domingo, 6 de abril de 2008

UM COMENTÁRIO QUALQUER (10)

OS EMAILS QUE RECEBO E DOIS PENSAMENTOS CONTRÁRIOS

Recebo muitos e-mails diariamente e dentre todos, a grande maioria deles são os costumeiros ataques pessoais ao presidente da República, Lula, que uma parcela da população (obtuda por sinal) só enxerga os defeitos. Vou juntando esse material e até peço que me enviem mais, pois quero fazer minha tese sobre esse tema: a discriminação e o preconceito embutido naquilo tudo, algumas jocozas, outras de baixíssimo nível. Em todas, uma carga excessiva de algo que uma parcela da população parece não engolir: uma pessoa de uma classe menos favorecida, um metalúrgico, um operário, um nordestino, um petista, uma pessoa sem curso superior chegar lá e ainda por cima fazer um governo melhor do que os antecessores, todos eles com curso superior, da casta nativa, empoados e bem perfumados. Dou risada disso tudo, pois hoje, quer queiramos ou não, Lula faz um bom governo (mesmo não sendo o ideal e deixando muito a desejar) e está a meio caminho andado para eleger o seu sucessor. Não pensem que também não critico Lula, pois o faço regularmente, mas não uso de hipocrisia, nem de mentiras deslavadas e imagens distorcidas. A campanha que ocorreu aqui pela internet é algo totalmente sem sentido, injusto e maléfico. Merece sim, um amplo estudo, identificando suas origens e sentido.

De tudo o que leio, nem todos descem a lenha. Alguns, os mais sensatos, param, pensam e emitem uma opinião com mais conteúdo. Li duas nessa semana e as repoduzo aqui:
1. No jornal Estadão, 30/03/2008, Encontros com o Estadão, Eike Batista, apontado como terceiro homem mais rico do Brasil disse: "Uma das muitas qualidades do governo Lula é que, quando ele assumiu, o que estava assinado foi cumprido. Isso deu um choque de credibilidade. Ele não descumpriu um só acordo, e isso vale ouro. Para mim, Lula é o grande maestro dessas mudanças a que estamos assistindo na economia. Esse Brasil de hoje, crescendo a passos largos, sem ele, esquece. É só o Banco Central baixar um pouco mais os juros, que este país explode. (...) A ministra Dilma executa as diretrizes do presidente com maestria. Ela coloca os bicudos para brigarem."
2. Na revista Carta Capital, 02/04/2008, Aécio Neves, governador de Minas Gerais, provável candidato pelo PSDB a sucessão de Lula disse: "O PT e o PSDB não podem ser inimigos para sempre. (...) Eu sempre me preservei para ser um construtor de pontes. Existem dinamitadores de pontes em excesso no Brasil. Eu não atuo para transformar a cena política brasileira numa grande delegacia de polícia. Hoje falta arte na política brasileira. Ela virou um campo de batalha de ofensas e ataques pessoais. (...) Eu não tenho dúvidas que Lula deixará o Governo respeitado pelos brasileiros. Em determinadas regiões do Brasil, Lula é mais do que um presidente. Lula é o reflexo da ascensão social que todos, de alguma forma, gostariam de viver. Portanto, ele traz consigo esse componente a mais. (...) Ele tem uma capacidade de interlocução direta com a alma das pessoas, sobretudo entre os mais pobres. Esse é um ativo político extremamente importante."

Nenhum comentário: