domingo, 16 de janeiro de 2011

FRASES DE UM LIVRO LIDO (44)

“PENSAMENTO VIVO – GUEVARA”, ED. MARTIN CLARET, 2005
Esse livrinho de bolso, com 144 páginas, condensa textos, frases ditas por Che e trechos de depoimentos sobre ele. Termino sua leitura nesse começo de ano e ele cai como uma luva, ilustrando maravilhosamente algo que venho querendo escrever aqui. Ano passado, durante as eleições, aqui em Bauru um presidente de uma agremiação política dita como socialista, travestido com os trajes de Che, recepcionou Paulo Skaf, candidato ao governo pelo seu partido, em algo mais do que insólito. Skaf foi presidente da FIESP, industrial com pensamentos bem distantes dos de Che e ao tentar imaginar a cena do revolucionário vendo ambos, um com sua indumentária e outro, detentor de capital predatório, como reagiria? Alguém em sã consciência imaginaria Che aceitando isso? Para os que ainda duvidam disso, leiam as frases recolhidas desse livro. Cultuar Che é uma coisa, mas fazer sua exposição em situações vexatórias é outra bem diferente:

- “...comprovou a fragilidade dos governos e partidos reformistas, prisioneiros das estruturas do poder burguês. Foi a atitude das burguesias nacionais e suas forças armadas, que recuaram ante a polarização das lutas, precipitando-se sob a dominação estrangeira”.
- “Conversei com Fidel uma noite inteira e, pela manhã eu já era o médico da futura expedição”, quando conheceu Fidel, no México, antes de partirem para Cuba.
- “O voluntarismo revolucionário enfrentou seu limite. Mas mostrou também seu porte. (...) Che desafiou todos os Cânones e as estruturas vigentes”.
- “O conservadorismo dos aparelhos políticos, a fusão das vanguardas militantes com os movimentos de massa, a necessidade da transformação ideológica radical para impulsionar as transformações revolucionárias – veremos que seus impasses são ainda os que permanecem”.
- “A história tem características parecidas em toda a América Latina: os governos ditatoriais representam uma pequena minoria e sobem por golpes de estado; os governos democráticos de larga base popular sobem trabalhosamente e, muitas vezes, antes de assumir o poder, já estão estigmatizadas pela série de concessões prévias que precisaram fazer para manter-se”.
- “A guerra de guerrilhas é a guerra de todo o povo contra a opressão dominante. O guerrilheiro é a sua vanguarda armada; o seu exército é constituído por todos os habitantes de uma região ou de um país. Essa é a razão de sua força, do seu triunfo, mais tarde ou mais cedo, sobre qualquer poder que o pretenda oprimir: isto é, a base e o substrato da guerrilha estão no povo”.
- “O guerrilheiro empunha as armas como protesto irado do povo contra os seus opressores, e luta para mudar o regime social que mantém todos os seus irmãos desarmados no opróbrio e na miséria”.
- “Na atitude de nosso combatente se vislumbrará o homem do futuro”.
- “As leis do capitalismo, invisíveis para as pessoas comuns e cegas, atuam sobre o indivíduo sem que este perceba”.
- “Para construir o comunismo, simultaneamente com a base material, tem que se constituir o homem novo. A sociedade em seu conjunto deve se converter em uma gigantesca escola”.
- “Lutar contra o imperialismo onde quer que ele esteja; isso reconforta e cura sobejamente qualquer ferida”.
- “Nasci na Argentina, isso não é segredo para ninguém. Sou cubano e sou argentino e, se não se ofenderem as ilustríssimas senhorias da América Latina, sinto-me tão patriota da América Latina, de qualquer país da América Latina, como o maior deles e, no momento em que for necessário, estarei disposto a entregar a minha vida pela libertação de qualquer um dos países da América Latina, sem pedir nada de ninguém. (...) Muitos me julgarão aventureiro, e o sou; só que de um tipo diferente, dos que arriscam a pele para defender suas verdades”.
- “Para um homem como ele não se necessitava de muitos argumentos. Bastava-lhe saber que Cuba vivia em uma situação semelhante, bastava-lhe saber que havia homens decididos a combater de armas na mão essa situação, e bastava-lhe saber que aqueles homens estavam inspirados em sentimentos genuinamente revolucionários e patrióticos. E isso era mais do que suficiente”.
- “Homens como ele são capazes, com seu exemplo, de ajudar a que surjam homens como ele”.
- “Perante a história, os homens que atuam como ele, os homens que tudo fazem e tudo dão pela causa dos humildes, agigantam-se a cada dia que passa e cada dia penetram mais rapidamente no coração dos povos”.
- “Não basta interpretar a natureza, é preciso transformá-la. O homem deixa de ser escravo e se converte em arquiteto de seu próprio destino”.
- “E quando se fala de poder pela via eleitoral, a nossa pergunta é sempre a mesma: se um governo popular ocupa o governo de um país por ampla votação popular e resolve, conseqüentemente, iniciar as grandes transformações sociais que constituem o programa com que triunfou, não entraria imediatamente em conflito com as classes reacionárias desse país?”.
- “Para nós, não há outra definição válida do socialismo que não seja a abolição do homem pelo homem. Enquanto isso não se der, estamos no período de construção da sociedade socialista”.
- “Se o inimigo imperialista, norte-americano ou qualquer outro desenvolve uma ação contra os povos subdesenvolvidos, uma lógica elementar é a necessidade de uma união dos povos subdesenvolvidos e dos países socialistas para combater esse imperialismo”.
- “Che empolga por ter sido um rebelde com causa, aventureiro e vagabundo, de ar atormentado e ardor revolucionário, mas sobretudo um rebelde capaz de abrir mão de tudo, especialmente do poder”.

