segunda-feira, 1 de outubro de 2012

PRECONCEITO AO SAPO BARBUDO (51)

UM POLÍTICO A NOS VISITAR - JÁ FOI MODERNO, MAS ACABOU ENGOLIDO PELO SISTEMA (QUEM DIRIA, ACABOU NÃO NO IRAJÁ, MAS NO LUGAR COMUM)
Sábado 30, postei no facebook um texto curto e grosso sobre a vinda do ex-guerrilheiro e hoje deputado federal Fernando Gabeira – PV/RJ à Bauru nesses dias.
FERNANDO GABEIRA estará entre nós. Já gostei muito de Gabeira, hoje ele resume-se numa grande decepção. Li todos os seus livros quando do retorno ao Brasil no pós-exílio. Colecionava o Pasquim e sua entrevista me cativou, fez minha cabeça, o tinha como ídolo, exemplo. Sua coragem na praia com a diminuta sunga marcou época. Gabeira foi mudando aos poucos e hoje está tão conservador quanto tudo aquilo que repudiava. Ficou igualzinho aquilo que era o motivo de sua fina ironia. Aliou-se ao que de mais retrógrado existe no país. Suas últimas campanhas foram lamentáveis não só pelo fisco eleitoral, como pelas companhias, todas conservadoras. Seus livros todos continuarão na minha estante. Tenho todos os editados pela Codecri (a do rato que ri) e deles não me desfaço. Guardo-os como exemplo de que quando mudamos, na maioria das vezes não progredimos, não avançamos, mas regredimos, damos passos para trás. Gabeira andou para trás (continua andando) e hoje é uma triste figura. Se fosse duas décadas atrás sairia correndo atrás dele, levaria meus livros correndo para ter seu autógrafo, mas hoje não tenho coragem nem de encará-lo tal a mudança de rumo e propósito. Enfim, ele deve estar tão modificado que pode ser capaz de pegar seus velhos livros e fazer o mesmo que FHC fez com alguns dos seus: "Esqueçam o que eu escrevi" . GABEIRA ESTÁ CHEGANDO EM BAURU, MAS ESSE GABEIRA NÃO É O GABEIRA QUE EU CONHECI E DESSE ATUAL EU ESTOU FORA. ALIÁS, QUERO DISTÂNCIA”.

Poderiam me dizer: Mas por que pegar no pé do Gabeira, se existem tantos iguais a ele, fazendo o mesmo que ele e não escreve dessa forma dos demais? Respondo: Com gente como o Gabeira é diferente. Li tudo o que escreveu, seguia seus passos, o seu ideal era o meu, trilhávamos caminhos idênticos, foi um ícone, vibrava com sua atuação, seu modo de ser. Eu continuo na mesma trincheira, mesmo tendo optado por outros partidos (como ele), sem abandonar a ideologia de que outro mundo é possível e de que o neoliberalismo é mesmo o mais cruel dos sistemas políticos em funcionamento. Com a mudança ocorrida nas ações, acredito que Gabeira até já possa entrar nos EUA, sem ser barrado, num impedimento por causa dos tempos onde atuou como participe do sequestro de um embaixador norte-americano. Com a cabeça de hoje, nem ele, nem tantos outros não mais fariam o que tiveram a altivez e a coragem de fazer naqueles históricos momentos. Uma pena. Leiam isso: http://conservador.blog.br/2012/04/fernando-gabeira-reconhece-luta-armada.html

