quinta-feira, 11 de outubro de 2012

BAURU POR AÍ (74)

A MORTE PELO ESCORREGÃO NOS SANTINHOS E SUA RELAÇÃO COM O JULGAMENTO DO MENSALÃO
Estou fora de Bauru nessa semana e não estou acompanhando o desenrolar dos desdobramentos eleitorais aí na cidade. Da reeleição de Rodrigo nenhuma novidade. Alguém foi surpreendido? Alguém em algum momento chegou a acreditar que algum outro candidato pudesse fazer frente à blindagem conquistada por Rodrigo? Isso só aumenta sua responsabilidade e o de que quem se predispõe a acompanhar e fiscalizar seu novo mandato. Dos vereadores, pouca novidade. Alguns acreditava que não se reelegeriam, mas conseguiram chegar lá novamente, outros, que nem esperava foram surpresas. Não consegui ainda nada que merece significativos comentários aqui na formatação do meu HD, se houve avanço ou retrocesso, mas vejo em alguns nomes, posicionamentos e posturas necessitando de muita fiscalização maior por parte dos órgãos que ainda se predispõem a fazer isso.
Mas aqui de longe, quero ser breve, curto e grosso. Aqui de onde estou vi na TV e ouvi no rádio algo sobre a senhora que faleceu em Bauru após escorregar num mar de santinhos espalhados nas ruas no dia do pleito. Foi notícia nacional. Li aberrações pelo facebook e sentindo a grita geral contra os santinhos, minha opinião é a de que sempre tivemos uma prática de distribuir impressos com algo sobre candidatos e candidaturas. A propaganda da TV e no rádio são insipientes para fazer chegar ao eleitor a mensagem final do candidato, suas propostas, linha de ação... No papel a real possibilidade disso, mesmo ciente da sujeirama que pode proporcionar. A novidade desse ano é que inventaram um tal de santinho plastificado, que além de sujar como todos os outros, tem sua decomposição alongada e quando pisamos em cima dele, dependendo do calçado que se está usando, fica liso que nem quiabo. De um papel sempre útil, para aquela sujeirama que todos indistintamente fazem, para aqueles que hoje gastam mais e mesmo sem premeditar nada, criaram uma arma contra o eleitor. Vi pelo facebook que alguns tentam identificar o autor da propaganda que a senhora havia pisado. Mesmo que isso seja possível, o que acho pouco provável, a questão é outra. Devemos buscar outras formas de propagandas, sem abandonar definitivamente o papel, talvez o único meio de chegar até o eleitor que não está atento nos meios de comunicação. Conciliar o uso e repudiar os abusos. Muitos me dizem e vi isso no dia da eleição, que o tal do santinho, mesmo detestável, tem serventia na obtenção de votos nos moldes permitidos. Sem querer culpabilizar alguém, o que se faz necessário é uma discussão séria sobre o uso do papel nas eleições e já que ainda não vi nada de salutar no impedimento de sua distribuição desenfreada, que ao menos o plastificado seja proibido. Deve-se lamentar pela morte, mas o culpado são todos, indistintamente, pois 99% fizeram uso dos mesmos. Buscar um culpado quando todos usaram é o mesmo que o ministro Barbosa faz hoje, em culpabilizar a corrupção brasileira pela metade, com aplauso da mídia nativa, incriminando um lado e isentando outro. Ou vamos ao cerne da questão ou continua-se do mesmo jeito, pois nada estará resolvido, em ambos os casos.

14 comentários:

Anônimo disse...

Ontem no prohrama de rádio do padre Beto ouvi ele dizer que todos os candidatos precisam ser penalisados e responder por seus atos. Achoque estava lendo um texto enviado pelo Márcio ABC, o jornalista. Que acham? É uma opinião divergente da tua, Henrique.

Daniel

Gabriel Garcia Martinão disse...

O próprio Barbosa falou numa entrevista ao vivo que quer julgar o mensalão mineiro quando esse julgamento acabar, deixando os jornalistas da Globo constrangidos. Abraços.

Anônimo disse...

o Raciocinio mais coerente que vi ate agora sobre esse assunto...
Renato Moreira

Anônimo disse...

