quarta-feira, 27 de abril de 2011

CENA BAURUENSE (79)

CINCO INSTIGAMENTOS, ACONTECIMENTOS E OUTRAS OCORRÊNCIAS
1.) Meu amigo e cantor de guarânias, tangos, boleros e nas horas vagas, quando puder e der, também de rock, ERALDO BERNARDO está no estaleiro, recuperando-se de problemas inerentes a todos nós. Enquanto tem tempo de sobra, pensa no retorno e divaga sobre sua banda, a Stage, que sem ele torna-se algo meio que impensável. O instigo sobre um provável retorno, talvez no Saudosa Maloca, bar do Espanhol e ouço dele, que irá agendar algo para cantar sambas, pois me diz: “Canto sambas também, sabia?”. Esse canta de tudo, só não o faz com a mulher alheia, pois sabe dos perigos inerentes a quem brinca com fogo. Aguardamos todos pelo retorno do bom e versátil Eraldo, nosso rei da voz. “Não demora, oh meu!!!”, clamam seus fãs.
2.) Algo que me instiga é contar histórias das pessoas. Uma dessas, com uma resvalando por passagens ao lado dos Dzi Croquetes, poesia marginal e uma vida um tanto diferenciada é ESSO MACIEL, um original habitante da Vila Falcão, a merecer entrevistas mil e até um livro (penso nisso). Estava no prelo para fazer um Memória Oral com ele, mas hoje recebo a boa notícia de que o projeto de resgate de história de bauruenses pela Cultura municipal teve início ontem com a gravação da entrevista com ele, filmagem feita por Roberto Pallu e todo o staf da Cultura presente. Vibrei por Esso e por tudo o que virá pela frente. Instigo outro nome, o do professor CARMELO, um professor de violão, que com mais de 94 anos arrisca dar aulas de violão. Esse é um projeto que tem tudo para não parar mais.
3.) Critiquei durante uns anos os shows do Dia do Trabalhador bancados pela CUT, ocorridos no feriado de 1º de Maio. Das outras Centrais Sindicais nem se fala, só produção de shows a valorizarem a música inservível do Brasil. Merda pura e destilada. Nesse ano, meu amigo JOÃO CARLOS DE ANDRADE, manager da CUT local me passa e-mail com uma novidade alvissareira, dois shows programados por eles para a festa e com nomes dentro da temática de sons diferenciados para o povo. O show ocorre aqui no Vitória Régia e os nomes estão aí na reprodução do cartaz que publico ao lado. Acreditem se quiserem, são esses mesmos e tudo gratuito. De tanto instigarem para fugirem do trivial, dessa vez acertaram na mosca.
4.) Ando com saudades do SESC e de sua programação diferenciada. Percebo que novamente tem gente nova no pedaço a coordenar os eventos por lá. Instigante essas mudanças rotineiras por lá, não? Dizem que a mesa desses andam cheias de projetos, mas a programação decaiu um pouco, confesso. Para não dizer que ando totalmente arredio, pretendo bater cartão novamente por lá num show de um cara que admiro muito, CELSO VIAFORA, num show Voz e Violão, como sempre gratuito (tenho dois lindos CDs dele aqui no mafuá). Essa vinda do cantor, violinista e compositor faz parte do projeto O SAMBA ME CONVIDOU, que tem seqüência dia 06/05 com CELSO VIAFORA CONVIDA CINCO A SECO e no dia 13/05 com CELSO VIAFORA CONVIDA TRIO MANARI. Quem chegar tarde é a mulher do padre.

5.) Ontem à noite fui conferir junto da Ana Bia a reabertura dos shows noturnos na casa do Espanhol, o SAUDOSA MALOCA e no novo projeto com MPB ao Vivo, todas as terças das 19h30 até quando a polícia permitir (por volta de umas 23h30), AMARAL NETO (o rei dos teclados) e LIZ AMARAL (a cantante da TV Tem e do Aldeia Bar). Sai de lá maravilhado com o repertório e tive que prometer a eles voltar para continuar degustando boa música na próxima terça. Deixo abaixo uma pequena amostra dos dois em plena atuação, cantando Bethânia.


OBS DE OUTRA COISA:
Ontem nos jornais algo sobre Pedro Tobias, nosso único deputado estadual. Fez biquinho e criticou asperamente o Aeroporto Bauru/Arealva, lá nos cafundós do mato-dentro, esconderijo de tatus. Ficou no deserto, junto a mais de cem outros normais mortais e vivenciou in loco as agruras de algo inconcebível, algo no meio do nada, feito para favorecer alguém e com a promessa do governo estadual que ele representa, de que equipamentos virão para alterar o apregoado hoje, a de que com qualquer mijada de um cão na pista, nada aterrissa por lá. Sentiu na pele, deu chilique (dizem, perdeu o horário de bater ponto na Assembléia Legislativa e perdeu o soldo do dia), chamou a polícia e disse que instigará para que aviões comecem a levantar vôo por lá. Agora vai!!!!!!!!!!!

3 comentários:

Eraldo Bernardo disse...

Grande Henrique!

Obrigado pelas palavras amáveis. É certo que em breve iremos celebrar a latinidade com muito tangos, boleros, sambas, e o que mais vier.

A você todo meu carinho! Abração.

Anônimo disse...

Esse PT, entenda por Pedro Tobias não se parece nem um poiuco com o outro, que vc citou no seu texto semanal no Bom Dia, o irmão Moussa. O outro, o Moussa era um dos caras mais éticos que conheci, mesmo estando no lado oposto de minha atuação. Pedro misturou tudo e fez de sua atuação um grande balcão, com obras inauguradas pelas admninistrações tucanas sendo todas ditas que são coisas conseguidas por ele. Daí por diante... E o aeroporto é obra tucana, mas na hora de ter esperado lá suas duas horinhas acabou esquecendo disso. Só faltou dizer que a Dilma era a culpada.

Luiz Antonio Coelho
(Estava ontem lá no Saudosa e nos deliciamos com feijãozinho preto e música boa - eta mundo véio sem porteira)

Helena Aquino disse...

Volte logo Eraldo querido,estamos a sua espera e nem pense em Stage sem vc,isso é inviável, inadmissível,queremos vc, sua voz, sua alegria.
Agora cantando samba.... quero ver e ouvir...
Vc é especial meu amigo, hoje e sempre...

Quanto ao Esso Maciel, figura da minha adolescência lá pelas bandas da Vila Falcão, fico feliz em saber que está sendo lembrado, bem o merece...

Helena Aquino