sábado, 22 de janeiro de 2011

OS QUE SOBRARAM E OS QUE FAZEM FALTA (16)

LEONEL DE MOURA BRIZOLA AOS 89 ANOS, HOJE
Acordo hoje, sábado, 22 de janeiro e algo me remete a escrever de uma das pessoas que mais admiro no campo da política brasileira, LEONEL DE MOURA BRIZOLA. Acho que já contei aqui que meu filho único teria o nome de Leonel, mas por não aceitação da mãe, acabei capitulando e repeti meu nome para nosso único filho. Era uma evidente homenagem ao político e homem público dos mais respeitáveis, um baluarte a enfrentar mil “dragões da maldade” a cada novo dia. Inquebrantável, Brizola sempre esteve ao lado dos menos favorecidos. Só para lembrar, a última experiência brasileira com ensino em horário integral para crianças ocorreu no seu governo carioca, com outro da mesma cepa, Darci Ribeiro. Até hoje, ao ver um prédio de um CIEPs quem me vem à cabeça é Brizola e tudo o que sempre fez no campo social.

O que me remete a escrever sobre ele é que justamente hoje estaria completando 89 anos de idade. Tenho muito a escrever dele e o farei na próxima semana aqui, publicando fotos de sua única passagem por Bauru, quando veio filiar no PDT mais uma pessoa que o decepcionaria (muitos outros o fizeram, Marcelo Alencar, Cesar Maia, Garotinho, etc), no nosso caso Izzo Filho, o ex-prefeito depois cassado e preso. Essa história é para depois, hoje algo que recebo via email e de imediato me provocou risos, depois uma compreensão maior do quanto as pessoas hoje ditas brizolistas estão a se afastar do ideal de luta do “velho caudilho”. O PDT, partido fundado por ele prestará a seguinte homenagem a ele: “PDT relembra o 89º de aniversário de nascimento de Leonel Brizola com a celebração de missa, no dia 26 de janeiro, às 18h, na Catedral de Brasília”. A risada não foi sobre a homenagem, mas sobre outro email, de um velho militante que acertadamente reclamava: “E a pura verdade. Esse PDT que aí está não tem nada dos ensinos e da atuação do Brizola. E mero arremedo do que foi o PDT de outrora conduzido por Leonel Brizola. A uma profunda diferença em conhecer a atuação do PDT de hoje e a história de luta de Leonel Brizola. E como se Leonel Brizola nunca tivesse pertencido ao PDT, não tendo deixado nenhum ensinamento de lutas democráticas e legais aos verdadeiros trabalhistas. Euclides”. Outro a seguir, sem identificação do nome foi mais contundente: “Me desculpem mas esse negócio de missa me parece que é para eles terem certeza de que Brizola está morto... Tantas homenagens poderiam ser feitas cultivando os idéias de Brizola, mas esse PDT se cultivar o legado do velho entrará em contradição com a realidade de degeneração e antibrizolismo de sua prática cotidiana”. Tô com eles.

Velho Briza, como carinhosamente o chamo provoca isso mesmo. É a mesma coisa de gente a cultuar Che e aliando-se com banqueiros e capos da FIESP. Não existe liga. Escrever sobre ele eu o faria por horas, mas como sabem, continuo no Rio e sem muito tempo livre. Descobri um ótimo e polêmico texto, escrito por Pedro Porfírio, publicado ontem, 21.01, no http://www.porfiriolivre.info/ , com o título: “Até que rasguem a mortalha da traição e da capitulação”. Daqui de onde me encontro, sentado numa casa no Grajaú, li algumas edições d’O Globo, o diário da famiglia Marinho e sabem como Leonel foi lembrado dias atrás. O ressentimento persiste ao longo dos anos, pois dentre tantos ex-governadores que erradamente recebem altas aposentadorias, o jornal fez questão de expor numa página quase que inteira o da última esposa de Brizola, com quem viveu até a morte após o falecimento de dona Neusa. Essa senhora entrou com o pedido da tal aposentadoria e o jornalão estampa em letras garrafais, que EX DE BRIZOLA FAZ ISSO E AQUILO. Dele, porém, nada, pois nada conseguem além de tudo o que a história já registrou. Muitos que vieram depois dele e outros tantos falando em seu nome são histórias outras. Continuo procurando um político para me espelhar no Brasil de hoje e dessa forma sou fã incondicional de Brizola Neto, um deputado federal não reeleito pelo RJ, que tenta manter um blog na internet (força, Neto, estaremos ao teu lado), dos mais acessados na campanha eleitoral de Dilma ano passado, o http://www.tijolaco.com/ . Adoro escrever de Brizola, tanto que semana que vem tem mais.

Por fim, um dos melhores momentos da TV Brasileira, a retratação pública do Jornal Nacional em 1994, exigida por lei, na voz de Cid Moreira, após injúrias desferidas no ar contra Brizola: http://www.youtube.com/watch?v=ObW0kYAXh-8

2 comentários:

Anônimo disse...

uma frase do BRISOLA: se me deixarem agarrar na beira da toalha eu acabo com o banquete da burguesia:
lazaro carneiro

Anônimo disse...

ontem, postei este vídeo no meu perfil noi Facebook, pra mim, foi uma das coisas mais inesqueciveis da política contemporânea....

silvio selva