domingo, 20 de março de 2011

PRECONCEITO AO SAPO BARBUDO (34)

DESAVENÇAS VIA MISSIVAS À TRIBUNA (DO LEITOR, DO JORNAL DA CIDADE)*
* Essa carta foi enviada ao Jornal da Cidade em 14/03, conforme explico abaixo e em resposta a textos anteriormente publicados no jornal. Não foi publicada, pois a postura do JC é não prosseguir com polêmicas. Dão uma réplica e encerram o assunto. Achei melhor sua reprodução aqui e para um melhor entendimento se faz necessário a leitura desses textos, leitura essa que pode ser feita clicando nos links logo após cada citação.

Não é necessário ser petista, lulista, dilmista ou até mesmo esquerdista para concordar ipsis litteris com a carta publicada nessa Tribuna em 10/03 por Pedro Valentim (http://www.jcnet.com.br/busca/busca_detalhe2011.php?codigo=202913 ) e contrário ao escrito por Ricardo Coube em 06/03 (http://www.jcnet.com.br/busca/busca_detalhe2011.php?codigo=202771 ). Basta ter bom senso, entender o país sem a malversação de estar atrelado a um caolho modo de enxergar o país e mais, sem a maldade peculiar dos que apostam no caos e querem o retorno em período integral do neoliberalismo e do pensamento único a dominar o mundo capitalista. Fujo desses últimos, pois representam um país dominado por uma casta, os ditos privilegiados, que se acham enviados divinos, letrados e únicos a terem a sapiência para comandar os destinos de todos os brasileiros. Vimos no que isso deu. “Conheço esse filme, a gente morre no fim”, diz a música.

Iguais a esses, dois outros, assim como eu e Pedro, useiros e vezeiros em escrevinhações nessa Tribuna. São eles, Márcio M. Carvalho (http://www.jcnet.com.br/busca/busca_detalhe2011.php?codigo=203129 ) e João Guilherme Ortolan (http://www.jcnet.com.br/busca/busca_detalhe2011.php?codigo=203134 ), cartas publicadas em 13/03, com a diferença de que esses fazem a defesa desbragada do período FHC, com certeza aos mais de 16 anos do tucanato a governar São Paulo e apoiaram (sem pestanejar, tripudiar e contestar) tudo o que Serra produziu de retrocesso durante a última campanha eleitoral. Fazem parte de algo a entristecer os que baseiam seus escritos em dados sérios, com fundamentação. Repudio gente que defende algo dessa forma, falseando a verdade ao seu bel prazer, tudo para prevalecer seus interesses e pontos de vista.

A última é apregoar que o governo do sapo barbudo infelicitou esse país, deixando herança maldita para Dilma, quando até as pedras do reino mineral sabem que o ocorrido foi exatamente o contrário. Ainda não se deram conta de algo e assim sendo é sempre bom lembrá-los que Dilma não faz e nunca fará qualquer tipo de oposição à Lula e por um simples motivo. O governo dela, aquela que chamavam até ontem de feroz guerrilheira é a continuação do governo de Lula e segue na mesma linha. Enxergar isso e entender o novo momento vivido pelo país, dando crédito positivo a quem de direito é um mínimo exigido. Será que eles já se deram conta de que o Serra perdeu a eleição? A ficha deles precisa cair.