Posto abaixo alguns dos comentários que pintaram lá no facebook:
1.) Henrique, lembro quando falava com entusiasmo, há mais de 25 anos atrás, sobre o Gabeira... Creio que a decepção atual não se resume somente a ele. O país paga hoje um alto preço pela falta da educação política!”, Luiz Francisco M. Campos.
2.)  http://www.youtube.com/watch?v=rGsipC91sSk – Memória Gabeira 43 – Gabeira X Severino e http://www.youtube.com/watch?v=NcDi65Cf7Uw&feature=related – Gabeira e Renan – Gabeira interdita Renan Calheiros por não aprovar CPI dos Sanguessugas – O planeta está em órbita retrógrada caro HPA”, Marta Caputo.
3.) Eu também "fico velha mas não envergo". Não admito que para se conseguir votos se faça alianças até com o inimigo. Mas parece que hoje essa moda " pegou"... Então, para quê tantos partidos se na hora do "vamos ver" aparece até Lula e Maluf de mãos dadas?! É só sujeira! A ânsia de poder cega os homens e os degrada...”, Elza Caputo.
4.) Talvez seja vc que tenha mudado tanto durante seu próprio amadurecimento. Talvez seja vc que não goste mais desses mesmos livros na estante. /// O comportamento revolucionário não cabe mais nessa democracia que temos hoje ... não é mais necessário. Logo, a atividade dele, Gabeira, no site dele http://www.gabeira.com.br/ (falando bem mal das palhaçadas do mesmo PT que eu vi no seu perfil), falando ainda de parques, e questões pertinentes ao meio ambiente, fazendo jornalismo e política ... sei lá cara ... ele tá fazendo o trabalho dele. E o Dirceu ? E o Lula ? Viraram o que depois que a Ditadura Militar terminou ? De direita, ou os novos Ditadores da modernidade. No mundo da governabilidade. Onde não existe mais oposição. Onde ninguém mais consegui fazer como antigamente: esperar quatro anos inteiros, para tentar de novo chegar ao poder ... e continuar sendo fiel a seus princípios. O PV é macho pra isso. Mesmo tendo em nosso grande líder, um cara que transcendeu as barreiras da sexualidade há muito tempo ... mas que continua muito homem nas suas decisões. (...) Na verdade Henrique, olhando seu perfil, eu noto que temos praticamente os mesmos ídolos. Só acho que o Gabeira, pelo menos, envelheceu com dignidade”, Paulo Sampaio Chediak Alves.
As conclusões tirem todos os que tiverem paciência de ler tudo até aqui. Depois comentem...

14 comentários:

Gabriel Garcia Martinão disse...

O esquerdista de hoje é o conservador de amanhã. Uma pena que o Gabeira tenha se tornado essa pessoa.

Mafuá do HPA disse...

Martinão

Nem todos...
Não generalize, mas a maioria estpa mesmo nessa situação, infelizmente.
Henrique - direto do mafuá

Anônimo disse...

Ele brincou de guerrilheiro, mas quando viu que a brincadeira era séria, pegou a tanga da Leda Nagle e foi curtir o mar de Ipanema! A Leda é prima dele.

GEORGE VIDAL SILVA GOMES

Gabriel Garcia Martinão disse...

Foi uma brincadeira, muitos não se vendem e continuam a lutar por um ideal - e merecem respeito por isso. Grande abraço!

Anônimo disse...

Henrique, precisamos dar uma banana para essa velha geração de pelegos, há anos sem nenhuma produtividade revolucionária, o contexto histórico da época levou a certos patamares gente que não merecia estar lá, foram apenas empurrados pelo momento, e cai por terra o que o Paulo Sampaio falou sobre dignidade do Gabeira e que hoje é diferente a sociedade onde não cabe mais atitudes revolucionárias.

Mas na real, esses caras não tem honra, dignidade, fazem com que a memória de gente que foi digna até o fim como o Lamarca seja esquecida no tempo. Essa turma não tem caráter e é preciso quebrar esse dogma que você e amigos ainda carregam sobre algumas figuras, partidos e ver o quanto traíras o são.

Fidel disse na época pré revolução cubana, que se ele perdesse, tentaria novamente, mas que se o Batista caísse seria para sempre. Eles fracassaram na primeira tentativa no Moncada, foram banidos, voltaram e venceram. Aqui não, esses caras foram colocados para fora do país, muitos saíram por conta, e só voltaram quando nossos honrados heróis estavam todos mortos e a nação perdida no rumo desejado pelo capital, claro que tem um ou outro que não se vendeu, mas na maioria é isso que vemos hoje, são corruptos e ficaram "bilhardários" com a política, os civis de hoje são os militares de ontem a manter a ordem do capital.

