domingo, 27 de março de 2011

PALANQUE - USE SEU MEGAFONE (05)

27 DE MARÇO: DIA MUNDIAL DO TEATRO*
* Escrevendo sobre essa data recebo um texto elucidativo do amigo e homem dos bastidores do teatro, o LUIZ JOAQUIM JUNIOR (KYN JR). Para ampliar a discussão em cima do tema, reproduzo na íntegra. O tema de hoje é o teatro e tudo no seu entorno. Vamos a ele:

Inicio uma homenagem a todos que estão sempre lutando pela arte de representar personagens, ligado a uma realidade ou não, através de textos de dramas, tragédias e comédias, utilizando de diversos mecanismos para que o espetáculo no palco seja suntuoso, belo, sempre imbuído de um trabalho consistente, com qualidade e excelência.

O dia mundial do teatro foi criado em 1.961, pelo Instituto Internacional do Teatro (ITI), data da inauguração do Teatro das Nações, em Paris. O teatro, essa arte primeira da interpretação que envolve a engenharia e a arquitetura na composição cenográfica, a música, a indumentária, a iluminação, a voz, o olhar, a expressão do todo corpo no conjunto do espetáculo, tem hoje pelo mundo afora encenações de textos sejam eles de Sófocles, Aristófanes, Shakspeare, Moliére, Bertold Brecht, Albert Camus, Gean Genet, Tenesse Williams, Fernando Arrabal, Nelson Rodrigues, Ariano Suassuna e tantos outros criadores de emoções e de transgressões sociais e psicológicas.

No teatro, as interpretações devem ter o peso da interpretação, posto que teatro é pose, teatro é cena, teatro é a vida dos atores que constroem, ao lado da própria personalidade, uma personalidade teatral que é reconhecida através da força da interpretação de cada um dos atores. Homenagear a arte do teatro, a arte cênica por excelência é também dedicar a essas pessoas, homens e mulheres, atores, atrizes e diretores que nos palcos do mundo constroem um mar de emoções, nos levando aos risos, gargalhadas, aos choros, prantos e à reflexão. O meu muito obrigado a cada ator, a cada atriz que como operários de um canto que envolve a todos, tenham sempre espaços em todas as cidades do mundo, para que possam mostrar a competência técnica e o compromisso político com a nobre arte.

Agradeço em especial a minha querida e amada atriz, diretora, produtora e empresária Mariza Basso com quem Deus me permitiu conviver, partilhar diariamente da sua bondade , do seu amor e de sua arte. "Sou um homem de teatro. Sempre fui, e sempre serei um homem de teatro. Aquele que dedica a sua vida a alguns metros de tablado, esse é um homem de teatro”. Seguida de um poema de Dirceu Régis, essa fala convicta era dita por Paulo Autran no espetáculo-montagem.

Salve, salve atores, atrizes, diretores, técnicos, enfim, salve a vida teatral. Merda para todos. Viva o teatro.

Luiz Joaquim Junior (Kyn Junior), Consultor, Produtor Executivo, Publicitário e Bauruense.

Um comentário:

Anônimo disse...

Um abraço a todos ligados ao teatro bauruense. Aqui em Iacanga, quem nos dá um direcionamento quanto às questões teatrais é um bauruense. Sabiam disso... Ao Kyn um abraço por não me deixar esquecer da data. Merda a todos.

Marcos