ALEGRIA DOMINICAL - Como faço sempre fui ontem ao Alfredo de Castilho. Motivos existiam para deixar de fazê-lo e o primeiro uma suculenta feijoada no bar SAUDOSA MALOCA, que por volta das 15h, quando abandonei o local meio que as escondidas, fervia de gente e agitação. Um Carnaval a invadir o período quaresmal, regido por uma banda em plena calçada, fazia ESPANHOL, driblar fiscais: "Só hoje passaram três, mas digo a eles que meu irmão, o proprietário está ausente". Ninguém dormia naquele horário, por volta das 14h de um sábado, mas a fiscalização, que em outros lugares se mostra lenta, ali fazia marcação cerrada. Sai de lá ouvindo da boca de dois noroestinos, professor Sinuhe e o jornalista Leonardo de Brito que venceríamos o jogo aos 46', na prorrogação. A esperança estava conosco. Fui com a Ana, dou uma passadinha na sede da Sangue Rubro e o espanto é com a pequena quantidade de torcedores. "Somos e seremos os mil de sempre", me diz um na fila. Mas até quando? Pelo menos até termos um time melhor contratado, escalado e oferecido ao público, pois grana existe no momento, mas qualificação para escolha dos jogadores, nenhuma. Nas arquibancadas torcedores até da Sangue Capital. O jogo é sofrível, falta conjunto, nem o experiente técnico, Lori Sandri possui o time na mão. Aparenta não entender o que se passa. Numa jogada de rara felicidade, uma disputa entre Otacílio e o goleiro da Ponte Preta, o gol, aos 46' do primeiro tempo. Enlouqueci junto da Sangue, aproveitando para xingar nesse momento, abafado pelos gritos da massa, todos os que estavam engasgados, jogadores, políticos e os "merdas" de sempre. Não ousamos quase nada no segundo tempo. Seguramos o resultado como pudemos, com a ajuda de nosso ótimo goleiro e ganhamos, saindo assim, temporariamente da zona do rebaixamento. Alma lavada, nem voltei para terminar a feijoada e a constatação de que o gol saiu sim aos 46', como previsão feita no bar, mas do primeiro tempo. O sofrimento não acabou e o novo round é na quarta, 23/03, contra o Grêmio Prudente, o último lugar do campeonato. Ufa, dormi tranquilo, mas o time é ruim demais, porém, ganhamos e era isso que precisávamos. E como Ivan Lins sai cantarolando: "Desesperar jamais/ afinal de contas, não tem cabimento/ entregar o jogo no primeiro tempo..." (http://www.youtube.com/watch?v=cW1ZnIrPAzI ).

4 comentários:

Rey disse...

E isto ai Henrique....Como e duro ser noroestino com uma administracao igual a esta que o clube tem...E eles ainda dizem que o time e bom...Bando de incompetentes.Abracos.
Reynaldo

Anônimo disse...

Henrique

Tudo bem, concordo com tudo, mas me diga com toda a sinceridade desse mundo: VOCÊ ACHOU LEGAL O LULA TER COBRADO R$ 200 MIL POR UMA PALESTRA?

Celinha

Anônimo disse...

Henrique, não vou utilizar seu espaço novamente para ficar criticando a mesma coisa, mas em ambos os lados que na verdade nada de diferente há entre eles, onde se vê ao menos um debate, um argumento tecnico, consciente?? Vc viu o PC do B essa semana?? A coca-cola, o mcdonalds e o bradesco enchendo os cofres deste partido?? Convenhamos meu amigo, Nem Marx, Engels e tantos grandes ousados pensadores que esses sim sabiam fazer critica, não imagivavam nunca, tamanha conversão e um funeral destes que ainda tentam enganar se passando por um lado que não estão mais faz tempo.

Marcos Paulo
Comunismo em Ação

Mafuá do HPA disse...

cara Celinha

Não, não achei legal.

Isso não desmerece o que fez pelo Brasil.

Porém, entristece velhos e com um pensamento ainda acreditando existirem realmente pessoas diferenciadas dessa gosma que nos é apresentada hoje como pensamento único e única alternativa possível para o mundo atual.

Se Lula capitulou, acho que não totalmente. Nem sei se está em vias de, mas preferiria o ver agindo diferente.

E gostei de não vê-lo junto aos ex-presidentes no encontro desses com Dilma no Palácio. Ele quer preservar Dilma do foco recair mais sobre ele, ofuscando a presidente e também acredito ter marcado posição não tendo aprovado a ação dos EUA em bombardear a Líbia da forma como fizeram.

Ele continua para mim com saldo altamente positivo, mas merece puxão de orelha.

Tá bom assim?

PS.: Marcão mandou bem em sua resposta.

Henrique - direto do mafuá