Temos que olhar a questão técnica da estrutura, isso que o Paulo falou é receita pronta, porque vivemos sob a mesma estrutura técnica do capitalismo, as pessoas são levadas a uma sociedade de mentira onde a premissa para o progresso desta é a desigualdade social, a escassez no lugar da abundância para que o mercado possa lucrar absurdamente, não percebem que o que dá valor ao dinheiro que é criado do nada, é a dívida, ela com o embuste sempre dos juros e gerando inflação é o que acorrenta e aliena as pessoas numa servidão moderna onde o próprio povo hoje se amarra sem saber.

Estamos numa bolha expandido para explodir em breve e se abaixarmos a cabeça e atrofiarmos o pensamento crítico, meu amigo, veremos uma face do fascismo como nunca vimos antes na história, porque o capital não se sustenta, é preciso entender como vem correndo e se adaptando pelos tempos, passamos da sociedade de produção, para o consumo, a antiga classe proletária se dividiu em várias camadas, a relação de trabalho, é mais maquiada, não é mais fordista, a evolução midiática levou a consciência das pessoas a um grande show business, em termos de consciência, hoje grande parte é burguesa e conservadora, religiosas.

Educação que todos falam em soluções em cima de clichês e ninguém mostra a real face e transformações, porque não basta falar em investir dinheiro, construir prédios, o sistema educacional do capital é para criar carne moída, é baseado na competitividade, onde gera o individualismo, o passar a perna um no outro, é uma farsa dizer que a competitividade gera qualidade, é provado que uma educação baseada na coletividade produz melhores cabeças e pessoas, você viu isso em Cuba, aqui veja que até os testes são individuais e se buscar ajuda com colega é reprovado, será que esses senhores aí papagaios de pirata, alguma vez analisaram isso???

Alguém questiona a saúde na raiz do problema onde a exclusão vem desde o processo universitário?? A classe médica???

continua...

Anônimo disse...

É preciso entender esse processo com ciência social, não ficar com essa pregação idiota cheia de clichês como fazem os ditos radicais, que vendo agora, não tem nada de radicalismo, muitos acham que estão no século 19 ainda, não entenderam nada do que pesquisou Marx e utilizar o materialismo histórico para prosseguir com a luta, é a mesma coisa na biologia, Darwin foi um mestre ao observar o evolucionismo onde dali pra frente aprendemos muito e expandimos o entendimento do processo da vida, mas se parássemos apenas no tempo de Darwin onde a genética ainda era bem desconhecida estaríamos até hoje errados quanto a ela, porque na questão genética que está no livro do Darwin, está equivocada, quem conhece um pouco de genética sabe que ali foi o início do entendimento, a observação da evolução perfeita, mas a genética ainda viria a ter muitas descobertas e é assim com toda ciência, seja física, social, biológica.

Precisamos ousar mais, criticar mais meu amigo, mesmo que derrotados sejamos, mas a honra revolucionária tem que ser mantida como exemplo, precisamos quebrar essa alienação, pelo menos de alguns para que possamos ter um bom quórum para lutar, mas não caia mais nessa cópia mal feita de política de bem estar social, que é apenas para algemar as pessoas, você viu o que essa política deu na Europa, os bancos saíram do cartel das cadernetas de poupança para o crediário, os cartões e etc, a dívida é mais lucrativa, e essa política Reagan-Tatcher é seguida tranquilamente aqui no Brasil e tamos a cara de pau de falar com boca cheia que somos diferentes, "esquerda no governo", que piada.

A imagem sensível e caridosa do capital precisa ser desmascarada, não podemos aceitar e abaixar a cabeça diante de palavras publicitariamente feitas para serem bonitas a mexer com o íntimo das pessoas, veja que destroem com uma mão e tentam amenizar com a outra, somos levados a acreditar nas migalhas, no pouco melhor que nada, mesmo que continuemos sendo nada ao sistema, é nas redes de fast-food, nas grandes lojas, corporações, tudo é um mclanche feliz, caridoso, e aceitamos essa farsa, a tal sustentabilidade ecológica, tudo maquiado para o dinheiro, será que alguém acredita em sã consciência nisso tudo?? Que quando paga o triplo do preço por exemplo nos tais alimentos ditos "orgânicos" acham mesmo que estão consumindo alimentos melhores???

