quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

FRASES DE UM LIVRO LIDO (45)
UM PASTOR PRESIDENTE, O COMEÇO DE UM MANDATO E UM PRESENTE, UM LIVRO SOBRE ÉTICA
O pastor presidente de nossa Câmara Municipal de Vereadores, Roberval Pinto Sakai PP, está em pleno desenvolvimento daquilo que alguns denominam de transformação e resgate interno da Casa de Leis bauruense. De início demite uma pá de servidores que prestavam serviços a Casa, os tais cargos de comissão, de livre escolha do mandatário mor. Nomeia um novo Chefe de Gabinete ligado à sua religião e espera a poeira abaixar para nomear outros nomes. Interrompe um serviço em andamento de implantação da informatização da Câmara e diz estar prestes a promover outro dentro de normas palatáveis. Dos cargos em comissão que possuía dentro da Prefeitura, todos negociados com a Administração, nem uma linha. Continuam ou não atuando? E se saíram de lá, onde estariam?
O fato é que seu cargo é alvo de uma atenta observação da cidade num todo e sua eleição, ocorrendo da forma como se sucedeu, deixou no ar questões sobre a ausência de procedimentos éticos. Estive em sua posse junto de dois amigos e protestamos exatamente em cima dessa questão. Uns nos chamaram de “Os três Patetas”, termo garbosamente assumido pelo trio e também de “Os três Porquinhos”, pelo simples fato de jogarmos um pouco de sal grosso nas escadas do prédio, com o intuito de possibilitar ares descarregados por aqueles lados. Hoje, na seqüência entrego para sua Assessoria um livro, o “Histórias sobre Ética” (editora Ática SP, 1999, 128 páginas), com textos de autores variados, todos versando à sua maneira sobre o tema.

“Muitas e muitas vezes é na solidão da consciência de cada um de nós, homens e mulheres, pequenos e grandes, que certo e errado se enfrentam. E a ética é o domínio desse enfrentamento. (...) Ninguém nasce sem senso ético. Ética se aprende: aprende-se em casa, na escola e na rua. (...) As pessoas tem constantemente de optar entre diferentes valores e condutas diferentes”, afirma Marisa Lajolo, no texto “Entre o bem e o mal”, na apresentação do livro.
Dentre os autores, La Fontaine (“A razão do mais forte vai sempre vencer, é o que adiante vocês hão de ver”), Machado de Assis (“Propôs-me um negócio, uma troca de serviços; ele me daria a moeda, eu lhe explicaria um ponto da lição de sintaxe”), Moacyr Scliar (“Não tínhamos nenhum respeito, nenhuma estima por aquele fracalhão repelente”), Lygia Fagundes Telles, Voltaire (“Denúncia irônica dos desmandos sociais e a representação impiedosamente ridícula dos poderosos”), Lima Barreto (“A desinteligência não tardou a surgir; os mortos eram poucos e não bastavam para satisfazer a fome dos vivos”), Lourenço Diaféria (“Às vezes até os doutores cortam a perna errada. Tecnicamente, não passara de um trabalho de equipe concluído bisonhamente. Lamentável, porém compreensível”), Artur Azevedo (“...incrível e atualíssima inconstância ideológica”) e outros.

Junto ao livro esse texto escrito a mão na primeira página: “Caro pastor presidente Sakai: Esse livro não é meu. São relatos com lições múltiplas e variadas, todas sendo repetidas no dia-a-dia. Não insistir nos erros aqui relatados é duro exercício diário. Algo a ser construído numa vida inteira, desde os cueiros até a morte. Entender isso tudo e não cair em tentação é algo que deveria ser inerente a todo homem público. Faça o melhor uso possível. HPA”.

Dentro do livro, um outro texto em folha solta, pouco maior, também escrito à mão, com os seguintes dizeres:
“Caro pastor presidente Sakai:
Não me julgue mal. Protestar faz parte da natureza humana. Não sou daqueles a dizer Amém a tudo. O país hoje, tão pujante e cheio de possibilidades é também muito sacana. Muitos galgam o poder só para tirar uma casquinha. Esses os piores, de que lados estejam. E isso ocorre em todas as instâncias possíveis e imagináveis. Faz-se de tudo pelo poder, sempre disputadíssimo.
O ocorrido na eleição da Câmara é só mais um flash de tudo o que continua acontecendo por aí afora. Um amigo me critica por pegar no seu pé. “Mas e os outros? Não vai também cutucá-los?”, me diz. Tento ao meu modo ampliar ao máximo os cutucões.
No caso da eleição da presidência da Câmara, fique frio, nada contra a sua pessoa ou a sua igreja. Mas tudo contra os que são eleitos para fiscalizar e acabam administrando cargos dentro da administração fiscalizada. E mais, tudo contra também aos que sobem nas tribunas só para as moções de júbilo aos de sua crença e loteia cargos de sua influência com os mesmos.
O livro sobre ÉTICA é algo assim como um toque, uma regra de conduta a ser trilhada. Algo bíblico, de grande valia para o cargo agora exercido por ti. HPA”.
Entreguei hoje isso tudo para sua assessoria e foi só. Algo de grande valor para o início de atividades num novo cargo, a ser exercido nos próximos dois anos. Que a grande valia seja exercida na prática. Só isso.
Em tempo: Entrego tudo na portaria da Câmara, manhâ de hoje, pouco antes das 9h00. O livro foi adquirido na Banca do Carioca, Feira do Rolo, dois domingos atrás, lido e entregue a quem possa dele fazer uso com mais sapiência.

8 comentários:

Anônimo disse...

Henrique
Gostei, mas te digo sem medo de errar. Esse livro faria mais sentido se fosse entregue ao MARCELO BORGES. Esse não tem etica nenhuma, sendo ele o grande articulador da eleição do Sakai.

Aqui se faz aqui se paga. Viu ontem que o Pedro Tobias esta pensando em lançar como candidata para Prefeitura de Bauru a sua esposa e passar a perna no Marcelo. Seria hilario se não fosse tragico. Eles que são tucanos que se entendam.

Paulo Lima

Anônimo disse...

o que voce quer com isso, meu caro...

quer ser vereador?

explique-se

P.

Mafuá do HPA disse...

meu caro (a) P.

A resposta a isso virá no meu texto de hoje, sexta, 28/01, aguarde.

Estou nesse momento viajando, em Reginópolis e no retorno á cidade publico.

Henrique - muito longe do mafuá

Anônimo disse...

meu caro HPA, falar de ética para essa gente é fazer careta pra cego.

Anônimo disse...

Sr. Henrique, gostaria de um e-mail ou fone de contato c/ o senhor para tratar de um assunto que nada tem a ver com seu post.
queira, por favor, enviar seus contatos ao meu e-mail etocoelho@hotmail.com.
obrigado e abraços.
Eto Coelho

Rodrigo Schias disse...

Parabéns pela manifestação, nunca devemos perder a capacidade de nos indignarmos, como Lima Barreto dizia "não temos povo, mas, uma grande platéia", paz e bem!
Saudações do amigo verde de Pirajuí!

Mafuá do HPA disse...

amigos novos e antigos

dentro da repercussão do ato, o jornal BOM DIA publicou na coluna Bastidores de ontem:

"Ética

O blogueiro Henrique Perazzi de Aquino prometeu e cumpriu: entregou para a assessoria do Pastor Sakai, presidente da Câmara, o livro "Histórias sobre Ética", escrito por vários autores.

Protesto

Com o livro, entregou uma carta em que relata seus motivos e reforça: "Protestar faz parte da natureza humana". A assessoria de Sakai chegou a convidar o blogueiro para uma visita, mas ele preferiu deixar o livro sem entrar no gabinete"."

Mafuá do HPA disse...

Na seção ENTRELINHA do JC de hoje, algo sobre o protesto:

"Ética na Câmara

O blogueiro e militante político Henrique de Aquino entregou um livro sobre ética ao presidente da Câmara Municipal, Roberval Sakai (PP). Ele ressalta que não se trata de uma provocação nem protesto, mas da colaboração “para que desvios não ocorram dentro de uma instituição de tão relevante importância”. O livro chama-se “Histórias sobre Ética”, da editora Ática, com textos de vários autores".

Na Tribuna do Leitor, do mesmo JC de hoje algo mais sobre Sakai:

"De novo o polêmico Sakai
Mal começaram os trabalhos do vereador Roberval Sakai no cargo de presidente da Câmara e já começam as polêmicas. Foi lamentável a atitude do vereador em reservar vagas de estacionamentos públicos para os parlamentares da cidade.

Não é justo para a população bauruense, que já sofre tanto com nosso trânsito caótico, não poder estacionar o seu carro porque talvez algum vereador pudesse precisar da vaga.

Antes de realizar esse ato infeliz, o nobre vereador deveria ter pensado no quanto iria prejudicar os munícipes da cidade que pagam os impostos e, conseqüentemente, os salários do parlamentares.

Todos sabem que o vereador está com sede de exercer o poder, mas não vamos atropelar os fatos. O senhor terá dois anos para mostrar trabalho. Ao invés de pagar pela taxa da reserva de vagas para a Emdurb, não seria mais coerente pagar horas extras para os funcionários realizarem a pintura do pátio da Casa num domingo, por exemplo?


Marcos Souza, presidente da ABD"


A assunto Sakaí, ó, meu! não termina nunca...

Henrique - direto do mafuá