domingo, 7 de outubro de 2012

AMIGO DO PEITO (73)

CENSURA É COISA FEIA E DEVE SER REPUDIADA NO NASCEDOURO
Escrever nesse internético negócio denominado por um amigo como o “penico do mundo” é algo instigante, pois aqui tem de tudo um pouco e muitas coisas são puros dejetos. Eu tento manter a linha, mas constantemente saio dos trilhos, o trem me pega, volto e tento aos remendos consertar tudo. Sigo uma linha (tortuosa de vez em quando) e dela não me desvio. Escrevo dos outros e recebo o troco, tudo dentro da normalidade. Aqui mesmo nesse blog, mantenho algo inimaginável por aí, a permanência dos comentários de duas formas: ANÔNIMA e com identificação. Na anônima pinta de tudo e mais um pouco. Deleto só os escritos muito abusivos, mas quando os faço, explico os motivos. Preconceito, baixaria, mentira deslavada, denúncia sem respaldo ou algo que beire à irresponsabilidade, que com certeza recairá sobre mim, pois posso ser processado e não conseguirei identificar algo anônimo. Esses eu deleto sem dó e piedade. Isso não é CENSURA. Distinguo bem uma coisa de outra. E mais, defendo meus amigos com unhas e dentes. De censura basta a nossa própria, pois todos sabemos que ninguém hoje é totalmente livre e cada um tem sua própria limitação, o limite onde pode e deve chegar, dependendo dos seus interesses. Relato abaixo algo detestável e que não tem nada a ver com isso que escrevi acima. Entendam lendo o próximo parágrafo.
Ainda sobre a greve dos motoristas, tenho lido muita coisa nas participações em vários grupos via facebook e um deles é o BAURU NA POLÍTICA, onde não publico, prefiro ler alguns dos posts lá efetuados. Acreditava que tudo fosse comandado pelo publicitário Renato Cardoso, que respeito, porém credito com posições conservadoras, opostas às minhas. Não posso me aliar a quem defende o agronegócio e reproduz a agenda do poder (não o do Executivo, mas o do constituído, a dos refinados salões da Zona Sul). Ele sabe disso e nem por causa disso nos desviamos do caminho da cordialidade. Ele cumpre um papel (muito bem, por sinal), eu outro. Descobri ontem que o grupo não está mais sob sua coordenação, o nome do novo coordenador foi citado ontem nos papos acontecidos no facebook, mas ele não participou em nenhum momento de nenhuma discussão. O motivo de minha revolta é que no dia 05/10 às 0h29 meu amigo Duílio Duka de Souza postou por lá o seguinte:PROPOSTA PARA OS MOTORISTAS: A GREVE CONTINUA - COM A CATRACA LIVRE - PROPOSTA PARA OS MOTORISTAS: A GREVE CONTINUA - COM A CATRACA LIVRE - Companheiros motoristas, agora vocês podem aprovar numa Assembleia esta proposta. O Sindicato é uma Instituição legal dos trabalhadores. A Assembleia é uma instância regimental e estatutária, portanto legal, do Sindicato; logo, uma decisão de Assembleia, onde participam a maciça maioria dos trabalhadores, aprovando e acatando a proposta, esta, pode ser executada, sem problema. Portanto: A GREVE CONTINUA COM OS ÔNIBUS CIRCULANDO COM A CATRACA LIVRE!!! O que vocês acham disso? - A população vai adorar!!! Vocês sabem que eu sou solidário com a greve. Apoio e continuarei apoiando a luta de vocês. PENSEM NA PROPOSTA DE COLOCAR OS ÔNIBUS PARA CIRCULAR COM A CATRACA LIVRE...! Contem sempre comigo. Duílio Duka”. Nada de problemático no texto. A defesa de um dos muitos posicionamentos dados antes do fim do movimento grevista, que uns concordavam e outros não. Meu estranhamento é que não acho mais o post por lá. Será que foi sacado pelo gerenciador do negócio? Renato me explica que umas oito pessoas detém esse poder dentro de um grupo como esse e acredita que não tenha sido o atual gerenciador. O fato é que o ocorrido possui um nome: CENSURA. Pergunto: Quem fez isso? O fez para defender o interesse da empresa? Podem achar insignificante isso tudo, mas quando podamos tal atitudes logo no nascedouro, melhor para todos. Aprender a conviver com todos os matizes e linhas de pensamento é um mínimo exigível de todos nós. Respostas são bem vindas...