4 comentários:

FABI disse...

Caro Henrique

Por essa e muitas outras razões seu blog já se torna habitual em minha vida, adorei a matéria sobre as memórias desse heroi: Ernestro Che Guevara. Mas vou aqui acrescentar um dos trechos de uma das suas cartas escrita para a sua mulher Aleida March quando ele estava no continente africano mais precisamente em Congo.

"Decididamente estou ficando velho, cada vez mais estou apaixonado por voce e me atrai mais a casa , os garotos, e todo pequeno mundo que mais vislumbro do que vivo nessa idade mental que carrego, isso é muito perigoso, voce se faz necessária e eu só sou um hábito"

Um homem que seguiu sempre seus ideais com coragem e bravura, com honestidade e humanida, com ternura e paixão, pena não existir mais homens assim... E antes de terminar mais uma frase do eterno comandante Che: " Não importa justificar o erro e sim impedir que ele se repita"

Bjsss Fabi

Anônimo disse...

Gostar de Che é uma coisa, mas ser igual ao que ele foi, com aquele inquebrantável ímpeto revolucionário é algo meio que impossível nos dias atuais dominado pela grana e falta de ética. Tem gente que nem tenta mais ser igual, mas descaradamente continua usando do nome Che, como se ele fizesse parte desse mundo do jeito que está api apresentado hoje.


Paulo Lima

Anônimo disse...

COMO UMA ESTRELA ELE NASCEU nO SUL DO FIRMAMENTO,SEU BRILHO CRUZOU TODA A TERRA E SERVIU DE GUIA AOS INJUSTIÇADOS, A CADA DIA ACORDAMOS SONHAMOS SEU SONHO DE LIBERDADE,
SEU OLHAR ESPERANÇOSO COMO A VISLUMBRAR NOVOS CAMINHOS NOS GUIARÁ HASTA LA VITORIA.
NOS DOOU SEU SANGUE E SUA VIDA NAO FOI CRUCIFICADO FOI MORTO METRALHADO SUBIU AO CEU ESTÁ A ESQUERDA DO PAI.
lazaro carneiro

Mafuá do HPA disse...

Lázaro
só você mesmo para fazer uma oração com che e colocando-o ao lado do pai.
que assim seja.
Henrique - hoje longe do mafuá