segunda-feira, 21 de março de 2011

MEUS TEXTOS NO BOM DIA (116 E 117)

MÉDICO TEM E MUITO, MAS... - publicado diário bauruense BOM DIA, 12.02.2011
Será mesmo tão difícil o trato com os médicos? Da situação de caos instalada não só aqui, mas a nível nacional, essa pergunta não me sai da cabeça. Seriam eles tão diferenciados a ponto de merecerem mesmo um salário totalmente diferenciado das demais categorias de profissionais envolvidas com o serviço público? E isso não seria um desrespeito às demais? Não vejo esse assunto como algo delicado. Começo tudo pelo juramento que esses profissionais fazem lá atrás, algo inócuo hoje em dia. Serve pra que aquilo tudo diante do mundo capitalista? Percebam que a distribuição de médicos no país é feita em cima da existência da grana para lhes pagarem mais. Só como exemplo, na capital paulista atua um médico para cada 312 habitantes. Em Bauru a média deve ser próxima disso. Eles estão aqui, atuam entre nós, só que à disposição da rede particular e cada vez menos optando pelo atendimento público, o de maior carência. Os quase 16 mil médicos formados por ano no Brasil não querem saber disso. Hoje existe estímulo à especialização do profissional, agravando a concentração e restringindo cada vez mais sua atividade no campo mais necessário. Como mudar isso dentro do conceito capitalista? Em primeiro lugar o ensino não deve e não pode ser encarado como um negócio. Isso serve também para todas as categorias profissionais. Nos cursos nada é pensado para resolver os problemas dos que não podem pagar e sim em especializar o profissional. Por que os estágios desses cursos não ocorrem junto aos mais carentes? Não os vejo em Prontos Socorros país afora. Daí na ponta do problema, prefeitos se vêem obrigados a oferecerem salários diferenciados a esses e nem assim os sensibilizam. Sem querer laçar o boi a unha caem na terceirização e privatização como saída mais fácil. Jogam dinheiro público para o ar. A mudança de rumo deve ser feita na concepção de tudo, mas no capitalismo isso é impossível, não se iludam.

SUCATEAMENTO NO DAE - publicado diário bauruense BOM DIA, 19.03.2011
Algo a impressionar qualquer leigo sobre as questões da água em Bauru é o que está a ocorrer dentro da autarquia do DAE – Departamento de Água e Esgoto. Tempos atrás, não tão distante assim, ele foi considerado um primor, um exemplo de bons serviços prestados, um diferencial dentro de todos oferecidos pela Prefeitura. Lembro perfeitamente de que quando ocorria algo onde era necessário o serviço compartilhado entre servidores do DAE e da Prefeitura, esses preferiam atuar sozinhos, pois o serviço seria mais ágil e rápido. Nada a desmerecer o restante do quadro funcional, mas eram considerados excelência na presteza na solução de problemas. Impecáveis. Num curto espaço de tempo isso se esvaiu como o vento. Os motivos ainda não me são muito claros, mas quando leio e ouço declarações como a do vereador Marcelo Borges PSDB, reclamando do descaso atual, dizendo ser inadmissível a demora de até quinze dias na eliminação de um vazamento de rua, isso me preocupa e os motivos são mais do que justificáveis. Primeiro porque a linhagem política de Marcelo é a do PSDB, toda voltada para a privatização do setor, tornando-a dependente da SABESP, o órgão mantido pelo governo estadual. Depois, até as pedras do reino mineral sabem existir gente lá dentro a defender que o DAE perca sua autonomia e caia na dependência. Nada me tirada cabeça existir um grupo a contribuir de alguma forma para que a degradação ocorra de forma acelerada. O que não bate dentro da minha cabeça é existirem funcionários em cargo de comissão lá dentro, ligados ao PT, contrários à qualquer tipo de privatização e nada de novo a restabelecer os antigos procedimentos. Literalmente, ando com a pulga atrás da orelha. Tem coisa acontecendo dentro do DAE e desconhecida de todos nós. E qualquer declaração me faz entender estar em plena evolução um macabro plano de desmanche na autarquia. Façamos algo.

A SEGUNDA POR AQUI NA TERRINHA EM DUAS CITAÇÕES DE GRANDE MONTA:
1. Hoje mais um round na questão da privatização ou não do atendimento do Pronto Socorro do Bela Vista. Ele acontece na Câmara Municipal de Bauru e de um lado os servidores e os que escancaram que a situação chegou ao fundo do poço causada por pressão dos próprios médicos e do outro, a proposta da Prefeitura Municipal que espera ver aprovada a tal da terceirização. Segundo esses, essa a única solução. Estive no ato realizado no Calçadão sábado passado, 19/03, contrário a isso e repercuto aqui com a publicação das fotos lá tiradas, espalhadas por todo esse post. Veremos e observemos a atitude de cada vereador, suas falas e vamos entender um pouco dos trâmites efetuados para aprovação da entrega da Saúde Municipal nas mãos de uma empresa terceirizada, aos moldes da tão decantada FAMESP, que hoje administra o Hospital Estadual, o Manoel de Abreu e agora também a Maternidade Santa Izabel. É dinheiro público (muito dinheiro minha gente) repassado para uma empresa e ela mantendo o negócio funcionando, sem grandes delongas e empecilhos. Uma festa com o dinheiro público, sem que ocorra grandes investigações de sua utilização. Tranparência zero. Isso acontecerá, tenham certeza. No ato pergunto para a professora Maria Cristina Romão estar sentindo falta da ausência do PT oficial. Sua resposta: "Você sabe que na cidade existem dois PTs. Um deles está aqui, o outro, o da direção, nunca aparece".

2. Hoje ocorre o lançamento no hall de entrada da 94FM da exposição ACTS ABSTRACTS - PINTURAS E MONOTOPIAS DE PERCY COPPIETERS, de 21/03 a 16/04, das 9 às 19h, com entrada franca. Percy era meu amigo mais do que pessoal e não o desculpo por ter abandonado a contenda antes do tempo determinado. Relembrar sua trajetória, principalmente a artística é coisa que faço com grande contentamento. Tenho aqui pendurado no meu quarto, anexo ao mafuá, um quadro presenteado por ele, com a dedicatória "HPA, no acolhedor mafuá receba este com o abraço carinhoso do Percy 2010". Foram semanas antes de nos deixar. Divulgo a exposição e lá estarei várias vezes durante esse mês. Pensávamos, eu e Valéria Villaça em promover algo assim no Templo Bar, mas Eto Coelho, outro amigo, antecipou-se e conseguiu aglutinar obras e mais obras na 94FM. Esteve aqui em casa, mas a minha é de pequena importância (foto ao lado). O que veremos lá, com certeza, expressa um pouquinho da grandiosidade do artista, do qual gostava demais, como pessoa e amigo. Escrevo dele sempre com muita saudade e dor.

9 comentários:

Anônimo disse...

Henrique:

Perguntas
1. Por que a Apeoesp, antes tão presente não esteve e está presente nesse e em outros atos?

2. Por que o PT, ou melhor sua direção não está nas ruas onde o povo está? No Rio a direção do PT proibiu seus filiados de irem para as ruas protestarem contra a presença de Obama na cidade. Aqui teria acontecido o mesmo? Só os petistas da Esquerda Marxista, ligados ao vereador Roque Ferreira colocaram a cara para bater.

3. Quem seriam essas pessoas e grupos que jogam contra o DAe continuar sob os domínios da Prefeitura, indo de mala e cuia para a a mão da iniciativa privada? Por que isso se tudo era tão bom?

4. Isso que disse da Saúde ser dirigida por uma empresa é tão fácil de ter desvios? E por que, se ocorrem, ninguém grita ou pede um balancete lá nos hospitais como o Estadual?

5. A terceirização do Posto de Saúde da Bela Vista não te parece ser o pontapé incial para que ocorra o mesmo em todo o setor?

6. Como sensibilizar os atuais vereadores, todos ou quase todos sem qualquer envolvimento social? Triste essa atual composição da Câqmara.

7. E o artigo que publicou aqui do moço lá da Saúde, o Ademar que se posicionou a favor do Secretário da Saúde, como se ele estivesse do lado correto. O cara é a favor ou contra a terceirização. Ela resolve ou não o problema?

Isso está tudo sem resposta na minha cabeçla de munícipe.

Valerinha

Cassio Cururu disse...

Muito justa a homenagem mesmo que póstuma ao artista Percy pelo que ele foi e pelo a arte que ele produziu.
Muitas saudades!
Cassio Cururu

Cassio Cururu disse...

Muito justa a homenagem mesmo que póstuma ao artista Percy pelo que ele foi e pelo a arte que ele produziu.
Muitas saudades!
Cassio Cururu

Mafuá do HPA disse...

cara Valerinha:

Você me lota de perguntas justamente quando estava de saída daquyi do mafuá.Tento fazer tudo rapidamente:

1. Não sei. Nos tempos que meu amigo Duka estava por lá, tenha certeza estariam nessa e em todas as outras questões a envolver as questões sociais.

2. A professora Romão disse aqui mesmo e repito: Existem dois PTs na cidade. É isso. Um vai para lá e o outro para cá.

3.Vou em breve entrevistar meu amigo, o Yamnashita e voce entenderá quem são essas pessoas. Ele trabalhou por lá durante anos, num outro momento e tem coisas a relatar.

4. Ano passado o deputado Viucentinho passou por aqui e instigado por sindicalistas ligados a CUT, que o questionaram dos motivos de como fariam para que as denúncias das irregularidades ocorridas na administração do Hospital Estadual tivessem encaminhamento e apuração. Sua resposta: "Ganhem a eleição que tudo muda". A eleição foi perdida e tudo continua como dantes, sem nada ser apurado.

5.Sim, tudo começa aí e depois virão as demais.

6. Não vejo como. Eles estão em outra sintonia, nada voltado para as questões sociais e as ligadas as classes dos trabalhadores.

