quinta-feira, 3 de abril de 2008

RETRATOS DE BAURU (16)

ACYR SANTINHO MOTTA, DESPOJADA BATALHADORA
Conheço pouco da dona Acyr, mas seu que luta pelas causas sociais faz um tempão nessa cidade. Uma pessoa simpática, franzina por fora, mas com um bruta de um volume por dentro, tornando-a uma imbatível nas brigas que escolhe participar. É dessas, como minha mãe, que quando precisa falar algo para alguém, não manda recado, vai lá e diz tudo, despeja o que precisa ser dito. Só por isso já merece uma deferência toda especial, mas existem outras. Está aposentada há um tempo, mas não descansou quando pendurou o boticão, continuou na luta, ou melhor que isso, sendo a partir daí que calçou realmente as cheuteiras e enfrentou o dragão de peito aberto. Quem circula pela cidade está acostumado a ver Acyr nas mais diversas manifestações pela cidade. Tem cara de brava, mas quem a conhece sabe tratar-se de uma couraça, pois tem a generosidade como lema. Essas fotos são as primeiras aqui que não foram tiradas por mim. Queria muito falar dela nesse momento e pedi para a amiga do texto abaixo das fotos ceder algumas para mim. Na última, Acyr toma posse no novo mandato do Conselho da Condição Feminina, lá no Auditório da Prefeitura, ao lado do prefeito Tuga e de outras conselheiras.





UM TEXTO QUE UMA GRANDE AMIGA ESCREVEU SOBRE ACYR:
Recebo a incumbência de escrever um texto sobre alguém, mas, tenho grande dificuldade em colocar no papel as palavras, fica um montão de coisas na mente, as idéias ficam brigando, uma atropela a outra, parece um trânsito engarrafado. Tento organizar a bagunça, surge uma das idéias querendo ser a primeira a sair, enquanto vem mais uma gritando para ser escolhida. Insisto que entrem em acordo, procuro colocá-las em ordem, primeiro uma depois a outra. Enfim, tenho um desafio pela frente, sei que será um custo, aquilo martelando lá dentro, mas, o tempo urge e preciso resolver essa luta, pois dessa briga quero tirar um texto em homenagem à uma Mulher de muitos emes. Seu nome é Acyr Santinho Motta. Eu a conheci de nome há muitos anos atrás, lá pelos anos 70, era ainda uma garotinha...sem querer parafrasear a dona do vozeirão Cássia Eller. Passava de ônibus pela rua onde tinha seu consultório de Dentista. O tempo foi passando e seu nome continuava ecoando aqui e ali, ora como doutora dentista, ora como candidata a Vereança na cidade, segundo ela, por três vezes consecutivas, não chegando ao intento. Apesar de começar a dar meus primeiros passos na política, seja partidária ou social desde 1998, só fui conhecê-la pessoalmente, muito recentemente, há cerca de 4 anos. O primeiro contato foi complicado, travamos alguns embates. No fundo eu gostava, pois ia aprendendo com o grupo e com ela. Aos poucos fui chegando, me aproximando, uma troca de idéias aqui outra ali, com pequenas ações, ouvindo seus relatos, seus conhecimentos, fomos quebrando as barreiras. É isso mesmo fomos quebrando as barreiras, hoje entendo que era recíproco o sentimento e fico feliz porque conquistar a confiança e respeito de alguém é um sucesso, e até chegarmos a esse entrosamento, o desafio foi grande. Quem não a conhece vê nela uma figura frágil, mirradinha. Mas engana-se, pois trata-se de uma mulher inteligente, conhecedora das questões femininas, feminista engajada na luta pelas mulheres. Passeou por todos os grandes acontecimentos dos últimos tempos. Num determinado momento surge uma grande oportunidade de enfrentarmos um desafio juntas. Ela, com humildade e sabedoria aceita e deposita em mim confiança. Agora sim começou o aprendizado e quero aproveitar cada lição. Quero também dizer para a Acyr que ela é um grande exemplo a todas nós aprendizes, perguntar a ela de onde vem essa força, esse gás. Parabéns pelo Conselho e por ser essa MULHER forte e guerreira.
Maria Luiza Carvalho, vice presidenta do Conselho da Condição Feminina de Bauru SP – março/2008

Um comentário:

Anônimo disse...

Henrique e Maria Luiza,
Meu Deus, eu não sou tudo isso não.Lutar pelo que acredito e justiça social? Direito das Mulheres? É nosso dever não nos acomodar.Fico contente por ter passado algo de bom para alguém, e como você mesmo diz, " igual a minha mãe". Eu a conheço e sei que também é uma lutadora e educadora, por isoo educou um homem especial com esse que é lutador e sabe como usar o que sabe para ajudar a melhorar a sociedade,. Usa a sabedoria pelos jornais e com isso influencia pessoas a melhorar. A amiga que escreveu sobre minha pessoa, também me ensina muito.
Acyr