segunda-feira, 18 de abril de 2011

CARTA (62) E ALGO MAIS DO DOMINGO

A RELIGIÃO NOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO - carta publicada na Tribuna do Leitor, Jornal da Cidade - Bauru SP, edição de ontem 17/04/2011, depois de pauleira generalizada entre adeptos de variadas religiões, cada uma afirmando ser a sua a única indicada pelo dedo divino, dou meu pitaco.

O que mais se repete na seção de cartas dos jornais é a discussão em torno da religião. O tal do chover no molhado. Um não reconhece o outro, um mais iluminado que todos os outros, só a dele é original e por aí afora. A maioria renega a ciência, deixam de lado o comprovado por séculos de evolução e estudo para ficarem ao lado de crenças. Obscurantismo total. O que nos levará a isso? Tempos inquisitoriais, intolerância cada vez maior e principalmente com aqueles que pensam e se negam a caminhar como manada. Isso tem pouco conserto, pois tudo é permitido, em nome de uma suposta liberdade, falam o querem, defendem absurdos, profanam verdades históricas. A fé cega leva qualquer um ao abismo. A contestação deveria mover o mundo, instigar, provocar, querer saber, buscar respostas e não seguir dizendo amém sem entender direito o que lhe é imposto. O medo de um suposto castigo celestial cega e cala a maioria inculta.

Querem uma séria discussão para já? Ouçam o rádio, qualquer uma das rádios, daqui e de qualquer lugar, liguem as TVs, quase todas e constatem as aberrações. Um crime de lesa consciência. E vamos ficar indiferentes? Controlar e criminalizar isso é mais do que necessário, mas não só dos que cospem aquelas imbecilidades nos nossos ouvidos e olhos, mas também em quem vende horário para isso. Todo crime tem dois lados, o do corrompido e o do que corrompe. Aqui explícito algo a demonstrar que por dinheiro alguns vendem a alma para o capeta e ficam posando de santinhos. Do pau oco, afirmo eu.

Está mais do que na hora de regular a massificação religiosa no rádio e na TV. A tal da finalidade democrática da comunicação é ferida diariamente pela pregação criminosa e desmedida, dando sustentação a algo contra qualquer legislação existente. Concessão pública de comunicação não foi feita para isso. Trata-se de um exercício de poder o visto hoje, pois não é mais necessário ir a templo algum, bastando um mero clicar e o dinheiro é transferido de um bolso para outro. Como não quero ver pregações políticas ostensivas nos meios de comunicação, idem para a religião. O espaço público está sendo privatizado. Tem rádio e TV loteados com contratos de gaveta, todos ilegais e com aberrações no ar. O que mais se vê são manifestações preconceituosas e de intolerância religiosa e todos do lado de cá de mãos atadas, como se nada estivesse em curso.

Não discuto liberdade de crença, cada um acredita no que lhe convier, mas o uso abusivo e indiscriminado dos meios de comunicação para massiva pregação e até sua sustentação econômica é algo a merecer ampla discussão e uma regulação imediata. Esse pessoal já passou dos limites do tolerável. Alguns já deveriam estar sentados no banco dos réus e outro tanto detidos. Até quando vamos tapar o sol com a peneira?

ALGO MAIS DO DOMINGO, A PARTE MATINAL, 17/04/2011
Ontem era um dia especial, domingo de sol e com uma expectativa no ar. O Noroeste fazia sua despedida do Paulistão 2011, num jogo de vida ou morte em Itu, contra o Ituano, decidindo se continuaria na 1ª Divisão ou cairia para a 2ª. Diante disso, tudo a ocorrer em Bauru antecedendo o jogo seria sobre o futuro do time da cidade. Na feira dominical um pouco disso, com muitos transitando logo pela manhã com as camisetas do clube. Chico Cardoso, um aposentado da ferrovia, amante de trilhos e trens, noroestino da melhor cepa, artesão de peças em madeira estaria na manhã participando de mais uma Feira Estação Arte junto à Feira do Rolo e à estação da extinta Cia Paulista, reunindo arte, artesão e arteiros culturais da cidade. A Maria Fumaça apitava logo no clarear do dia anunciando fumacê na beirada dos trilhos e nos falantes, som irradiando a música de Caetano Veloso, em trilha preparada por Wellington Leite. Chico prepara uma novidade para todos com a fabricação de uma peça única e a homenagear o time de toda a cidade. Criou uma locomotiva, o próprio símbolo do time, com as cores vermelho e branca, tendo estampada o escudo do time em suas laterais. O trenzinho não é pequeno, sendo desses de empurrar e a caber uma criança dentro. Desce a feira toda empurrando seu trem e chamando a atenção de todos. Curiosidade total. Crianças queriam subir e adultos curiosos com o som de um trem verdadeiro. "É simples, uma lata cheia de pedrinhas girando e emitindo um som igual ao da Maria Fumaça", responde. De todos os econtros, um deles, com o ex-jogador noroestino Valeriano, hoje de bengala, emocionou a todos. Muitos param para fotos e após mais de uma hora fora dos trilhos, chega finalmente ao final da linha, ou seja, estaciona seu trem noroestino na gare junto à sua barraca. Chico pulsa Bauru, pulsa Noroeste, pulsa um amor pela cidade e algo a denotar ser um artista voltado para o sentimento popular de todos nós. Precisamos muito de pessoas assim, abnegadas a criarem algo novo a demonstrar a existência de uma Bauru a pulsar pela sua verdadeira identidade. Gosto é dessa Bauru, a da baixada a fazer frente a das alturas e demais desse Chico, meu amigo e um trabalhador a representar condignamente essa cidade. A história do resultado de um jogo conto amanhã, numa saga ainda não totalmente escrita, mas com título já escolhido, "Crônica de uma morte anunciada".

