segunda-feira, 14 de março de 2011

PERGUNTAR NÃO OFENDE ou QUE SAUDADE DE ERNESTO VARELA (25)

JÁ QUE MARCELO BORGES PRESIDE E POSTULA SER PREFEITO, LÁ VAI...
Nos jornais de hoje e nos programas de rádio a manchete do dia é sobre o vereador tucano Marcelo Borges – PSDB. Desde ontem ele é o novo presidente da agremiação tucana na cidade, tentando comandar uma reviravolta no pensamento do eleitor bauruense, que não elege prefeito tucano de jeito nenhum, ou melhor, “nem que a vaca tussa”. Ele será mais uma tentativa de reverter isso. De tudo o que li, a declaração mais inapropriada é a de que: “Bauru deixou de ganhar não elegendo prefeitos do PSDB, afinados com o governo estadual. Não fomos nós que perdemos as eleições, foi a cidade que deixou de ganhar”. Nas entrelinhas entendo isso como, na prática, o uso e abuso do poder, ou seja, grana pública mesmo só para os que estivem afinados/alinhados com sua linha de pensamento.

Ontem estive com um ex-dirigente desse partido e ele me confidenciou, que enquanto exerceu seu cargo atendia todas as cidades sob sua jurisdição, indiscriminadamente e quando o fazia para cidades cujos partidos não fossem da mesma plumagem, era repreendido pelo deputado Pedro Tobias: “Que é isso. Dando munição para o inimigo. Deixem eles à míngua”. É assim que os tucanos atuam, todos eles. É assim que Marcelo trabalha e o aviso foi lançado no ar. Pescou quem quis. Entendi assim.
Ainda de Marcelo, algo preocupante, que qualquer candidato deveria tomar o máximo de cuidado. Ouço por todos os lugares aonde vou que seus negócios particulares são todos ligados ao mercado imobiliário, principalmente o de terras para futuros grandes investimentos, como os de condomínios fechados. O SOS Cerrado, entidade onde atuo, persegue os reais destinatários dos benefícios ilícitos em autorização para venda de terras em áreas de APAs. Ouço por tudo quanto é lugar que Marcelo não se opõe a essa expansão (sic). Não pega bem para um futuro candidato estar metido no meio de regulamentações perigosas. Basta observar a votação desses temas na Câmara de Vereadores para se ter uma noção do lado em que se encontra cada parlamentar. Imaginem o alívio para toda Bauru se essas especulações fossem todas meros boatos. Pessoas de fé acreditam nisso piamente, mas para os a possuírem alguma dúvida, aguardemos algum pronunciamento sobre o assunto.

Ernesto Varela, o intrépido jornalista, aquele que não perdia a oportunidade para encostar uns e outros na parede, diante de Marcelo o questionaria com algo a intrigar os bastidores da cidade:
- Nobre edil, qual o seu posicionamento sobre a devastação atual do cerrado? Os limites ao avanço imobiliário nas áreas protegidas pelas APAs devem ser respeitados? A expansão especulativa deve ir até que limite?

- Acredita mesmo que a política deve ser feita da forma como deixou transparecer no ar, com “aos amigos tudo, aos inimigos a lei”?

- V. Excia conhece pessoalmente ou já teve entre seus próximos algum dos denunciantes por assédio moral no caso SEAR? E o que pode significar isso?

- É favorável ao repasse indiscriminado de dinheiro público para OSCIPs (ou algo parecido), como a feita no caso específico do Hospital Estadual? É isso que quer e deseja para a saúde municipal? Quem ganha com isso? Não mais fácil o dinheiro público sumir por essas vias e meios diversos e pouco fiscalizados?

- Concorda com a Virada Cultural ter sido transferida de Bauru para Botucatu só porque aqui o PSDB não é governo e lá sim?

- Sei que tens dito que "para o PSDB não existe nenhum problema com as privatizações e terceirizações", mas se é isso que V.Excia realmente quer, os dias do DAE, EMDURB, Saúde e até Educação estariam contados?

- E por fim, li suas críticas ao ex-presidente Lula pela frase “não sabia de nada” e o que achas de Pedro Tobias e seus assessores no caso da Associação Hospitalar? Não caberia a mesma crítica? Tem acompanhado a apuração? Teremos prisões?

Responder isso antes da pretensão em postular o cargo de prefeito seria de bom alvitre.

7 comentários:

Anônimo disse...

Isso aqui é uma defesa do prefeito atual? É isso...

J.

Mafuá do HPA disse...

CARO J
Qualquer um que me lê aqui com certa regularidade sabe como penso a respeito desse assunto. Não quero e não vou ficar respondendo meras insuniações. Poderia ser mais explícito? Tens algo de concreto nessa sua defesa de tese? Exponha aqui, o espaço é livre.

Henrique - direto do mafuá

Anônimo disse...

meu caro e estimado Henrique:

Vamos analisar friamente algumas coisas.

O PSDB é realmente horrível e seria um desastre para a cidade com todas as provatizações que perpetuaria nos últimos resquícios de serviço público com alguma independência e sem ingerência da iniciativa privada. Seria o caos administrativo e ym bom negócio para uns poucos, como sempre e eles gostam de fazer.

