domingo, 30 de setembro de 2012

PALANQUE – USE SEU MEGAFONE (29)

O MEDO DO MEDO QUE DÁ E UM SALVE AOS CORAJOSOS, UM URUGUAIO EM ESPECIAL
Tentei assistir ao debate entre os candidatos à Prefeitura de Bauru ontem à noite pela TV Preve. Não deu, parecia uma confraria de velhos conhecidos, cada um tentando se mostrar diferente do outro, mas todos irmãos univitelinos. Num outro canal da TV, o Palmeiras sapecava a Ponte Preta e as emoções estavam todas ali e nenhuma no debate. Preferi o jogo. Nunca fui dado a assistir o mesmo filme mais de uma vez e esse estou reassistindo já nem sei quantas vezes. Haja saco, coisa tediosa. Num certo momento vendo-os discutir alguns assuntos como se estivessem pisando em ovos, lembrei-me que o que mais grassa nesse país nos tempos atuais é a falta de coragem política. Alguns temas quando à baila fazem até o mais renhido esquerdista recuar. Aborto, descriminalização da maconha ou até mesmo para a mera instalação de uma Comissão da Verdade, que não vai incriminar ninguém, não colocará ninguém na cadeia, só culpabilizará agentes da repressão e mesmo assim todos recuam e ficam em cima do muro. Nossos políticos estão se materializando cada vez mais em cagões. A igreja (todas, indistintamente) pressiona daqui e todos ficam de uma hora para outra contrários. O conservadorismo pressiona e poucos possuem a coragem de discutir alguns temas com a devida seriedade. A maioria foge dos embates como o diabo foge da cruz. Enfim, diante de uma suposta perda de votos e talvez até de uma eleição todos  se calam e cada vez mais ficam na mão de gente retrógrada. Acredito que tem questões que nem precisariam de discussão, pois naturalmente poderiam ser aprovadas. No debate de ontem, percebi isso na fala de cada candidato. Já não defendemos mais nem nossas próprias ideias. Defendemos a que nos interessa.
Escrevi tudo isso por causa de algo a acontecer no Uruguai, nosso vizinho do sul.

Veja o texto que li ontem na imprensa: “O Uruguai deu o primeiro passo para descriminalizar o aborto no país. Na terça 25, a Cãmara dos Deputados aprovou o projeto de lei que autoriza a interrupção da gravidez durante as primeiras 12 semanas de gravidez. (...) Inspirado na ação de países europeus, o texto permite o aborto, desde que a mulher manifeste esse desejo diante de uma equipe de três profissionais de saúde, após estar ciente dos riscos, das alternativas e dos programas de apoio à maternidade e à adoção. Desde agosto, o Congresso uruguaio debate a possibilidade de o Estado legalizar e controlar a produção e venda da maconha, como forma de combater o tráficxo de drogas”. Lá se propõe, discutem de forma séria e legislam, passando por cima das pressões conservadoras. Aqui, com lobbys fortíssimos tudo continua na estaca zero.

Encerro esse texto conclamando a todos para uma reflexão. Reproduzo um texto do Opera Mundo, El Guia Latino:
"QUE EXEMPLO NOS DÁ O PRESIDENTE DO URUGUAI - Como prometido antes da eleição, o presidente do Uruguai JOSÉ PEPE MUJICA ainda mora em sua pequena fazenda em Rincón del Cerro, nos arredores de Montevidéu. A moradia não poderia deixar de ser modesta, já que o dirigente acaba de ser apontado como o presidente mais pobre do mundo. Pepe recebe 12.500 dólares mensais por seu trabalho à frente do país, mas doa 90% do seu salário, ou seja, vive com 1.250 dólares ou 2.538 reais ou ainda 25.824 pesos uruguaios. O restante do dinheiro é distribuido entre pequenas empresas e ONGs que trabalham com habitação. "Este dinheiro me basta e, tem que bastar porque há outros uruguaios que vivem com menos", diz o presidente. Aos 77 anos, Mujica vive de forma simples, usando as mesmas roupas e desfrutando da companhia dos mesmos amigos de antes de chegar ao poder. Além de sua casa, seu único patrimônio é um velho Volkswagen cor celeste avaliado em pouco mais de mil dólares. Como transporte oficial, usa uma Chevrolet Corsa. Sua esposa, a senadora Lucia Topolansky também doa a maior parte de seus rendimentos. Sem contas bancárias ou dívidas, Mujica disse ao jornal El Mundo, da Espanha, que espera concluir seu mandato para descansar sossegado em Rincón del Cerro. (...) Em julho de 2011, Mujica assinou a venda da residência presiencial de veraneio, localizada em Punta del Este, principal balneário do país, para o banco estatal República. A operação rendeu ao governo 2,7 milhões dólares e abrirá espaço para escritórios e uma espaço cultural. A venda dessa residência estava nos planos de Mujica desde que assumiu a Presidência em meados de 2010. Com os fundos amealhados, será incrementado o orçamento do Plano Juntos de Moradias. Também é planejado o financiamento de uma escola agrária na região, onde jovens de baixa renda poderão ter acesso a cursos técnicos".

6 comentários:

Anônimo disse...

Vc bateu no X da questao, o falso moralismo que impera em todas as relacoes da nossa sociedade onde a franqueza ofende. Boa, Henrique!
Marcia Nuriah

Anônimo disse...

ÚLTIMO DIA !!!!!

<< Praça Rui Barbosa , 17h :: A PEREIRA DA TIA MISÉRIA !!!!

“A Fome personificou-se em uma criança nascida da Miséria que todas as pessoas temem, separou-se de sua mãe e, desde então, percorre o mundo, trazendo o sofrimento a todos. O ser humano, naturalmente, conhece a Fome, porém é sempre preferível saciá-la e não pensar no que pode acontecer se ela chegar a seu ponto extremo. A Morte tão temida por todos, é naturalmente necessária para um mundo em que novas possibilidades não param de nascer. Tia Miséria, no dia em que deveria morrer, engana a Morte, que acaba ficando presa em sua árvore e, em um acordo feito diante do olhar de todos, decide viver, ingenuamente procurando pelo seu filho para, só então, deixarem este lugar que nunca os quis.”

Vai perder??? Último dia do FACE.
Protótipo Tópico

Anônimo disse...

Henrique, o que vou comentar aqui não de forma alguma para ofender, mas para tentar agitar aonde vejo qualidade. Esse medo que fala presente na política é a bundamolice presente em todo o país que abaixa a cabeça para críticas, você mesmo e demais colegas puxam o freio de mão várias vezes quando no momento se exige mais acidez, mais questionamentos para fazer pensar uma nação.

Alguém ainda em sã consciência pode esperar alguma coisa de diferente de um vício do sistema??

A ilusão da democracia é um insulto a inteligência. Como querer iniciar alguma mudança se em tudo procura-se não transformar, mas iludir com conveniências do sistema??

É preciso quebrar esse padrão, velhas tradições, porque reclamam, mas dia 7 todos irão pastar como ovelhinhas obedientes ao sistema nas urnas, ovelhas que nem precisam de um cão pastor mais, pois a alienação do capitalismo já os colocam a pastar por conta.

Precisamos de um olhar científico pras coisas, chega de dogmatismo, veja como o sistema se adapta para manter sua estrutura, eleições é vício, mesmice, mas para não cair no descrédito popular, entra o marketing, a imagem, quando dinheiro e coligações pedem algo mais.

Esse algo mais na verdade é o conservadorismo que espelha a sociedade, pessoas me perguntam como o Russomano em SP pode estar na frente de partidos de figuras maiores sendo que no fundo tudo é a mesma merda?? Digo que é esse lance do algo mais na imagem e semelhança, não existe povo hoje, existe consumidores, que é um paradoxo pois também são produtos ao mesmo tempo, mas observado isso, entra o cinismo de que como consumidores nada mais para agradar do que o "defensor do consumidor", o seguidor cristão, o bom moço, isso se aplica também para Bauru e qualquer lugar, eles adequam uma imagem para manter a estrutura intacta, conservadorismo.

E no fundo, quando vocês também deixam a subversão de lado, não adianta querer fazer cara de mal ao sistema quando na verdade peidam na farofa, são conservadores também.

Repare que quando alguém, como eu, dispara a metralhadora, as pessoas se sentem ofendidas com a crítica, com a subversão, mas a premissa para o desenvolvimento de uma sociedade é o embate e o que se vê aqui são aduladores do sistema, costumam achar que é maluquice, sempre tem um "mas" para não levar uma grande ideia adiante e ainda procurar mesmo que a contra gosto isolar que realmente critica, e sinto vocês meu colegas fazerem isso não é mesmo??

continua...

Anônimo disse...

O problema é estrutural, não político, é como achar que uma criança que fica doente por causa da miséria que se encontra e é encaminhada para essas entidades e ongs que se fazem de boazinhas, e se apadrinham com verbas, curam momentaneamente aquela doença em si, mas não o meio que levou aquilo, é um círculo a manter a estrutura, percebe o erro que se comete ao abaixar a cabeça e não ver além da máscara do sistema??

Um amigo nosso comentou das perguntas do Duda e do Jabour para o Paulinho, fui procurar agora no site da tv preve, e é mais um exemplo que podemos colocar nesse conservadorismo do sistema, o Duda e o Jabour perderiam o rumo se me perguntassem algo tão burro como fizeram, mas o Paulinho se enroscou, isso porque não entende a ciência comunista e por consequencia não tem pauduressencia para desmontar com todos eles, é um festival de clichês, coisas que ninguém aguenta mais, vira até motivo de chacota para um ideal, e ideal não pode ser decorado e sim entendido para seguir dali para adiante como todo ponto científico, mesmo a Gisele com mais desenvoltura, mas é uma festa em cima de clichês e quando do questionamento sobre a solução para um problema, veja que no fundo é a mesma receita pronta de todos, chega a ser muito cínico isso tudo, é a conversa de valorizar servidor e blá blá blá, não se mostra a estrutura do problema, não força questionamentos, ruptura e mostrar de fato a via para pensar uma nação. Chega de dogmas, seja partidário o que for, não há esquerda no ambiente político, ela está do lado de fora para destruir tudo isso aí.

Eu sou o anjo exterminador de todos eles.

Te espero no front meu amigo, sempre, e você sabe disso.
Ah, e as 21hs nem debate, nem futebol de quinta categoria, e sim o novo disco do Bob Dylan bombando na vitrola, idealismo na cabeça e atitude rock n' roll para subverter a ordem.

Comunismo ou morte

Marcos Paulo
Comunismo em Ação

Mafuá do HPA disse...

MARCOS
Vc é ótimo, por me ajuda a despertar quando estou querendo adormecer e me inserir. Seus textos são revitalizantes. Cutucões mais do que necessários. Te imagino num desses programas da tV Preve e me divirto com o provável resultado. Eis porque nãote convidam. Sabem que vai dar merda.
Henrique - direto do mafuá

Anônimo disse...

lI varias coisas hj no blog e gostei muito...sobretudo o que escreveu sobre o Mujica...somos uruguaios e acompanhamos o Mujica desde quando iniciou o MLN-Tupamaro, a fuga do Penal de Punta Carretas, a prisão por anos no Penal Libertad e posteriormente a anistia..e toda sua trajetória política . E agora o pequeno Uruguay vem surpreendendo o mundo..rs..abs
SUAMIT BARREIRO, URUGUAIO DO SESC BAURU