliações coletivas são das mais interessantes. Na reunião, muito produtiva, além da solicitação da sede, notícias sobre o grande sonho de todos ali presentes (estávamos em 14 pessoas), os caminhos percorridos para o Museu do Trem, que com certeza, ocorrerá dentro de antigos barracões nas antigas Oficinas da NOB. "O Museu do Trem só se viabiliza se tiver um bom projeto, um plano museológico, arquitetônico, paisagístico e estrutural, além de um projeto de acervo. Temos tudo isso, mas precisamos viabilizar a verba para sua viabilização e depois pleitear a construção com verba pública, que ocorrerá no prosseguimento", diz Bagnato, munido de muitos documentos. O cuidado que cada um possui com os muitos carros férreos antigos, fora de circulação, espalhados pela malha de Bauru é marcante. Marcaram para o domingo pela manhã uma vistoria nas imediações de Triagem Paulista, onde fariam uma inspeção nos carros que chegaram e se os que foram requisitados como acervo do futruro museu estão em perfeitas condições. Verdadeiros garimpeiros dos trilhos, traçam uma organizada expedição, que infelizmente acabei não podendo comparecer. Da fala de Bagnato outra anotação muito significativa: "Infelizmente não temos apoio da Secretaria Municipal de Cultura, mas temos de outras secretarias, felizmente. Esse secretário não é pró-ativo e sim, anti-ativo, é contra nós e estamos apoiando esse movimento da Cultura de Luto, contrário aos desmandos atuais". Por fim, traçam esboços do 3º Encontro Histórico Ferroviário para setembro/outubro, com uma antecipação e planejamento já muito bem encaminhados.

DOMINGO, 17/01, 17h fui ver a brilhante estréia do Noroeste na Segunda Divisão do Paulistão, ganhando de 3 x 1 do União Barbarense. Eu e a Cláudia, filha do ex-craque do time, José Carlos Coelho fomos dar uma entrevista para o Rafael Antonio, do Jornada Esportiva (lindo presenciar os dois enaltecendo o velho craque ao microfone), quando lhe dei de presente o livro com a biografia do Juca Kfouri ("um grande do esporte e com a retidão de que o futebol não é somente um negócio, fico gratificado de ver que nosso melhor narrador, segue esse caminho", lhe disse). Do jogo, uma festa dominical. Até um helicóptero sai de trás do estádio levando Beto Garcia, filho do presidente e presidente da Kalunga de volta para Sampa (que ostentação, hem?). Quase no fim do jogo, reencontro véio Duka (a foto do aeroporto de mosquito é de sua careca) e vamos juntos para a inauguração da sede da Torcida Organizada Sangue Rubro, presidida pelo Pavanello. Alugaram, depois de 28 anos de existência uma sede e estavam contentes até por demais. Beberiquei cerveja da boa com muita gente de prosa elegante, falamos desse nosso amor pelo Noroeste e pelo futuro do clube ("até critico o presidente, mas não comungo da idéia de que temos que tirá-lo sem nada existir para sua substituição. Seria louco se agisse assim, pois futebol não é brincadeira de moleque", diz Pavanello). Constato isso numa análise simples da renda do jogo, com 1700 pessoas, deu pouco mais de R$ 12 mil reais. Não vai ser só com renda de jogos que o clube se manterá. Tem que existir investimento e como será feito se o velho Damião sair? Me digam... Quero ser convencido de que existe algo palpável do outro lado, do contrário, não apóio (abro espaço para isso aqui). Casa cheia, conheço a irmã do presidente, Helena Pavanello, que possui uma barraca de lanches defronte o Hospital Estadual e amanhã vou lá para conferir sua história de luta e resistência, oito anos de calçada vendendo lanche. Da Sangue, quando me fui, estavam combinando a ida na quarta para São José do Rio Preto, assistir o jogo com o América e no domingo, para Oswaldo Cruz. "Se estiver em Bauru, nessa eu vou, pois faz muito tempo que não vou para aqueles lados, nem conheço o estádio", disse me despedindo de todos.

FÚNEBRE NOTÍCIA DOMINICAL: O candidato da direita chilena, o empresário Sebástian Piñera ganhou o 2º Turno das eleições presidenciais naquele país, representando o nefasto período da ditadura pinochetista e governará o país. Com escárnio, cuspi de lado ao saber de tão fúnebre notícia. Na certa, ressaca dominical.

5 comentários:

Reynaldo Grillo disse...

