terça-feira, 25 de setembro de 2012

PRECONCEITO AO SAPO BARBUDO (50)

O INSTITUTO MILLENIUM : A DIREITA BRASILEIRA E BAURUENSE - QUEM SERIAM ELES?
Ouço regularmente um famoso radialista de Bauru no seu microfone propagando em alto e bom som: “Não existe mais esse negócio de direita e esquerda. Isso acabou faz tempo. Besteira ficar tentando identificar quem está de um lado ou outro, pura perda de tempo. Hoje tudo é uma coisa só”. Balela é a conversa dele. A dicotomia continua existindo como dantes e com um dos lado, o da direita agindo de forma mais cruel e insana, e o outro, infelizmente, em alguns casos, com um renegar de luta e enfrentamento, muitos vivendo do passado (sem ação nenhuma no presente) e somente uns poucos podendo de fato ser identificados com o rótulo de ser de esquerda. Leio que no Chile, nosso vizinho latino a coisa é de fácil identificação. Numa mera conversa de bar, o sujeito se posta diante de ti e deixa claro sua posição: “Sou de direita”. E o diálogo se estabelece, com ambos os lados sabendo com quem se está conversando, sem nada oculto. Aqui no Brasil existe esse papo de que tudo acabou e aquele que ferra o povão, vota sempre ao lado dos que danam os trabalhadores ainda possui o disparate de se arvorar como democrático, paladino da Justiça e da Lei. Cansei disso tudo.

O motivo de minha escrita de hoje é indicar duas leituras elucidativas sobre o tema. Escrevo de duas revistas pelas quais gosto muito. Leio ambas mensalmente. Na primeira, a CAROS AMIGOS, edição nº 185, setembro de 2012 e na manchete de capa o título, “INSTITUTO MILLENIUM – O ARTICULADOR DA DIREITA BRASILEIRA”. Em suas páginas 16 à 19, com o subtítulo, “A verdadeira face que a direita oculta – Com espaço na grande mídia e forte apoio do empresariado, entidade desenvolve papel fundamental na formulação e defesa de um projeto de direita para o país”. Na bela matéria de Débora Prado, algo interessante para quem quer conhecer como funciona esse e outros órgãos na defesa dos bens acumulados por poucos em detrimento de muitos. “Como funciona o Millenium”, “Instituições ligadas ao Millenium”, “O que fez o Instituo Millenium nos últimos anos”, “Empresas apoiadoras” e “Quem compõe o IML”, são os títulos. Muito elucidativo. Acessem o site da revista, no www.carosamigos.com.br e sobre a edição especial http://www.youtube.com/watch?v=jm2bI97OzvM&feature=plcp . Corra para as bancas, pois esse exemplar ainda está em todas elas.

A segunda revista é a BRASILEIROS, edição nº 62, setembro de 2012, que acaba de chegar às bancas e na capa a manchete: “A DIREITA MOSTRA SUA CARA... INSTITUTO MILLENIUM IMPULSIONA O CRESCIMENTO DE GRUPOS CONSERVADORES NO PAÍS ENQUANTO A ESQUERDA SE DESENTENDE – O PSB BRIGA COM O PT, O DEM CRESCE E O PSDB MURCHA”. São matérias bem elucidativas escritas por Alex Solnik, Hélio Campos Mello, Luiza Villaméa e Ricardo Kotscho. Das páginas 66 até a 85 e com o título de “A esquerda baixa a guarda”, uma análise sob todos os aspectos do que foi, do que é e do que possa vir a ser os movimentos esquerdistas no país, avanços e retrocessos. Depois, das páginas 88 à 97, com o título “A direita sai do armário (com roupas da esquerda” – Lady Baginsky, Ricardo Salles, Ricardo Gama, Hélio Beltrão Filho, Movimento Endireita Brasil, Movimento Diretas Já. O que pretendem os jovens brasileiros da direita, liderados pelos Instituto Millenium”. Acessem o site www.revistabrasileiros.com.br .
Para ler as duas belas matérias o gasto será de exatos R$ 20,80. Vale muito a pena.

Encerro o texto e após ler as duas consegui relacionar vários nomes de BAURUENSES que pela sua prática diária poderiam muito bem ser taxados como DIREITISTAS. Inqueridos, talvez a maioria negue, bem em cima daquilo que escrevi no começo do meu texto, mas não tem como negar, aqui existe uma legião de pessoas com um pensamento muito bem enquadrado no pensamento e ação da direita, seguindo os preceitos  do indefectível Instituto Millenium. Assim de cara lembro-me de mais de cem nomes. No Millenium não se espantem, eis alguns dos 450 nomes citados em seu site como pertencentes ao pensamento de direita: Ives Gandra Martins, Nelson Motta, Marcelo Madureira, José Padilha, Carlos Vereza, Bolívar Lamounier, Demetrio Magnolli, Carlos Alberto Saldenberg, Claudia Costin, Roberto da Matta, Pedro Malan, Pedro Bial... Sabe quem banca tudo isso, como mantenedores e parceiros: Grupos Abril, Estadão, Localiza, Gerdau, Suzano, RBS, etc.

2 comentários:

Anônimo disse...

Excelente. O discurso sobre direitos, cidadania e participação tem o atrativo do canto da sereia, mas de modo geral é como ela, ou seja ilusão, engodo, tergiversação. Atrai, porque perfaz o fundo de nossa esperança, mas trai, mais do que se realiza, porque o poder é traiçoeiro, como um presente de grego, guiado pela lógica da vantagem, nada faz sem retorno vantajoso. Precisamos desenvolver nesse país, nessa cidade, a clarividência, por um instante eu perdi aqui em Bauru, mas já estou recuperando. É o jogo do risco e o risco do jogo. Não há porto seguro, porque se houvesse, seria apenas uma prisão segura. Vigiar o poder, tanto quanto submete-lo, periodicamente, ao julgamento público.

Maria Cristina Zanin Sant'Anna

Anônimo disse...

Caros amigos

Como todos sabemos, a proibição da criação de animais de nossa fauna em nosso país, acaba por criar uma "RESERVA DE MERCADO AO CONTRÁRIO", já que TODOS AS ESPÉCIES DE ANIMAIS BRASILEIROS SÃO CRIADAS NO EXTERIOR.
Assim é de se perguntar: " A QUEM INTERESSA QUE O BRASIL NÃO DETENHA AS TÉCNICAS DE REPRODUÇÃO CIENTIFICA DE SUA PRÓPRIA FAUNA?"

Para evitar que tais técnicas sejam dominadas apenas por estrangeiros (vide exemplo do mico leão dourado, que para voltar a existir no Brasil precisou da iniciativa e DO FINANCIAMENTO de um Zoológico americano), peço sua assinatura apoiando a posição "CRIAR É PRESERVAR", que congrega aqueles que defendem a posição contrária aqueles que, acreditando estar "libertando" os animais, apenas colaboram com a perda de nossa soberania no que se refere à reprodução cientifica de nossa fauna.
Lembramos ainda que a não existencia de criadores LEGAIS apenas incentiva o TRÁFICO, a COLETA e o CONTRABANDO de exemplares de nossa fauna.

Obrigado por assinar a petição criarépreservar

http://www.peticao24.com/criarepreservar

Por favor, replique este email para as pessoas que julgar importantes.

Lélio Heliodoro -
www.criadouropassaredo.com.br -
http://picasaweb.google.com/passaredo.aves.