sábado, 19 de abril de 2008

DICA DE LEITURA (17)

REVISTA DO BRASIL
Conheci essa revista através dos meus amigos da CUT de Bauru. Ela já circula há exatas 23 edições. É distribuida gratuitamente e bato cartão todo santo mês lá no Centro Sindical da CUT Bauru para buscar a minha. Adorei desde a primeira lida. Possui uma linha editorial bem dentro do que penso e do meu modo de agir. Indico de olhos fechados. Pode ser encontrada nos sindicatos filiados à CUT ou por reembolso. Leiam mais no: http://www.revistadobrasil.net/

Abaixo o texto de apresentação encontrado na 1ª edição e no site:
A Revista do Brasil é entregue na residência de cerca de 300 mil trabalhadores, sócios dos sindicatos participantes deste novo projeto de comunicação popular. Ele vem à luz depois de longo período de gestação – em que dirigentes, jornalistas e apoiadores realizaram um sem-número de debates em busca de sua identidade editorial, seu desenho gráfico, seu nome e os temas que ocuparão suas páginas.
A revista começa a circular mensalmente. Mas vai crescer e chegar à circulação semanal – e também às bancas – em todo o país. Seu projeto combina idéias para debates, prestação de serviço, assuntos de interesse público com seriedade e prazer da leitura. Suas diretrizes são os valores da ética, democracia, solidariedade, participação social e cidadania.

E por que uma nova revista? Pesquisa recente da BBC de Londres – feita em dez países, inclusive o Brasil – revelou que parcela significativa da opinião pública sente-se insatisfeita com o que encontra nos meios de comunicação. Além disso, mesmo com a quantidade enorme de jornais e revistas hoje existentes, boa parte das pessoas que agora nos lêem, não recebe em casa nenhum veículo de comunicação. Algumas entidades de trabalhadores, percebendo essa carência, mantêm ou já tiveram bem-sucedidas experiências com revista. Mas o custo é alto, não traz receita, não há fins comerciais e isso sempre tornou difícil ampliar ou manter projetos dessa natureza.
A Revista do Brasil surge com o objetivo de vencer esse desafio e outros que virão. Ela resulta do esforço de pessoas que têm como objetivo fazer da informação também um projeto de transformação do país.

Nenhum comentário: