domingo, 17 de abril de 2011

MEUS TEXTOS NO BOM DIA (120 E 121)

DISPUTAS INTERNAS – publicado diário bauruense BOM DIA em 09/04/2011
Dói criticar a atual administração municipal. Explico. Quando da eleição existiam duas candidaturas bem distintas, mesmo possuindo semelhanças visíveis. Duas correntes, uma mais popular, com conotação de atendimento aos anseios da maioria mais carente da população e do outro, a dos defenderem os mais abastados, o poder econômico, o dos que se acham, mesmo não sendo nada disso. Mesmo tendo plena ciência de que essa mais popular era um verdadeiro balaio de gatos, ali algo muito mais palatável, com alguns interessados em verdadeiramente transformar essa cidade, atuar sem se beneficiar dos que mais precisam. Esse o motivo por ter votado ao lado desses, depois vitoriosos. Hoje, passados mais de dois anos da administração, uma queda de braço ocorre e precisa ser entendida. Dentro do grupo vencedor, esse que governa, existem antagonismos. Um nitidamente mais voltado para o social e outro mais elitista e conservador, igual às correntes em disputa na eleição. Disputa hegemônica dentro das ações da administração. Puxando a brasa para o seu lado, cada um tenta se impor como o mais correto. O prefeito foi eleito pela população bauruense por causa do seu discurso em prol de avanços sociais. A eleição foi decidida por esses. Perceptível que os a almejarem uma postura mais elitista, demonstrem descontentamento e pressionem. Vencendo esse lado, além de exporem o prefeito pelo não cumprimento das promessas de campanha, tornará o restante do mandato cada vez mais enfraquecido. Acredito que Rodrigo ainda penda pelo lado de quem o elegeu, mas sofre constante e dura pressão. E mais, com Caio prefeito teríamos algo muito pior do que temos hoje. Rodrigo precisa entender isso e reencontrar seu caminho.

PUXAR A BRASA PARA O SEU LADO – publicado diário bauruense BOM DIA em 17/04/2011
Escrevo sempre sobre a parcialidade do que ouço, vejo e leio na mídia brasileira. Muito do pensamento único a dominar o mundo, pendendo quase sempre para o lado do capital e de grupos econômicos. Ausência de honestidade intelectual ao apontarem erros vergonhosos nos adversários, não enxergando nenhum nos a representarem seus interesses. Perniciosos a extremo, deixando clara a parcialidade, pois quando o grupo a que pertencem detém poder, nenhuma declaração de descontentamento. Detesto as declarações a circunscrever todos nossos escândalos como obra única petista. Com o mensalão é assim. Não mencionam a origem em Daniel Dantas, PSDB mineiro e FHC. Esconder isso é faltar com a verdade. Caolhice em nome de um amor pelo outro lado, inconfesso por sinal. Distorcem e mentem quando necessário e às favas o jornalismo. Remeto isso para Bauru, exemplificando num programa jornalístico na rádio AM Jovem Auri Verde, o “Plantão das Seis” (18h às 18h20), com apresentação de Silvestre, Chico Cardoso e um “Consultor” (sic). Escrachadamente anti-petistas e a favor dos tucanos, talvez reflexo do pensamento do dono do empreendimento. Lembro das críticas vorazes ao governo Tuga e do endeusamento, feito até hoje ao de Nilson Costa, por manter ali publicidade regiamente paga. Hoje, uma ironia incontida com tudo o que denote Governo Federal, PT, MST, Sindicatos e Movimentos Populares e um dourar de pílula para tucanos, Governo Estadual e ícones destes, como Alckmin, Serra, Tobias, Ives Gandra, até com reverência servil aos golpistas de 64. Escondem terem um lado. O dinheiro ilícito do outro é um absurdo, o do patrão nem comentado é. Que jornalismo é esse? Isso é um cadinho do a ocorrer nacionalmente nas nossas rádios, jornais e TVs. Exemplos outros existem aos borbotões e quem paga o pato são os ouvintes, leitores e telespectadores, ou seja, nós, que compramos gato por lebre.

HOJE É O DIA
- Desculpem a pressa, mas compromissos outros com a felicidade me fazem abandonar o mafuá de forma rápida e intempestiva, viajando junto da Sangue Rubro para ITU, presenciar o Noroeste escapar do rebaixamento (toc toc toc). A história desse dia eu conto depois de passado o sufoco...

6 comentários:

Anônimo disse...

Henrique, o que dói é ver gente ainda acreditando muitas vezes de forma inocente nesta farsa imensa que é esse sistema, duas candidaturas distintas aonde?? Todos neste vicio de estado fazem seus acordos esdruxulos, e pegam grana dos detentores do capital para financiar campanha, acho repugnante essa coisa de se apossar de um discurso popular de esquerda que não reflete a real podridão dos interesses e jogar para o outro lado como legitimos representantes do capital, quando todos o são. Todos que ali estão e nisso vou generalizar sim, estão lá por interesses, acordos, salarios o resto é sempre o resto, sabe quando que os interesses da população entram nas reuniões fechadas dos partidos?? NUNCA, eu sei disso e vc sabe tb pq cansamos de ver esses bastidores canalhas.
Sabemos que o prefeito fala e vai pra onde lhe convém, sempre foi um solista, um camaleão e sabemos que muitos dão as cartas, menos ele, que sabemos muito bem que diz amém a pessoas de grupos elitistas da cidade como o sr. Zaiden do Cidade por exemplo, onde sabemos exercer influencia, pressão em troca de nomes. O que realmente dói é ver as pessoas cada vez mais enganadas, dói ver cada vez mais gente desesperada, dói ver gente nas ruas tratadas piores que baratas.
Dois lados?? dois grupos?? nãoooo meu amigo, não há no capital o "menos pior", pode haver no caso, 2 lados de corrupção onde o resultado é sempre o mesmo, corruptos.
Este comentario tb encaixa no segundo texto.
Basta!!!

Marcos Paulo
Comunismo em Ação

Anônimo disse...

HENRIQUE

CAÍMOS PARA A SEGUNDONA.
O NOROESTE NÃO SE SEGUROU O CAMPEONATO INTEIRO.
ESTEVE SEMPRE ABAIXO DA CRÍTICA.
TALVEZ O PIOR TIME QUE TENHA VISTO.
ESCAPEI DO VEXAME DE IR ATÉ ITU.
VC NÃO, CONTE PARA NÓS COMO FOI.
E AGORA?
ANDRÉ RAMOS

Anônimo disse...

Henrique

Fui ouvir o tal programa da rádio hoje. Não tenho por hábito ouvir muito as AM. Fiquei horrorizado com uma coisa. Leram uma matéria sobre o MST e as ocupações do Verão ou Outono Vermelho. Não se limitaram a ler, com o tal do sr Silvestre fazendo questão de comentar bem dentro daquilo que havia escrito aqui. Ele afirmou, num tom de forte ironia, que agora tudo piorou, pois o MST agora é treinado pelos caras das FARC. De onde tiraram isso... Passam isso para os ouvintes e quem lê e não os conhece, acreditam que isso seja verdade. Mentirosos e falsos. O que escreveu sobre eles é a mais pura verdade.

Paulo Souto

Anônimo disse...

Meu caro

O sr ainda acredita que o prefeito Rodrigo tenha salvação? Acredita mesmo que ele seja melhor ou pior do que os que estão de um suposto lado de lá? Não vê eles todos como farinha do mesmo saco? Ele escolheu o pior lado e isso desde o começo. Deu no que deu, virou refém do caminho que escolheu adotar.

Paulo Lima

Mafuá do HPA disse...

amigos novos e antigos:

Adoro quando texto meu recebe resposta, pois dá para estabelecer diálogos. Hoje no BOM DIA, carta de AUGUSTO DE OLIVEIRA LEME (aposentado), em resposta a meu artigo PUXAR A BRASA PARA O SEU LADO com o título:

"BRASIL X CUBA

Graças ao que o articulista Henrique Perazzi de Aquino petista convicto, chama de golpistas de 64, o Brasil não é a segunda Cuba. Cuba, aliás, que se diz apaixonado e admirador dos Castro. Veja a situação daquele pobre país: o 6º Congresso do Partido Comunista de Cuba, que se reúne agora, deverá apresentar um projeto que acaba com a "libreta" de abastecimento.

O senhor Henrique esteve em Cuba e sabe o que é a "libreta". Ou deveria saber. Para um povo, que tem salário mínimo médio de U$ 15 a U$ 25, o fim da "libreta" será um genocídio. Salve 31 de março de 64! Eu tenho 68 anos, na década de 60 morava em São Paulo e como meus contemporâneos, acompanhei toda a história que se desenrolava. Não ouvi dizer, se é que me entende".

Essa a carta que saiu hoje. Minha resposta enviei para o jornal e aguardo publicação amanhã. Depois a divulgo aqui. Aguardemos...

Quanto ao amigo Paulo Lima, lá na distante barranca mato-grossense, agora deu de me chamar de "Sr". A salvação, se é que assim pode ser chamada uma mudança para atendimento dos verdadeiros anseios populares pode ocorrer e desagradria em muito quem o apóia e lhe dá sustentação. Seria ótima opção, que poderia ser respaldada pelos movimentos sociais. Mas seria isso mesmo que ele quer no momento? Também não sei

Henrique - direto do mafuá

Anônimo disse...

Um cretino que se orienta por jornalões e noticias globais deve estar muito bem informado mesmo sobre Cuba, aliás deve ser um filosofo de primeira.
O engraçado é que quando da viagem a Cuba não encontramos as mazelas miseraveis que nos deparamos em nosso cotidiano capitalista, talvez descemos no país errado, deve ser isso.
Ah, Henrique, faça a ficha cair logo, para não acreditar nas fadas no palácio das cerejeiras.

Marcos Paulo
Comunismo em Ação