quarta-feira, 26 de setembro de 2012

UM COMENTÁRIO QUALQUER (103)

HOJE É O DIA – TEMPLO, FACE, SESC E TALITA
De 25/10 a 06/10 nas paredes do Templo Bar, aqui em Bauru a exposição do parceiro FAUSTO BERGOCCE, com 50 das 250 aquarelas que produziu especialmente para ilustrar o livro que fizemos juntos, o “REGINÓPOLIS, SUA HISTÓRIA” (mesmo nome da exposição). Fausto, como não canso de divulgar desenhou sua cidade natal inteira, de cabo a rabo, desde locais, personagens, recriou fotos históricas, enfim, tudo. Um bocadinho disso estará à disposição dos clientes do Templo. Dentre os meus preferidos uma retratando o pintor Baccan (ao lado de Montanher, outro como ele, pintor do rio Batalha) no habitat em que trabalhavam, as barrancas do rio. Esse trabalho do Fausto, todo em aquarela foi a loucura de sua vida por alguns anos. Quando estivemos no ateliê do Ziraldo no Rio, ele olhando para o livro não acreditou e disse a nós: “Você é louco, Fausto, como fez isso. Eu nunca consegui fazer isso com Caratinga e você fez com sua Reginópolis. Existem poucas coisas iguais a essa no mundo. Você produziu uma obra inigualável de arte”. E foi mesmo. Para certificarem-se do que escrevo, só mesmo passando por lá. E para os que quiserem e ainda não possuem o livro, ele estará à venda pelos módicos R$ 30 dinheiros. Eu e Fausto negociamos mais duas semanas de exposição em outro espaço da cidade e se possível um novo reencontro com os amigos, para outubro, quando reuniremos não só amigos, mas reginopolenses e gente que gosta se sair de casa para bater papo e valorizar o que os amigos estão produzindo (para limpar o restante estoque). Já passei por lá ontem à noite (vi a Audren Victorio cantando e encantando) e confesso, bebi uns três quadros no período da estada. Não fiquei mais, pois a garganta começou a doer.

“Criar, questionar e se defrontar a múltiplas possibilidades de expressão artística, são esses os convites que o FACE Bauru faz. Inundar cada espaço, colocar o Homem face a arte, contaminar todo público! FACE - Bauru, o Festival de Artes Cênicas de Bauru, uma realização do Protótipo Tópico, tem sua primeira edição neste ano de 2012. São 5 dias de espetáculos, oficinas e bate-papos, contemplando as diversidades das artes cênicas, a dança, o teatro, o circo e a performance, criando um encontro de artistas, público, ideias e expressões”, com esse texto o site do FACE (http://www.facebauru.art.br/) oferece aos bauruenses a possibilidade de arte e cultura nos próximos cinco dias. Algo inusitado, vindo em boa hora, movimentando o meio cultural e propondo (toc toc toc) tornar-se algo duradouro. O espetáculo de abertura é hoje, logo mais à noite e com o grupo VIÉS (http://www.youtube.com/watch?v=yOyUqgM8ldU) com a Cia L2. Tudo será uma grande surpresa, tenha certeza, agradável. Pelos patrocinadores, pelos apoiadores por trás de tudo, pela gratuidade do evento, bato palmas em pé e fico instigado a não perdeu um espetáculo sequer.
Também hoje, quarta, 26/09, um algo mais do que imperdível pelas bandas do SESC, 21h, entrada gratuita. Quem me passa a dica é o Felipe Gonzalez, manager da Difusa Fronteira, que traz todos os latinos in terior afora: “estaremos novamente com o LATINIDAD no SESC Bauru, agora com o chileno GEPE. Ele é um dos nomes mais destacados da música chilena atual, combina o folk-rock regional com a música pop/eletrônica. Com mais de 10 anos de trajetória e três CDs lançados, traz ao Brasil o show “AUDIOVISION” do trabalho de mesmo nome lançado em 2009 e que integrou a maioria das listas de melhores discos do ano em diversos países da América Latina. Em um crescente trabalho de internacionalização, Gepe é ídolo no México e na Argentina e já levou seu trabalho para outras países como Espanha e China. O músico que já participou também do Festival El Mapa de Todos em Porto Alegre no conceituado Teatro Opinião”. Sons latinos é comigo mesmo.
Pedido de PAULO NEVES para mim é quase uma ordem, tal a seriedade com que trata tudo que faz  (seu projeto da Semana Latinoamericana do D'Incao é de babar no queixo). Dele recebo um e-mail com um enunciado dos mais singelos sobre TALITA, sua filha e assim como ele e o outro filho, THIAGO, pessoas teatrais. Veja o texto: “A Talita Neves está em terceiro lugar no Concurso SE LIGA NA CAIXA (www.seliganacaixa.com.br), que a CEF idealizou para quem possui um sonho teatral. O sonho de Talita e suas alunas é montar uma Casa de Cultura para crianças em Curitiba. Veja o vídeo, que está em nome da Dirceli e já em terceiro lugar”. O projeto da Caixa é valoroso e outros sonhos podem ser contemplados, esses coletivos, com maior abrangência os mais necessários.

4 comentários:

Anônimo disse...

caros e caras, além de tantos programas hoje tem abertura de exposição em homenagem ao professor valero. um dos fundadores do departamento de design da faac/unesp e grande incentivador do design gráfico no departamento, o evento - em memória - faz parte do registro da história de nosso departamento. coordenada pela professora cássia domiciano, o evento faz parte de um projeto de extensão. a abertura é hoje a partir das 19 horas. abraços da ana bia andrade

Anônimo disse...

Poxa Henrique, valeu seu carinho e esforço!!! Espero que os amigos de Bauru não percam essa! Por esses dias estarei em Bauru para conferir de perto. Por enquanto só tenho a agradecer a hospitalidade do nosso querido amigo Fernando, pelo espaço no agradabilíssimo TEMPLO BAR.
Fausto Bergocce

Anônimo disse...

Escrevo sobre seu último texto: Paulo,parabéns!!! A Talita vai longe...e vc é responsável por esse sucesso, endossando as palavras da magnífica REGINA RAMOS tbém digo "Quem planta colhe" e com certeza a plantação foi de excelente !!!! Sua filha é inteligente e talentosa,merece muiiiiito mais.Bj especial tbém pro Tiago.
MJU

Anônimo disse...

Não perca HOJE às 20h!!!!

EU NASCI AQUI!
Samira Br - São Paulo/SP

Local: rua Olavo Bilac #15-68, bairro Bela Vista - (casa da década de 70)
Indicação: 16 anos
Lotação: 70 pessoas
* Retirada de ingressos 30 minutos antes do início no próprio local de apresentação


O projeto Eu Nasci Aqui abarca as linguagens da Fotografia, Instalação, Vídeo e Performance. A Instalação performática será montada na casa que a artista nasceu no bairro da Bela Vista, construída por seus pais no ano 1974, e que preserva suas características arquitetônicas originais. O roteiro de ações ao vivo será determinado de acordo com as memórias da artista, alternando cenas dramáticas e conversas com o público, culminando com uma body art. A artista buscará interatividade em sua ação, a participação do público através de pinturas e inscrições. A casa hoje funciona como catalisadora de memórias e agenciadora de projetos criativos, possibilitando a recriação e performance de processos individuais e coletivos. Em seguida à realização do trabalho, a família da artista irá demolir a casa!
PROTÓTICO UTÓPICO