Valeu Henrique
Sensacional a sua cobertura sobe a inauguracao da sede da Sangue Rubro.Eu estava ouvindo a transmissao do Rafael Antonio pelo Jornada Esportiva e lembro quando voce e a filha do Ze Carlos estavam dando entrevista pra ele.Abracos.

Anônimo disse...

ficou legal amigo no blog, vc só errou minha idade tenho 21 rssrsr
abraço!!!
Luis Gustavo Martins

Anônimo disse...

Camarada Henrique, apenas algumas considerações a fazer. Primeiro parabens ao livro dado ao Rafael Antonio, um bom rapaz e narrador, que siga nas influencias de um Juca Kfouri, José Trajano, o saudoso João Saldanha, exemplos de feras da cronica esportiva, bem diferente do lixo habitual, vamos firme Rafael.

Agora um ponto que toco novamente que já encheu o saco voltar sempre na mesma coisa, esses megaempresários que tomaram conta do futebol e fuderam com tudo.
Antes da Lei Pelé nenhum deles se interessavam nos clubes, agora virou uma farra, tudo na mão dos tais "investidores", que lavam dinheiro dentro do futebol que deixou de ser arte faz tempo.
Se seguimos os passos dos feras citados acima, não podemos ser inocentes e coniventes com essa turma. Ralamos todos os dias, enfrentamos as durezas impostas pelo sistema, e esses caras lavando dinheiro e fazendo o povo de idiotas, o pão e circo.
O sr. Damião como outros usam os clubes, jogadores para os seus negocios e lavagem de dinheiro, não permitem criticas e não querem saber de apresentar contas e que ninguem meta os olhos.
O que o Noroeste tem hoje?? Nada.
Se tiver que começar lá de baixo, que se faça assim, o clube andando com o que pode, fala-se que não se apresentam alternativas ao clube, mas quando a diretoria e outros meios se propuseram realmente a debater??? Nunca, todos preferem puxar o saco e fazer média.
Como um idealista jamais vou me calar e compactuar com aqueles que exploram e usam o fanatismo, a paixão do torcedor para tirar proveito proprio.
O torcedor é mal tratado, é uma merda para estacionar o carro, meias entradas que sempre dão problema, conforto zero no estádio, cambistas, o torcedor que mereceria tudo de bom, é tratado como vagabundo, um otário. E quando falo torcedor estou falando de pessoas como vc que vão ao estádio e não de organizadas que sou a favor da extinção de todas, pois sempre são usadas de forma politica para quem dirige o clube, eles tem seus beneficios, se perdem aí criticam, mas geralmente estão sempre na jogada.
Vamos parar com essa de critico mas não critico, é melhor assim, e o cara lavando dinheiro, voando no helicoptero e a turminha organizada sob o sol gritando e puxando os louvores ao Damião. Chega de piada né???
Se investigassem a fundo encontrariam cada coisa desses investidores de arrepiar os cabelos.
Mas enquanto nada acontece vou tomar meu chá de cadeira esperando o Damião cair, o Ricardo Teixeira cair e o Nuzman cair.

Marcos Paulo
Comunismo em Ação

Mafuá do HPA disse...

MEU AMIGO E CAMARADA MARCOS:

Adoro ler o que escreve nesses momentos e esperava justamente a sua intervenção sobre esse assunto. Também sou favorável a que o time recomeçe de novo, com gente mais palatável no comando, só que eles precisam por a cara para bater, apresentar o que querem e buscar o apoio (que virá) dos noroestinos e da cidade. Não adianta ficar fazendo um barulhinho aqui e outro ali, sem dizer a que vieram. A lavagem está escancarada e será combatida, repudiada e eliminada se o tal grupo, que a anos ouço ter idéia de assumir, coloque o seu bloco na rua e diga a que veio. Do contrário, não existem alternativas e as portas serão fechadas sem a direção atual.

Um abracito do Henrique - direto do mafuá

Anônimo disse...

Henrique qualquer grupo de investidores que queira assumir deverá ser combatido porque a pratica é a mesma.
O que tem que se discutir é como caminhar como aquilo que realmente deve ser, um clube e não um meio para os "investidores" lucrarem com lavagens, e isso não querem fazer, jogadores de qualquer time e os clubes do interior hoje viraram tanques de lavar de dinheiro, e o pior, utilizando-se da paixão do torcedor.

Marcos Paulo
Comunismo em Ação