sábado, 16 de abril de 2011

CHARGE ESCOLHIDA A DEDO (39)

WOLINSKI NA INDEFECTÍVEL “PIAUÍ” E A BUNDA DE SIMONE

Tem coisas na vida pelas quais nos envergonhamos. Uma das minhas é continuar lendo mensalmente a revista “Piauí” (http://www.revistapiaui.com.br/ ). Faço isso desde o seu lançamento e nesse mês a edição de nº 55. Gostei do formato logo de cara, estava órfão com o fim d’O Pasquim 21 e cai de boca, sem deixar por um só momento de saber ser ali um enrustido reduto da perniciosa direita brasileira e, disfarçadamente (eles bem que tentam com brincadeirinhas vis), do PIG – Partido da Imprensa Golpista. Não compro gato por lebre. Mário Sérgio Conti como Diretor-responsável e a família Moreira Salles com a financiadora e mantenedora do negócio, só poderiam estar de um lado. E estão. Nessa última edição, capa linda com o traço do Wolinski e um destaque desproporcional (a maior matéria da revista até então) para o texto de Pérsio Arida, relatando sua vida, primeiro de militante de uma esquerda quase armada, Var-Palmares, para ser o big boss do tucanato e do neoliberalismo nativo. Aqui um pequeno parêntese a lembrar frase de Plínio de Arruda Sampaio para Dilma num dos debates eleitorais: “Eu ter vindo da direita para a esquerda, ótimo isso. Pior, esses irrecuperáveis, os que estiveram na esquerda e hoje fazem e acontecem na direita. Esses os piores”.

Essa é a Piauí que leio e até gosto de muita coisa lá encontrada, principalmente a tentativa de imitar a novaiorquina The New Yorker (http://www.newyorker.com/ ). Arremedo ou não, espremo esse limão (gosto do azedume) e saboreio somente o seu supra-sumo. Agora mesmo não consigo parar de delirar com os cartuns do francês argelino Georges Wolinski espalhados por toda a revista, retirados do delicioso livro deste, “A sexualidade da França de De Gaulle a Sarkozy”. Entrei em êxtase com todos, mas em especial com um, esse a me remeter a algo pessoal. Na página 70, retratando algo dos Anos Sarkosy, uma tira com o título “A face oculta de Simone”. Sim, é dela, Simone de Beauveir (retratada também num outro texto, “Permanência e Desfiguração”). Ele escreve como se supostamente tivesse 50 anos, exatamente minha idade e descreve algo sobre a famosa foto póstuma da Simone, a com a bunda exposta. Linda, maravilhosa, divinal... Quando a vi pela primeira vez, fiquei de queixo caído, como Wolinski e tantos outros. Tudo o que ele escreveu é exatamente o que penso. Reproduzo aqui e indico a leitura do restante dos seus cartuns gastando os R$ 12 reais do preço de capa. Só por isso vale muito a pena.

Tá tudo aqui, exposto e declarado. Sou assim, penso assim. Lembro de algo com o amigo Marcos Paulo, que além dessa Simone possui outro sonho de consumo, Jane Birkin. Ambas divinais e com posicionamentos de vida a encantar qualquer homem metido a pensar em juntar sexo com cabeça pensante. Relação conjugal para mim é um pouco disso. Tenho a minha Simone, Ana Bia, refletindo exatamente um cadinho disso tudo. Ela é única, universal e transcendente. Eu é que deixo a desejar no papel de Sartre. Ela percebe isso, releva e tocamos o barco. Declarações à parte, me deu vontade de escrever disso tudo e cá está para avaliações outras. Alguém daí do outro lado ainda lê a Piauí? Conversemos então...

7 comentários:

Anônimo disse...

henrique

você em nada deixa a desejar. você é únnico, especial e somos felizes. com nossa sintonia e nosso amor, o mundo parece diferente e o tempo é só o nosso.

beijos da sua ana bia

Anônimo disse...

A Simone é tudo de bom, né?
Mulher com cabeça pensante é tudo o que alguém com cabeça pensante deseja.
Conciliar isso é tão difícil. Bauru está cheio de "cachorras" que fazem um fuzuê nas boates, fazem e acontecem, bonitas, mas na hora de abrirem a boca, vige nossa, acaba até o tesão.
Onde estão as Simones a conciliar isso tudo.
E onde estariam os Sartres prensantes que algumas mulhres procuram?
Busca insaciável do prazer.
Daniel

Anônimo disse...

Não existem mais Simones nem Sartres caro Daniel e por isso o mundo só piorou.

Marcos Paulo
Comunismoa em Ação

Anônimo disse...

Caros Daniel e Marcos
Existe o amor entre um homem e uma mulher - no nosso caso. já estaríamos recorrendo a françois truffaut.... dá-lhe educação européia.... foi o legado que papai me deu. existencialismo a parte. encontrei henrique em bauru e ele me encontrou via rio. e, digo de braçada, que a felicidade é absolutamente pessoal e instransferível. desejo, de coração, que vocês encontrem e compartilhem ao longo de suas vidas - na media em que mais jovens do que nós dois - algo próximo.
um beijo da ana bia

Anônimo disse...

Cara Ana Bia, a critica que fiz em meu comentário não tem nada relacionado com amor, não é direcionada a vc e nem a nenhum casal, já que isso é algo particular e não diz respeito a ninguém mais além do próprio casal.
A critica que faço por não existir mais figuras como as citadas é politica socio-cultural, Sartre e Simone eram revolucionários em sua época e seus exemplos até hj o são, seja a militancia autentica comunista de fazer tremer bases sociais, mentes humanas, e tb relação social pessoal altamente revolucionária, sem posse, sem sufocações, exatamente como nasceu na libertação dos ideais marxistas, a soviética Alexandra Kolontai foi bem precisa quando abordou isso em sua obra ao longo da vida, onde há um abismo de diferenças entre a liberdade camaradagem de Kolontai e as ideias pequeno-burguesas Hollywoodianas, aliás romantismo é tudo de bom, mas odeio os cliches sufocantes das peliculas americanas do "ai a vida nos uniu", "encontrei a metade da maçã na estação terminal do metro", François Truffaut é ótimo, mas temos que tomar cuidado para não sairmos da fantastica Nouvelle Vague e cairmos nas comedias romanticas hollywoodianas.

Marcos Paulo
Comunismo em Ação

Anônimo disse...

Sonhei que você me beijou num sofá de cetim
Acordei meio assim suspirando demais
Será que eu nasci pra sofrer
Segunda-feira vou mudar meu destino
Juro, hei de me dar bem
Juro, vou mandar cartão

Eu vi na TV uma atriz fazendo amor
Ela olhava o ator
Como eu olho você
Com cara de quem está no céu
Papel de boba só se for em Hollywood
Juro, eu fiz o que pude
Juro, vou pro Galeão
Eu juro, que dias melhores virão!


de rita lee com ana bia pra quem viveu e vive rita lee

J. disse...

Cara,

Estava procurando cópia da Face Oculta de Simone, eu até tenho a revista Piauí que você comentou, mas queria divulgar no face esse texto, e você acabou facilitando.

Gosto muito da Piauí, é bom ter com facilidade uma revista que se aprofunda em assuntos que só existem nos bastidores da vida. Gosto disso. Gosto também dos textos de ficção da Piauí.

Se quiser fazer mais alguma crítica, passe no meu blog.
http://cafeecigarretis.blogspot.com/

obrigado
boa noite