SEGUIDORES
- Ainda ontem, atinjo a marca de 100 (cem) seguidores nesse blog. Marca redonda que muito me orgulha.

4 comentários:

ArabeAlli disse...

Caro Henrique, vivemos numa democracia de araque. Basta ser amigo do rei ou dele estar mais próximo via saldo bancário, para gozar das benesses do poder. O caso das tvs cristãs(?) é mesmo assustador, mas ainda assim, algumas igrejas as vezes, até pagam pelos horários utilizados. Pior são os casos onde a concessão do canal (que deveria ser pública) benficia apenas alguns poucos e que a utilizarão apenas em proveito próprio. Veja aqui mesmo em Bauru a TV Preve: Os donos não fazem nada mais, nada menos do que pura e simples propaganda das escolas que possuem. A quase totalidade dos programas e comerciais ali veiculados só servem para enaltecer aquelas instituições. São alunos e ex alunos sendo entrevistados, professores falando da metodologia de ensino lá ministrado, festas internas, eventos e comemorações deles mesmos e assim por diante. Imagine se tivessem de pagar por toda esta publiciade. Mas como possuem um canal próprio... A TV USC tb em Bauru "ipsis litteris". Pergunto: E as demais pessoas, com propósitos mt mais nobres, com competência para tocar uma rádio ou tv realmente comunitária e que ficam as margens dessas concessões?? O Cirineu Fedris (Canal + FM) foi preso e encarcerado durante dias apenas pq teimava e teima que as rádios e tvs devem pertencer ao povo, pelo povo e para o povo de fato, e não apenas ao WASP tupiniquim com sua gana por dinheiro e ânsia de "salvar" nós pobres pecadores.

Anônimo disse...

POR muito tempo acreditei que a religião era mesmo o ópio do povo, como escreveu o bom Marx. Hoje, vejo algumas religiões de outra forma. Olhe, por exemplo, para o budismo, que ama a natureza, prefere abraçar uma árvore do que discutir esse negócio de arrecadação de bens como essas que vc escreve. Ela tem um sentido diferente, mais contemplativo, valoriza o ser humano. Gosto disso e Buda não é um sobrenatural, um ser superior como o deus das outras religiões. Ele é um ser que saiu aqui da convivência entre os humanos, não tem poderes sobrenaturais. Outras possuem esse lado e reflito sobre isso. Já as que vc escreve e sei que a maioria é abusiva mesmo, precisam ser freadas no seu ímpeto arrecadativo. Se lei existe, que as peguem de jeito.

Sandra Regina Moraes - te li no jornal

Mafuá do HPA disse...

Essa carta reproduzida abaixo saiu hoje na Tribuna do Leitor em resposta à minha carta:
Henrique - direto do mafuá



19/04/2011
RELIGIÃO E MEIOS DE COMUNICAÇÃO

Fico pasmo com bravatas de pessoas reacionárias que escondem desejos inconfessáveis por trás de um discurso social. É de fazer chorar as pessoas que se sentem donas da verdade e que possuem a fórmula secreta para resolver todos os problemas do mundo. O direito à liberdade de culto inclui também a liberdade de expressão. Ninguém é obrigado a ouvir um pregador na rua, no rádio ou na televisão. Se o cara escuta ou assiste é porque tem vontade de conhecer, ou tem inveja pelo que os outros conseguem. Talvez as pessoas desejassem conteúdos profanos nas televisões e nos rádios. Talvez gostassem de ver pornografia durante a madrugada e de passarem esta cultura para nossas crianças.

Gostariam de estar lá para falarem um monte de assuntos preconceituosos que insistem em se disfarçarem de pessoas sem preconceito. A ciência é excelente. A ciência traz progresso, cultura, conhecimento, curas, prevenções e também conforto. A prova disso é que cada aparelho tem seu dispositivo de sintonia de canais e o famoso in-vento chamado controle remoto. Muito prático, por sinal. Prefiro a palavra de Deus, pregada por todos os cristãos, nos meios de comunicação do que expressões de uma cultura que não têm nada a ver comigo.


Ubiratan Cassio Sanches - servidor público e pastor evangélico

Anônimo disse...

Sobre um comentário acima, é normal que as criticas religiosas em um país de influencia cristã sejam mais voltadas para esta, mas como disse Marx, a religião é sim o ópio do povo, elas nascem e acabam dentro de sociedades, a leitora equivoca-se em achar que alguma é diferente, já que sempre nascem justamente para tirar um povo da realidade ocupar mentes com algo vazio, o ópio, ao estuda-las verá uma salada, uma grande semelhança de doutrinas entre elas, inclusive o budismo onde deveria estudar mais profundamente a história de paises com estados opressores de ordem budista na asia central principalmente, ver tb o que os monges budistas faziam de atrocidades com o povo, sem contar que depois das religiões judaico-cristãs é uma das que mais arrecada no mundo. Abraçar e compreender a natureza é otimo, mas desde que seja feito com o olhar questionador da ciencia.
Quanto ao pastor Ubiratan, falar o que com um cidadão desse que não sabe nem um basico de fisica e vive a morder dizimos, e só lembrar que contaminar mentes, doutrinar por meios de comunicação ou qualquer outro é um serio abuso que se comete, principalmente as inocentes mentes infantis.


Marcos Paulo
Comunismo em Ação