7. Essa prefiro que o próirpio Ademar responda.

Para mim também muita coisa está e continuará sem resposta. Só de voce questionar isso já percebo que pelo seu interesse, estás no caminho mais acertado. Continue assim.

Abracitos do

Henrique - direto do mafuá

Anônimo disse...

Henrique

Fique atento com essa terceirização. Eles estão marcando os funcionários que mais se posicionam contra a mesma e no momento não farão nada, mas num curto espaço de tempo, terão sua represália. O Secretário de Saúde ontem passou o dia inteiro dentro do Posto de Saúde do Bela Vista e nem se dignou a olhar, quanto mais conversar com o funcionalismo. Fico a manhã toda a espera, pelo que me parece da equipe das TVs. Fez um plantão e trouxe médicos a reboque, para atendimento emergencial. Por que isso não vira rotina?´Demosntra incompetência após mais de dois anos na frente da pasta, sem propor nada de novo, mas agora no agravame4nto, quer terceirizar e privatizar tudo. Vá a merda um cara desses.

T.

Mafuá do HPA disse...

Acho isso também, meu caro T.
Mas preferiria que não tivesse sido escrito de forma anônima, pois isso que escreve está na boca do povo e quantos mais falarem, expondo a situação sem medo, de forma corajosa, mais fácil será a solução. Pense nisso.

Henrique - direto do mafuá

Cassio Cururu disse...

Oi Henrique, só um pequeno adendo:
As irregularidades que precisam ser apuradas são no Hospital Regional ou no Hospital de Base, que apesar de ser do Estado era gerido pela AHB - Associação Hospitalar de Bauru que, por sinal, chegou a pleiter a administração do então recém inaugurado Hospital Regional?
Afinal, que é quem aí nesta história?

Anônimo disse...

PREZADO AMIGO HENRIQUE: COMO SCHERAZADE, EU DIGO QUE A HISTÓRIA DA PRIVATIZAÇÃO AINDA NÃO ACABOU, NA VERDADE MAL COMEÇOU...ESTOU CHEGANDO AGORA DO DEBATE OCORRIDO NA OAB, ONDE FICOU MAIS CLARO AINDA O POSICIONAMENTO DE CADA UM. NÃO ESPERAVA NADA DE DIFERENTE DOS DIVERSOS ATORES DA TRAMA, MAS DECLARO-ME PÚBLICAMENTE CHOCADA AO VER QUE ALGUNS "REPRESENTANTES" DA POPULAÇÃO NO CONSELHO MUNICIPAL DE SAÚDE MAL CONSEGUEM ESCONDER SEUS INTERESSES (PARTICULARES?) NA PRIVATIZAÇÃO. UM DELES ATÉ DISTRIBUI CARTÕEZINHOS DE LOBISTA EM TUDO QUANTO É ENCONTRO E CONFERÊNCIA ONDE VAI...MERA COINCIDÊNCIA?????
ESTÁ NA HORA DE PRESTAR ATENÇÃO Á ESTAS INSTÂNCIAS DE PARTICIPAÇÃO POPULAR TOMADAS POR GENTE SEM A MINIMA REPRESENTATITIVIDADE.
VALE LEMBRAR TAMBÉM QUE AS REGRAS DOS CONSELHOS FORAM MUDADAS NO MANDATO ANTERIOR, RETIRANDO ITENS IMPORTANTES GARANTIDOS PELA LEI 8080 (E PELA PROPRIA CONSTITUIÇÃO) POR UMA CERTA EX VEREADORA QUE AGORA NÃO SE ELEGE NEM PRA FISCAL DE QUARTEIRÃO.UMA BOA LIÇÃO PARA A CÂMARA ATUAL.
PELO MENOS 6 VEREADORES COMPARECERAM Á CASA, ATENTOS E PREOCUPADOS EM DAR SATISFAÇÃO AOS SEUS ELEITORES.HÁ QUE SE FISCALIZAR, QUE É EXATAMENTE A FUNÇÃO PRECIPUA DE UM VEREADOR.E A LUTA CONTINUA, COMPANHEIRO...ENQUANTO DEZENAS DE PESSOAS ESPERAM JOGADAS PELOS CORREDORES...NÓS,SERVIDORES CONCURSADOS E DE CARREIRA QUE CARREGAMOS O PIANO ATÉ AQUI,ESPERAMOS RESPEITO E VALORIZAÇÃO.O POVO ESPERA UMA CHANCE DE SER TRATADO COM DIGNIDADE.OU AO MENOS, TRATADO.VOLTO A ESCREVER AQUI, SE ME PERMITIR...ABRACITOS DE MAIS UMA PATETA...ROSANGELA BARRENHA, OU ROSE - NÃO TÃO LOUCA POR ALEGRIA...

Unknown disse...

Querido amigo, tbém. estive por lá várias vezes. Sentir aquele "astral" que sinto tanta SAUDADE!!!! Mas valeu mesmo!!!! Pena que acabou....
Beijos
Valéria V.