PS.: Hoje é dia de eleição no Brasil (prefeito e vereadores), mas resolvi escrever de outra coisa. Voto e caio na estrada. Tenho viagem fora de Bauru para os próximos sete dias (vou conhecer um pedacinho do Nordeste, São Luís MA). Todas as fotos aqui publicadas são desse amigo, o professor Duílio Duka, com o meio de transporte utilizado durante os quatro dias da greve dos motoristas. Percorria, segundo me diz, em 38 minutos a distância de sua residência até a escola onde dá aulas no Bauru 21 (acho que deve continuar assim, pois o corpinho tá bom demais pelo sessentão no costado). Uma pena não acompanhar a apuração da eleição em Bauru e a festa que poderia fazer pela reeleição do amigo Roque Ferreira (toc toc toc). De longe tento acompanhar tudo e manter a regularidade com um post diário nesse mafuento blog, feito sem nenhum tipo de censura. E para fechar a tampa do caixão, além da nossa, eleição na Venezuela, também ocorrendo hoje merece toda minha atenção, pois com a reeleição de Hugo Chávez à Presidência, a única possibilidade de continuidade desse vicejante processo de libertação dos países latinos, antes amordaçados e hoje, altaneiros e livres. Chávez teve tudo a ver com esse novo momento latino, pois é uma de nossas mais significativas lideranças.

10 comentários:

Anônimo disse...

"Pois, meu amigo Henrique Perazzi de Aquino, também achei estranho! Não é um espaço, cujo nom e BAURU NA POLÍTICA? Por que então censurar? Por acaso a greve dos Motoristas não se enquadra numa discussão política? - e não estou dizendo partidária - mas e se fosse? Também não se enquadraria? Eu, por acaso ofendi alguém, ao sugerir a proposta? - Que, aliás, nem era minha porque já vinha sendo aventada pela própria rede - Realmente eu falei com o Renato e ele me respondeu que não era o administrador do espaço. Acreditei, ponto. Gostaria que o responsável ou responsáveis tivessem a coragem de vir a público e se justificar. Duílio Duka

Anônimo disse...

Esse grupo é coisa de brugues dos Altos da Cidade, nem passo perto.
Lázaro Carneiro

DUILIO DUKA DE SOUZA ZANNI disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
duiiliodukadesouza disse...

Só uma correção, Henrique: o bairro onde trabalho é o BAURU I - Isaura Pita Garmes (e não Bauru 21).
De resto, assino tudo.
Duilio Duka de Souza Zanni

Anônimo disse...

Henrique
Todo mundo fugiu da raia.
Acompanhei seu escrito ontem lá no facebook e até agora não vi ninguém que se diga administrador, gerenciador, promotor, lucrador, intermediador ou que raio o seja vir a público e explicar.

O momento da eleição ofuscou uma resposta e tem gente apostando no esquecimento. Censor não pode passar batido. Exiga explicação do que aconteceu, como aconteceu, quem fez e de forma pública.

Estou contigo e seu qie escreve de tudo e permite opiniões favoráveis e principalmente as desfavoráveis. Voce é um fomentador de debates e eles parecem que enveredam por um outro lado.

Paulo Lima

João Andrade disse...

Olá Henrique, Bauru está cada vez mais cheias de "grupos" que se colocam como "salvadores da pátria", mas que sequer estão antenados em problemas reais como a necessidade de se refazer o modelo do transporte público, a questão do Hospital de Base, da descentralização de projetos culturais, dentre outros fatores que podem melhorar a qualidade de vida da população. Tenho recebido e-mail de um grupo denominado "Observatório Social de Bauru". O que me chamou muito a atenção, pois tenho contato diário com o Obsevatório Social, o Instituticional, fundado pela CUT em 1997, em parceria com outras organizações socias. Trabalho num projeto de Formação de Dirigentes Sindicais no Estado de São Paulo e por isso conheço bem os princípios e papel de um OS. O Observatório Social (o Nacional) tem como proposta, pesquisas diversas sobre o mundo do trabalho, suas condições, seus recortes de gênero, raça, regionalização,etc., como forma de assessorar as Centrais Sindicais brasileiras e estrangeiras e demais instituições como DIEESE, INST, etc. Eu mesmo me alimento das fontes do Observatório Social para os cursos que desenvolvo. O Atual Presidente Donizete Silva, foi meu parceiro de sala de aula e o atual Coordenador de Projetos, Dr. Hélio da Costa foi nosso Professor, num curso oferecido pela Unicamp. Falo com propriedade que Observatório Social não ter nada haver com emissão de opiniões sobre política partidária como ocorre nos conteúdos enviados por e-mail deste tal "observatório social de Bauru". A inicitiva é boa, mas um OS só se viabiliza a partir das próprias organizações sociais e de um estrutura capaz de pesquisar situações sociais concretas e apontar de forma qualificada as perspectivas para estas situações. Mesmo contendo estas condições, um OS não pode se tornar uma máquina de produzir estatísticas sem dar encamihamentes para que organizações sociais e sindicais, bem como o próprio poder público, sejam pautados sobre os problemas e caminhos para soluções. Tem que haver um elo para que estes números contribuam para a luta em defesa da classe trabalhadora e da sociedade como um todo. Vou ficar de olho neste projeto e pretendo descobrir a quais interesses serve. Se houver nobreza nas intenções, serei o primeiro a incentivar a criação destes elos. Um forte abraço.

