domingo, 6 de abril de 2008

DICA DE LEITURA - OU DE LOCALIZAÇÃO (15)

UMA FOTO QUE VALE PELA RESISTÊNCIA AOS MILITARES
No último dia 31/3 o Golpe Militar de 1964 completou mais um ano. Relembro a cada ano essa data, para que não nos esqueçamos jamais daquele nefasto período. Nesse ano, algo circula pela internet, com uma singeleza de dar gosto. Uma foto de uma criança que se recusou a dar à mão para o último ditador de plantão, o general Figueiredo. Um gesto de algo que milhões gostariam de fazer e aconteceu pela reação inesperada de uma menina, que hoje está sendo procurada. Leiam o texto e vejam a foto:

NOS AJUDEM A IDENTIFICAR ESSA GAROTA
"Trata-se de uma foto feita no ano de 1979, de uma menina que se nega a cumprimentar o então presidente, general Figueiredo numa cerimônia oficial, e que ele (o autor) agora tenta encontrar.

O autor da sensacional imagem, disse: "Lançamento do carro à álcool em BH. A imprensa mineira e a nacional estavam presentes e um grupo de crianças foi levado ao Palácio da Liberdade para cumprimentar o presidente Figueiredo. Deu zebra: a primeira da fila negou o aperto de mão ao Presidente da República, apesar dos pedidos dos fotógrafos. Percebi que não aconteceria o aperto e fotografei."

Guinaldo Nikolaevscky continua e aqui vem a melhor parte da história: "Corri para a redação para revelar e transmitir a foto para o Rio. Para minha surpresa eles não publicaram a foto! Desconfiaram! Queriam o "cumprimento". Fui ameaçado de dispensa caso não entregasse o fotograma. Foi exigido que mandasse o filme sem cortá-lo no primeiro vôo para o Rio. O que foi feito. Não publicaram nada... resolvi por minha conta, mandar para outros veículos, que publicaram com destaque até no exterior."

Quem souber do paradeiro da menina que negou o cumprimento ao general ou se a própria ler esse texto, por favor entre em contato com pauta@brpress.net. E quem puder divulgar nos respectivos blogs."

Nenhum comentário: