terça-feira, 15 de março de 2011

BAURU POR AÍ (51)
“FANTOMAS”, UM DOS MEUS ÍDOLOS DA INFÂNCIA MORA AQUI PERTINHO DE CASA
Fui ontem levar o carro para lavar num posto de combustível aqui perto de casa e quem encontro por lá, um personagem deslumbrante de minha infância: FANTOMAS. Os mais novos não vão nem ter idéia do que isso possa representar, mas eu durante todos os anos 70 admirava um lutador desses de ringue, num enfrentamento que todos sabiam ser marmelada (hoje entendo de outra forma, era um espetáculo). O programa era OS REIS DO RINGUE (ou algo parecido) e esse personagem que nunca mostrava a identidade e a cara me fascinava. Dentre os lutadores existia a luta do bem contra o mal e FANTOMAS representava sempre o bem a vencer o mal. Pouquíssimas vezes o vi perder uma luta e isso me causava um sofrimento incrível, só sanado no programa seguinte, quando voltava a ganhar. Outros astros eram o Ted Boy Marino, Verdugo, Rasputin, Tigre Paraguaio, Mongol, leão do Líbano e tantos outros.
Anos depois fui saber por intermédio de minha mãe que um dos muitos que encarnaram FANTOMAS vivia aqui bem pertinho de casa. Mais que isso, trabalhava com minha mãe numa escola onde ela dava aula, exatamente em Airosa Galvão (hoje Potunduva, distrito de Jaú). Era professor de Educação Física. Viajei com ele de trem (saudosos tempos) e algumas vezes de carona em seu carro até aquela escola rural. Fui abordá-lo hoje e disse de minha vontade em escrever sobre um dos meus heróis dos tempos de moleque. Sorridente, perguntou sobre a saúde de minha mãe e disse que até hoje um contrato não permite a revelação de seu nome, pois ainda coloca a vestimenta de vez em quando em apresentações por aí. Mantém a roupa no armário e como me disse não ser muito elegante a revelação de seu nome, preferi nem pedir para ver. Papeamos muito, mas a história dele me instiga. Relembro os anos de moleque em plena ditadura militar.

Ele deve já ter passado dos 70 anos, pois se tem a idade de minha mãe, com certeza já passou disso. Está numa estica só, corpo de atleta até hoje, mantido com regulares exercícios. Uma simpatia de pessoa, cheio de passagens a amocionar, suas lutas e das viagens feitas pelo Brasil todo. Me diz ter encarnado o personagem por 28 anos. Uma das histórias contou ali em pé no posto e foi para louvar um apresentador de TV, para ele o maior divulgador dos REIS DO RINGUE, o Edson BOLINHA Cury (já falecido), que depois viria a apresentar durante anos um programa aos sábados na TV Bandeirantes. Foram tão famosos que viraram figurinhas num álbum que colecionei e perdi ao longo dos anos.
A única possibilidade de Bauru conhecer de vez essa história é alguém de nossa imprensa procurá-lo e ele passar os dados desses empresários. Com autorização deles, seu armário será aberto e sua história e identidade reveladas. Isso não é coisa para mim, mas lanço a idéia de que alguém poderia fazê-lo. Muitos aqui em Bauru já conhecem sua identidade, mas a grande maioria desconhece que FANTOMAS continua vivo e é daqui de Bauru. Quem se habilita?
Uma história eu achei na internet, mas não o reconhece. Tudo é um mistério a ser desvendado. Leiam clicando adiante:
http://www.michelserdan.com.br/2009/11/09/a-verdadeira-historia-do-fantomas-o-justiceiro-by-michel-serdan.htmlmas-o-justiceiro-by-michel-serdan.html . Vasculhei o Youtube, mas pouca coisa achei de Fantomas, só lutas mais recentes, com um lutador mais gordinho, que não é o bauruense, imagens já colorizadas. Só a primeira foto, lá no alto me remete ao Fantomas que conheci. Para matar saudades dos tempos de uma TV ainda em preto e branco, reproduzo trechos de lutas com Ted Boy Marino: http://www.youtube.com/watch?v=ge0fnE6uGGw&feature=related . Quem achar alguma do Fantomas (que ele me disse existir no Youtube) me indiquem. Quero revê-lo no ringue.

5 comentários:

Anônimo disse...

Henrique

Leva o Marcelo Borges para enfrentar o Fantomas. Torceria por quem?

Regina

Anônimo disse...

Bom ,sou fã do Fantomas desde criança e hoje estou com 64 anos ,mas vou te contar um segredo eu moro atualmente em SBO=SP e trabalho em uma loja de consertos de roupas...vc não vai acreditar mas comigo tb trab.uma senhora de 68 anos e diz que era esposa do Fantomas..acredite venha conferir onome dela é dona Salvina e moravam em SP no Tucuruvi

Anônimo disse...

O personagem era mascarado e como você disse outros o devem ter interpretado. O fato é que eu conheço o Fantomas, ou um dos Fantomas. Ele mesmo me disse sê-lo. Tem uma papelaria na Zona Leste de São Paulo,e diz ter um pequeno ringue em casa. Chama-se Antônio, entalha fontes em concreto celular e é pescador. Apesar da idade ainda invoca aquela musculatura de lutador.

Everaldo Souza disse...

Linda matéria recordar é viver parabéns

Anônimo disse...

Também foi um dos maiores admiradores do fantomas. Onde posso ver alguma luta dele dos tempos da Excelsior? Será que existe algo assim? Me ajudem por gentileza. Obrigado