Amigo Henrique, vamos por partes, as eleições são uma fraude, ela é corrupta, imoral, não há base em propostas o que inviabiliza todo o conteúdo dos santinhos e outras mídias. Portanto essa coisa de tradição, dar uma última chance de conhecer candidato é uma piada como foi patética a alegação do Ricardo Oliveira dizendo ser isso uma velha tradição, uma festa como o carnaval, onde jogam-se confetes e serpentinas, deveria ser o primeiro punido pela sujeira, pois é crime eleitoral, é proibido essa prática, o que precisa é acabar com a impunidade e é fácil identificar que faz a sujeira.

Agora, no sentido que deu ao comparar com o carnaval foi patético, mas trazendo para um outro lado, mostra o quanto fantasiosa é a eleição, uma grande farsa, lamento mesmo a morte da senhora, mas a imagem é emblemática, mostra que antes mesmo do ato de votar, as pessoas já levam uma grande rasteira do sistema onde a única proposta é destruir com o intelecto das pessoas, anular ideais, todos os acordos já foram costurados, os investidores já pagaram suas cotas, basta entrar no TSE e ver a prestação de contas, sem contar caixa 2 e tudo mais que sabemos que tem, verá empreendimentos imobiliários dando muito dinheiro, construtoras, empresários, os candidatos por exemplo da tal falada bancada médica, que agora pode fazer pela saúde pública algum projeto, pode ver no TSE alguns com patrocínios da Unimed de 25 mil, 20 mil, 15 mil, agora, vão defender os interesses de quem??? A Unimed que explora, que vê a saúde como mercadoria e não como serviço e lucra justamente pelo péssimo setor público de saúde, investe em candidatos para que???

Nós sabemos disso, então pergunto, por que continuar com esse teatro?? Por que não começa a fazer críticas para expor isso as pessoas, começar a pensar o país, ao invés de ir na onda de gente que quer fazer populismo barato eleitoreiro falando de corrupção dos outros mas que é igualmente corrupto, que fala em denúncias, em prender ladrão, porque não mostra a raiz do problema, a exploração econômica da saúde como tudo é feito assim no capitalismo, a exclusão dentro do ensino na bestialidade do vestibular, na classificação separatista de profissões, a classe médica totalmente corporativista do caralho, onde não se formam doutores cientistas, mas comerciantes.

Se não partimos para esse lado, tudo estará perdido, pra que continuar com essas briguinhas de egos partidários??? Queremos provocar as pessoas a destruírem esse sistema ou apenas ficar com o sorriso cínico ao tirar lascas do adversário político???

continua...

Anônimo disse...

Ano que vem, dessa forma, estarão todos a continuar a andar em círculos, discutindo as mesmas coisas, mesmos problemas, as mesmas indignações, até irmos para uma nova rasteira daqui 4 anos. Acho que alguns precisam deitar-se num divã para uma análise da mente.

Eles tentam desqualificar para desacreditar nosso ideal, mas isso é a única resistência, é o que nos deu voz e capacidade de entender as sociedades e lutar, aí partidos ditos de esquerda foram para a direita, viraram igualmente corruptos, tínhamos tudo para nos libertar, caminhar grandiosamente, aí vem esse desvirtuamento, a militância começa a ficar bunda mole, da liberdade sexual que tínhamos começa a voltar para a virgindade, o cara fica contra o aborto, vira evangélico, messias de votos, compra CD do padre Marcelo Rossi, vira um bosta de um ecologicamente correto, mesmo estando na contra-mão da natureza, fico pensando, vamos deixar assim???

Não somos isso Henrique, a humanidade cai e se levanta aos olhos do Che, desafio qualquer político a dizer que tudo isso falado aqui é bobagem, nenhum tem a coragem de enfrentar, cara a cara, ideal com ideal.

Para voltarmos as nossas origens de lutadores, é preciso andar na direção do conhecimento, da ousadia, ser atrevido, sincero, subversivo e combatente, mas isso não vem do facebook e nem das babaquices de "vivendo bauru.com" e cia.

É preciso entender que, processos viciados do sistema como as eleições, mais do que o risco da morte física como ocorreu, é a morte da única forma de um povo se levantar, a alienação precisa ser destruída. Lembre-se que as pessoas precisam de combatentes críticos, não de articulistas para assinarem colunas politicamente corretas dentro das regras do jogo.

Comunismo ou morte!!!

Marcos Paulo
Comunismo em Ação

Anônimo disse...

Se não partirmos para o sistema eleitoral, com a escolha de candidatos via eleitoral, partiremos para o que? Que sistema adotaremos? Dentro do que vivi a vida inteira não conheço outro jeito. Prefiro aperfeiçoá-la do que algo radical e que também favorecerá um grupo, o dos que pensam igual a esse moço que escreveu acima.