- Veja o PT de Bauru. Voce os quer administrando a cidade? Seria igualmente ruim. O que representa a Estela e o Batata senão algo muito próximo disso. O discurso deles é ainda algo palatável, mas deixaram dessa ação faz tempo. Você mesmo sofreu nas mãos deles dentro do PT. Imagine a cidade governada por eles.

Estamos num mato sem cachorro. PSB, DEM, PPS, PDT são muito ruins, representam interesses que não os populares. A opulação tenta acertar e insiste no diferente, vota sempre em algo novo e a representar uma possibilidade de ser feito o diferente. Foi assim com Tuga e com Rodrigo. E agora?

PSDB e PT no governo seriam péssimos para a cidade.

Paulo Lima

ArabeAlli disse...

Caro Henrique, o comentário do Paulo Lima está completamente correto. Se o PSDB de Marcelo, Pedro e cia. é ruim, o PT de Estela, Batata e resto da corja não é nada melhor. Sempre nas eleições busco algo novo, mas o novo não chega lá, ou se chega desaponta. Agora, acho que Bauru tem um câncer que impede muito a cidade de prosperar. Uma doença travestida de deputado. Por conta desse mal, a cidade não consegue eleger outros candidatos, pois como um câncer, ele come todos os votos que poderiam ir para os demais. Uma pessoa que morando ha mais de 40 anos no Brasil, não aprendeu ainda a falar o português, o que é um tremendo desrrespeito a nós todos. Ele faz questão de falar errado, sem concordância e sem tempo verbal. Seria isso um personagem dele? Até mesmo o jogador argentino Teves quando passou por aqui por apenas um ano saiu falando português melhor do que o "brimo". E sabe pq o caso da AHB está terminando em pizza?? Pq invariavelmente se levado o caso as últimas consequencias o Joseph Saab "arrastaria" o Pedro Tobias. Ai sim veríamos a vaca ir pro brejo como se fala em bom português. Então nossas autoridades judiciais a troco sabe-se lá do que resolveram "passar um pano" pros dois. Uma vergonha!!!
O maior mal do Brasil: I.M.P.U.N.I.D.A.D.E. A corrupção, a falcatrua, pode existir em qualquer lugar do mundo, mas só aqui com tamanha impunidade se o bandido for DR. alguma coisa.

Anônimo disse...

Sr Henrique

Posso não concordar com tudo o que escreve, mas também não gosto desse Marcelo Borges. Assim como o sr, ouço pela cidade toda falatórios de que ele tem imobiliária. Se tem, por que cargas d'água não assume? Tem medo do que? Ele é isso que vemos, um tucano como todos eles, o pior partido que esse país já teve, pelo menos que eu conheço desde que nasci. O povo bauruense não vai votar num cara assim. Precisamos desmascarar e mostrar sua outra cara antes da eleição. E olha que ele tem amigos dentro do que hoje se condicionou a chamar de esquerda. Vejo ele com o Pedro Romualdo e o Pedroso Junior, como se velhos amigos fossem, trocam carinhos pela internet, via facebook. Quando a esquerda senta na mesma mesa de bar que pessoas de um partido como o PSDB é sinal de que todos são farinha do mesmo saco.

André Ramos

Mafuá do HPA disse...

MEUS CAROS AMIGOS (AS):
Quero que entendam uma coisa. Em primeiro lugar sou um duro, escrevo tudo o que me vem na venta, mas não sou louco o suficiente (pelo menos ainda, porém chego lá) para colocar a mão no fogo sem a devida proteção. Foi postado aqui algo contundente, do qual acredito ser verdade, mas não posso concordar com a publicação na forma como foi feita. Deve ter sido de um amigo e assim como eu, adverso às coisas tucanas. Isso é uma coisa, outra é acusar sem provas, de forma anônima, pois se não sabem, posso ser processado por isso. O blog é de minha inteira responsabilidade, inclusive por manter os comentários de forma anônima (algo que não pretendo alterar), pois dessa forma recebo informações interessantes, que não chegariam com a identificação do nome do usuário. Pois bem, foi publicado hoje cedo um Comentário meio forte e deletei ele. Mantenho só o começo da escrita e peço comedimento a todos (as), pois mantendo algo dessa forma já antecipo que precisarei de todos para me levarem barras de chocolate na prisão (cigarros não, pois não fumo). É que não terei dinheiro nem para fiança, nem para pagar indenizações. Por favor...

Oi Henrique
Uma histórinha ouvida do meu dentista, na eleição passada: estava ele, no calor de Bauru, com o carro estacionado esperando a mulher, mas com ele ligado devido ao ar-condicionado. Ao lado, para um carrão e dele saem Marcelo Borges e Pedro Tobias em discussão. Brigam. Ou melhor, Pedro fala e Marcelo ouve, sem conseguir articular palavra. O meu dileto dentista tenta entender, mas com os vidros fechados e o ar-condicionado ligado, compreende poucas palavras.

...
Abração!

Anônimo disse...

Henrique

Que pena que não cheguei a ler a mensagem que vc cortou pela metade. Fiquei curiosa. Esses tucanos são mesmo uns...

Solange Maria