sábado, 23 de janeiro de 2010

DROPS – HISTÓRIAS REALMENTE ACONTECIDAS (20)

DIREITOS HUMANOS, CHILE, COLLA BOLIVIANA E JORNADA ESPORTIVA
1. Já escrevi aqui sobre o Programa Nacional dos Direitos Humanos e minha tristeza pelo recuo do governo Lula aos direitosos, que fazem questão de direcionar o país para o lado mais obscuro da História. Sou favorável a quase todos os itens, principalmente a da abertura de processos contra os torturadores. Sobre essa questão leio nessa semana algo intrigante ocorrido no final da 2º Grande Guerra, no histórico encontro entre Stalin e Churchill. “Churchill disse a Stalin que teria sido melhor fazer a justiça sumária, de mão própria e sem indulgências, no momento da captura de chefes adversários. O georgiano respondeu de bate pronto: “Na União Soviética não se julga sem o devido processo”. Deixar impunes os crimes de lesa-humanidade consumados no Brasil durante a ditadura militar significa, realizado um juízo irrefletido como o de Churchill, afronta aos direitos naturais da pessoa humana e dos seus familiares”. Latuff, o chargista mais engajado que conheço foi na veia ao retratar a situação numa elucidativa charge.

2. "PRUEBA - El resultado de las elecciones en Chile “es una prueba de que no nos podemos dividir”, dijo el presidente brasileño, Lula da Silva, a sus colaboradores, al plantear que los partidos de izquierda brasileños deben integrar un frente único en respaldo de la candidata Dilma Rousseff, del Partido de los Trabajadores (PT). Al pronunciar un discurso en la primera reunión de gabinete, con la participación de 37 ministros y secretarios, Lula instó a conformar un frente único de la izquierda brasileña y evitar el error de la Concertación chilena, que se presentó dividida en los comicios", extarído do Contra Capa, diário argentino Página 12, edição de hoje, 23/01. “É difícil predizer as conseqüências desta virada à direita para o Chile e sabe-se lá quando a esquerda voltará ao posto máximo. Alguns julgam que joga a favor o fato de que Piñera é um sujeito patético, mas para um mundo que acaba de se livrar com muito custo da família Bush eu não apostaria minhas fichas nesta observação personalista, por mais que concorde com o adjetivo. O que me parece fundamental e urgente é observar o quadro atual de frustração popular nos países em que a esquerda é rosa. Talvez seja uma boa oportunidade para, em ano de eleições, aqueles que se definem como ‘esquerda’ no Brasil reavaliarem sua postura, seu modus operandi. Afinal, se a esquerda continuar morna no poder – ou se continuar a esquerda morna no poder – precisaremos de 20 anos para colocar um Berlusconi no Planalto?”, in O Fracasso da esquerda chilena, escrito por Marcelo Santos.

3. Evo Morales toma posse no seu segundo mandato na Bolívia, mas o que me chama a atenção por lá foi o fato da iniciativa governamental de usufruir comercialmente do consumo da folha de coca. Isso mesmo, a Bolívia pretende fabricar um novo refrigerante para industrializar a Coca. Nada se sabe da fórmula a ser utilizada, mas a garrafa já foi apresentada. Espero poder consumi-la em breve e enquanto esse dia não chega prevejo que os norte-americanos teriam problemas financeiros, pois sendo os maiores consumidores do extrato da outra coca, a cocaína, dado o aumento do custo que a droga teria, com o desvio de boa parte para a produção do tal refrigerante. Belíssima idéia, afinal são os verdadeiros produtores do seu principal ingrediente.

4. Não acredito mais no que leio na maioria dos nossos jornais. Ficam a bradar contra censura e censores, sendo que os maiores são eles próprios. Lemos somente o que interessa a eles e nunca algo, pequena coisa que for, atentando contra os interesses da empresa jornalística que atuam. Isso acontece em Bauru e em todos os locais. Essa a dita “imprensa livre”. Livre para escrever o que quiserem, mas desde que não sejam cutucados com a vara curta. Vergonhosa a atuação de nossa imprensa, pressionando e tentando comandar governos fracos, a ela submetidos e garantidos, um na submissão do outro. Até quando?

5. Aqui um voto de louvor para o que acontece no rádio esportivo bauruense. A rádio Bandeirantes AM mantinha uma programação esportiva, com horário pago e abdicou disso, pela grana emanada pelos evangélicos. Questão comercial, porém de péssimo gosto. Rafael Antonio, nosso melhor narrador esportivo está abrindo as portas para algo não só inovador, como uma “tendência” (como ele mesmo disse ontem na transmissão do basquete entre Flamengo x Bauru), transferindo tudo para transmissões via internet, no http://www.jornadaesportiva.com.br/ . Está conseguindo cada vez mais adeptos e conquistando públicos cada vez mais distantes. A vida dele, do Thiago e do Diogo deve estar uma verdadeira loucura, viajando por tudo quanto é lado, transmitindo os jogos do Noroeste e os do Bauru Basquete, mas deve estar valendo a pena, primeiro pela emoção da resistência e depois, num futuro que deve acontecer em breve, como opção consolidada de jornalismo. O exemplo serve para todos nós, que nos servimos da imprensa diária, quando não nos encontramos atendidos no serviço atual, busquemos alternativas. Rafael e equipe foram à luta e estão sabendo encontrar a luz no fim do túnel. Um exemplo de bravura e resistência, que o jovem do “capacete branco” (sua carapinha esbranquiçada) está dando a todos nós. Eles, como usualmente falam nas transmissões deram um "fio terra" (perguntem a eles o que seria isso) no quesito criatividade e inovação. Resistir é mais do que preciso.

2 comentários:

Reynaldo disse...

Valeu Henrique!
Tem que haver inovacao pra nao ficarmos nas mesmices de sempre.
Eu gosto do Jornada Esportiva porque eles nao tem medo de serem felizes.Descobriram um espaco que ainda nao tinha sido preenchido e estao se dando bem....Com certeza eles irao longe.E alem do mais eles procuram se interagir com o torcedor nos jogos do Noroeste e do Baurubasket.E e exatamente que o torcedor quer...Participar do jogos,dar opinioes,sugestoes... enfim serem ouvidos.Abracos.
http://blogdonorusca.blogspot.com/

Anônimo disse...

Henrique

Também observo muita intransigência nessa questão do Programa Nacional dos Direitos Humanos. O Brasil, mesmo continuando a atender os desejos de cículos militaristas, clero latifundiários, donos dos meios de comunicação e de uma retrógrada elite, avança. Nessa semana, um torturador uruguaio foi preso no Brasil e está sendo extraditado para a Argentina, onde cometeu atrocidades quando investido do poder. Hoje, se diz doente e que precisamos ter piedade de sua situação. Não vamos para lugar nenhum, com receio dessa gente. Só seremos uma nação adulta quando peitarmos eles todos e colocá-los no seu devido lugar.

Paulo Lima