Em tempo amigo, desculpe ocupar um grande espaço de novo aqui, mas temos muito ainda o que debater, mas viu mês passado o que a dona Dilma falou das Farc?? Sobre guerrilhas?? Ela se acha evoluída, logo ela que lutou no passado, e me fecha venda de aviões para a Colômbia bombardear os guerrilheiros na fronteira, a mesma que hoje incorpora o papel Reagan-Tatcher, que assinou a PIL e já aventou amarrar ainda mais as leis trabalhistas, claro, a política de créditos, hipotecou o nosso futuro, do mundo todo. Desde a queda do leste europeu, paramos na tecnologia, não avança, entramos numa nova era das trevas, sectária e não percebemos.

E aí meu amigo, vamos voltar a debater mais para estarmos juntos no front de batalha e pensar uma nação????

Comunismo ou morte

Marcos Paulo
Comunismo em Ação

Anônimo disse...

Marcos
Pra quem se diz defensor da democracia é de assustar defender terroristas.

Mafuá do HPA disse...

caro anônimo:
Escrevo pelo Marcos, ele não é defensor de democracia nenhuma, pois não acredita nelas. Defende a Ditadura do Proletariado. Sabe o que vem a ser isso? É isso que ele defende. Pode-se não concordar com tudo o que ele prega, mas tem um conhecimento teórico dos mais elevados e saímos de papo com ele sempre com algo a nos acrescentar. veja por esse lado. Dos contrários podemos estrair ensinamentos valiosos.

henrique - direto do mafuá

Anônimo disse...

Anonimo, assino o que o Henrique respondeu. Eu não defendo democracia. Ok??

Marcos Paulo
Comunismo em Ação

Anônimo disse...

Marcos
Não entendo uma coisa, me explique. O cara era terrorista e você o defendia. Hoje, ele deixou de ser e renega o passado e passou a atacar. Afinal, qual terrorismo é pior para um país. O que ele fazia antes empunhando armas para transformar o sistema. Ou o terrorismo que faz hoje, conspirando ao lado do que de mais conservador existe no país. Defina para mim o que é a palavra terrorismo. tanto de um lado como do outro, sr Marcos?

Só não coloco meu nome porque sou medroso mesmo. E trabalho para um candidato, mas se ele souber que não gosto do cara que está chegando é capaz de me cirar a cara.

Anônimo disse...

eu quiz dizer virar a cara, e saiu errado, como cirar.

É virar, viu.

Anônimo disse...

Meu caro, "terrorismo" é um termo que se tornou comum na América no começo do século 20, basicamente é isso, quem se colocava contra a ordem pré estabelecida pelo sistema financeiro que rege nossas vidas é taxado de terrorista, a lista é enorme, mas tem também os terroristas fictícios criados pelos EUA como a Al Qaeda para justificar políticas de repressões.

Para essa ordem, eu sou um terrorista, mas um revolucionário para o lado esquerdo, agora quem tem medo e trabalha para a política, é legal para o sistema, gente fina a manter o status quo.

Marcos Paulo
Comunismo em Ação

ArabeAlli disse...

Caro Henrique, a resposta do porque da mudança de posicionamento do Gabeira e não do seu é bem simples: Ele enriqueceu, vc não. Quer realmente conhecer um homem? De-lhe poder ou dinheiro. E nem tente argumentar o contrário. Não antes de conseguir um dos dois. Eu tb alinhava mais com o Gabeira pobre ou sem o poder, mas sei que é pq tb não enriqueci. rsrs!

Mafuá do HPA disse...

CARO ArabeAli:
Tá bom, não vou discutir isso contigo. Mas deixo claro que não dá para generalizar. E te maqueles que nãoquerem e não fazem força nenhuma para ficarem ricos, pois preferem viver à mergem disso tudo e sabem que o dinheiro estraga tudo quando buscado de forma acumulante.
Tá bom assim?
Henrique = direto do mafuá