Daniel Carbone

Anônimo disse...

Caro Marcos
Faça um favor a todos e pare de postar suas besteiras aqui, nem henrique nem eu nem ninguem merece sua loucura por totalitarismos.

Anônimo disse...

O melhor sistema que ja existiu na face da terra é o comunismo e comprovo facilmente, é obvio que se fosse ruim uma familia tipo Fidel não ficaria tanto tempo no poder, o sistema não seria hereditario como ocorrem nas "democracias" comunistas, isso é, o sistema é muito bom para meia duzia de vagabundos que assumem o sistema e transformam em uma monarquia não constitucional, mais umas quadrilhas organizadas e ai que reside a esperança da militontada alienada tipo Marcos, que sonham estar por perto numa eventual chegada ao poder e assim se perpetuara com vagabundo e nunca como cortador de cana. A esquerda deve se sustentar como sistema somente devido esta militontada, é caracteristico de militonto aleinado sob efeito de baseado.

Peru Rosa

Anônimo disse...

Concordo em partes em que o senhor diz, porém, dá impressão que querem fazer do mensalão um julgamento político.Se o mensalão começou com o DEM, lá em 98, deve ser julgado e os culpados condenados, assim como este julgamento escabroso que, parafraseando o Lula "nunca na história desse País houve tanta corrupção".Agora, um erro não justifica o outro.Querer justificar o injustificável?

Anônimo disse...

Quando o mensalão, começou lá em 98, o PT ainda não era governo.Com a eleição de Lula, o partido deu prosseguimento a esse esquema usado e abusado pelos tucanos.Foi no mínimo ingênuo, por parte do PT, já que nunca tido sido vidraça.Quando foi, a direita armou e a esquerda caiu.
Abs!
Orlando

Mafuá do HPA disse...

Gente,

Hoje tá cheio de comentários sem a coragem de um nomezinho que fosse para poder responder diretamente a ele, olho no olho. Não posso desmerecer uma pessoa como Marcos. Sabem por que? É corajoso, assume o que faz, assina embaixo, compra briga, quer discutir à exaustão. Hoje, o que mais vejo são pessoas sem cporagem nem para postar seu nome e chegar numa pessoa como o Marcos, olhar bem nele e dizer, "eu discordo de ti por isso, isso e mais isso". Responder a ataques sem fundamento, não incido mais nesse erro. Estamos aí, vindo propostas alvissareiras e contundentes que mereçam respostas e debate, lhes digo, a proposta aqui é essa, mas...

Henrique - direto do mafuá

Mafuá do HPA disse...

Orlando
Vc tá certo. A esquerda caiu como patinho. Meu mentor na esquerda, Carlito Maia, o publicitário, tem uma frase sobre isso: "A esquerda, quando começa a contar dinheiro, vira direita".
Henrique - direto do mafuá

Anônimo disse...

a covardia do anonimato nao deveria ser aceito no blog
lazaro carneiro

Anônimo disse...

Daniel, alguns vivem dentro da baleia, outros em pote em conserva, convivem com as regras sem entender o que e quem as estabelecem, leia novamente meu comentário acima, entenda as regras do sistema e reflita sobre elas, entenda quais os meios que moldam consciências, verá que o aperfeiçoamento que propõe é um não sair do lugar, pois nem mesmo o "como" pode demonstrar nessa linha de pensamento. Sobre favorecer um grupo que pensa como eu, seria finalmente o pensar uma nação, coisa que o capitalismo não fez em mais de 500 anos e jamais fará, porque a premissa para ele existir é a exclusão social.

Quanto ao anonimo é o que falei dos que não tem argumentos e só sabem vir com tentativas de desqualificar, o Peru Rosa que sabemos quem é, não fique com vergonha de se expor aqui, o político corretor que agora sai de cena, lembra um tempo atrás que cruzei contigo na rua e mandei você tomar no cu?? Então, tá esperando o que, que ainda não foi??

E ao amigo Lázaro, a internet é um esgoto mesmo, não adianta bloquear anonimos, porque mesmo com assinatura ela pode ser falsa, na internet o sujeito cria o perfil que quiser, é uma merda, nada garante que o fulano realmente seja o fulano, é o clube dos covardes o mundo virtual.

Comunismo ou morte!!!

Marcos Paulo
Comunismo em Ação