Mafuá do HPA disse...

GENTE QUE ME LÊ AQUI E PELO FACEBOOK:
Vi um post no grupo Bauru na Política hoje e fui responder. Sabe o que aconteceu. Foi retirado do ar. Quem foi? Ninguém sabe, ninguém viu...

"Quem achou que o PSDB se juntou ao DEM por grande amizade entre os partidos ou por seguir uma tendência do estado? Pois bem, o PSDB conseguiu seu objetivo mais uma vez. Engana-se quem também enxergue no resultado final, a derrota tucana, muito pelo contrário, o PSDB começa uma nova etapa na política provinciana liquidando com o DEM. Mui amigos!!! Qual será o próximo?", Luiz Nicola Amaro Silva.

O post é esse acima e meu recado para o Luiz foi esse: "Luiz Nicola: Vi seu post lá no grupo Bauru na Política sobre o PSDB ter liquidado o DEM e queria comentar algo instigante, provocante, mas vi que o mesmo foi removido do grupo. Verifique se foi isso mesmo? Chamo isso de censura. Fizeram isso com o Duka dias atrás e agora com vc. Me diga o que aconteceu para fazermos uma grita geral contra censores de plantão. Henrique".

ELES SÃO CENSORES MESMO... E VAMOS CONTINUAR ACREDITANDO NAQUELA BASÓFIA... CADÊ AS EXPLICAÇÕES?

HENRIQUE - DIRETO DO MAFUÁ

Mafuá do HPA disse...

Gente:

Momentos atrás recebi essa postagem no meu e-mail, postada que foi no grupo Bauru na política do facebook. Reveladora, reproduzo a mesma aqui abaixo.
Henrique - direto do mafuá


Renato Senis Cardoso - 8 de Outubro de 2012 21:23


Pessoal, para dirimir dúvidas suscitadas lá atrás, antes da eleição, informo que o administrador deste grupo é o Dr. Martin Martim Outeiro Pinto, que aceitou a incumbência com a máxima disposição.
Dr. e amigo, sucesso e continuemos na luta pela liberdade de expressão e com foco na administração pública e legislativo, fiscalizando todos eles.

Anônimo disse...

Acho que toda greve, para se ter aprovação e aceitação da população. Tem que ser assim mesmo, liberação das catracas no transporte público, aumento das consultas e atendimento médico na saúde-estourando as cotas, entrega gratuita de medicamentos de 30 ...
É uma pena, né! Que os sindicatos não aprovam, acho que é algo que deveria mudar, pois sempre quem sofre são os usuários, que necessitam do transporte, saúde e segurança pública. Mas o Brasil não tem jeito mesmo!!!!!
Valéria Villaça

Mafuá do HPA disse...

Só para registrar:
Renato Cardoso afirma não ser o coordenador do grupo Bauru na Política, mas posta isso que reproduzo abaixo. Fica o registro. Entendam como quiser.
Henrique - direto do mafuá


"Postaram esta matéria em meu mural, de forma deselegante e deletei, porque meu mural é particular.

Política discuto aqui. Trata-se do então prefeito Nilson Costa, meu candidato a vereador, Foi meu candidato como todos tiveram seu candidato. Tinha e tenho motivos para ir em defesa de Nilson.
Só que ele é ele e eu sou eu e eu tenho o meu mural para que eu poste o que me importa.

Triste é termos no grupo alguns profissionais que faturaram alto com campanhas e até a questão de santinhos está sendo combatida por quem não tem interesse em papel em campanhas porque atua com santinhos virtuais. Não "é correto" fazer isso e recomendo a nova música do Seu Jorge .

Adoro quando ele canta É isso aí com Ana Carolina: http://www.youtube.com/watch?v=N4uNGzASiLc

Ana Carolina & Seu Jorge - É isso Aí
www.youtube.com
A beautiful music by Ana Carolina e Seu Jorge. Uma linda música de Ana Carolina e Seu Jorge. Edited ...